quarta-feira, fevereiro 15, 2012

Torta salgada de abobrinha fácil e deliciosa!

Com o calor, ultimamente temos feito refeições bem leves no jantar. A salada não pode faltar e para acompanhar preparei desta vez uma sugestão que peguei no blog da querida Rosana. De tanto ela comentar que fez e refez esta torta fiquei com a pulga atrás da orelha! Precisava fazer para comprovar! rsss
Quando bati o olho na receita pensei que fosse parecida com a torta de liquidificador mas apesar dos mesmos ingredientes, o resultado é diferente. A textura desta torta é surpreendente, lembra um suflê de tão levinho que fica! Comemos um pedaço, depois outro e quando damos conta, lá se foi mais da metade da travessa! Enfim descobri o porquê dos repetecos da Rosana! :)


* xícara de 240ml

3 ovos extra
1 xícara de óleo (usei ½ xícara de leite + ½ xícara de óleo de canola)
1 abobrinha média ralada no ralo grosso
2 tomates sem sementes picados
1 cebola média picada
1 dente de alho amassado (opcional)
cheiro verde picado a gosto (opcional)
8 colheres (sopa) rasas de farinha de trigo (80g)
3 colheres (sopa) de queijo parmesão ralado
1 colher (sopa) de fermento em pó
sal e pimenta do reino a gosto
orégano a gosto

Preaqueça o forno a 190˚C.
Unte e enfarinhe uma forma ou refratário (20x30cm).
No copo do liquidificador, coloque os ovos, o óleo (e leite se usar) e o sal. Bata bem por cerca de 3 minutos.
Numa vasilha, peneire a farinha. Junte o queijo ralado e despeje a mistura do liquidificador. Misture com fouet ou espátula e acrescente o restante dos ingredientes, colocando o fermento por último. Despeje na forma e leve para assar por cerca de 45 a 50 minutos ou até que esteja corado. Sirva em seguida mas frio também é muito gostoso!

Por pouco não sobra para tirar foto! :D
Um ótimo dia para todos! :)

42 comentários:

Renata disse...

Hmmm... Akemi... deu a maior vontade! Ficou tão colorido, parece tão fofinho, não é a toa que " voou". rsrsr
Quanto à sua pergunta, não conheço o tijimi não, mas já fiquei curiosa! A propósito, o Pajeon tb pode ser feito como um panquecão, aliás acho que é até mais comum do que os pequeninos.
bjssss

Unknown disse...

Olá Akemi.. adorei todo o colorido, e já que tem tantos bis e adoros vou ter mesmo que a experimentar!!
bjus
Cila

Beth Martins disse...

Akemi....esta tarte salgada de abobora tem um aspecto muito tentador!

Bjs

Érica disse...

Akemi, amo torta de abobrinha, fico com água na boca quando vejo uma, pena que meu marido e meu filho não comem, mas aproveito e faço quando alguém vai em casa, assim as visitas me ajudam a comer. Esta tua ficou linda.
bjs

Rachel disse...

Não é á toa que a tigela esteja vazia, essas tortas são deliciosas e ótimas para se ter para um lanche! Delícia!
Bjuss!!!

Eli disse...

Eu não fiz a receita mas só de olhar a foto já sei pq sumiu rapidinho da travessa. Os dias tem sido muito quentes mesmo e essa é ótima opção, adorei a receita Clarice.

Lica

Luna disse...

Adorei a praticidade da receita, ótima opção para o jantar! Pena que estou sem abobrinha aqui. :-)
Beijinhos!

www.sosimplesassim.com.br disse...

Akemi querida,
Vim agradecer o comentário carinhoso na postagem de ontem. Gosto muito de comentários longos, explicados, me sinto como estivesse conversando com vocês e é , a partir daí, que sinto que vamos formando uma amizade.Gostei de saber das curiosidades do Valentine's no Japão e do White Day, que nunca tinha ouvido falar.
Vivendo e aprendendo.
Bj e ótima quarta,
Lylia

Renata disse...

Akemi, adoro abobrinha e essa receita já entrou pra minha lista. Gostei do leite no lugar da meia xicara de oleo. É o tipo de substituiçao que eu sempre quero fazer mas nunca tenho coragem....rs
beijos

Cris disse...

Hum delícia, ai ai!!! :-) Ultimamente você anda a todo vapor na cozinha, só nos deixa salivando aqui... bjo

Josy disse...

Akemi, falou em abóbrinha ou berinjela já estou na fila. Adoro esses dois legumes, e essa torta ficou um espetáculo, pelo aspecto ficou super leve, e como vc disse, pode-se comer fria, pois com certeza ela é deliciosa, quente ou fria. Adorei a receita. Anotadíssimo. Bjocas

Vicentina disse...

Adoro estas tortas, e ainda mais de abobrinhas, ótima pedida pra se comer nestes dias quentes.
Ficou linda, deu água na boca.
Bjs e Boa Tarde

CamomilaRosaeAlecrim disse...

Anotei a recita e vou fazer...adoro torta com legumes...muito bom!
Hoje estou passeando no seu marcador lanches...muita coisa pra ver! Cada vez que venho visito um marcador!
Parabéns...é tudo de bom gosto!
Bjs e bons pensamentos!
CamomilaRosa

Shapalmas disse...

Hummmm.adoro abóbora...e essa torta parece demais mesmo...vou levar a eceita comigo,não vejo a hora de fazer aqui em casa...
Grande beijo

Sharon
http://viramexeefaz.blogspot.com

karaimame disse...

Akemi chan! Adorei adorei! Adoro abobrinha, adoro torta salgada, adoro suflê... entao...
Perguntinha: Precisa escorrer a abobrinha antes de adicionar à massa? A abobrinha que eu tenho aqui fica meio aguada depois de ralar...
Beijoooo!!

Akemi disse...

Renata, acho que são pratos diferentes então apesar que tem uma gelatina de amêndoas no Japão que é muito comum encontrar em restaurantes chineses chamado an nin doufu mas uma vez perguntei para uma chinesa e ela nunca ouviu falar! rsss

Cila, experimente, vale a pena!

Beth, obrigada!

Érica, tomara que vc tenha visitas em breve! ;)

Rachel, isso porque somos apenas 2. Creio que para uma família maior tenha que dobrar ou triplicar a receita! rsss Ou somos é muito gulosos! kkkkk

Lica, estou fugindo de comidas pesadas a noite amiga!

Luna, uma pena, mas estou querendo experimentar com cenouras da próxima vez!

Lylia, que bom que não achou ruim com o comentário-testamento! rsss Quando desembesto a escrever, sai da frente! rsss

Re, açúcar e gorduras eu mexo mesmo nas quantidades! rsss Tem vezes que não dá muito certo mas nesta receita funcionou direitinho, experimente!

Cris, não fala alto menina! Vc não sabe que dia de muito é véspera de nada??? rsss Mas confesso que estou numa boa animação para cozinhar e uma boa parte é graças a comentários de vcs que sempre me alegram!

Josy, então somos duas amiga e os 2 rendem receitas bem variadas e deliciosas, não? ;)

Vice, obrigada!

Camomila, me diverti com seus passeios pelos marcadores! :)
Imagino que o dos bolos deve tomar um bom tempo mas fico feliz pelas palavras! Muito obrigada esão sempre um incentivo a mais para continuar! Será sempre muito bem vinda!

Sharon, experimente e depois me conte o que achou!

Lily-chan, se suas abobrinhas soltam muito líquido é melhor escorrer mesmo porque as que usei não soltaram uma gotinha. Ou no lugar do leite, usar o caldo... é uma opção para não desperdiçar. Se algum dia fizer nos conte como ficou onegai!

Santa Gastronomia disse...

Akemi:
adorei esta receita e já estou levando-a. Adoro receitas assim, leves e descomplicadas.
Obrigada!

Bjinhus,
Sandra Bylaardt

Erica Cavalcante disse...

Eu odeio qqr legume mas meu amor adora entao como ta todo mundo comentando acho que ele vai gostar! Obrigada por postar as receitas e ser tao altruista!!

Cristina disse...

Akemi, receitinhas leves e práticas são sempre bem-vindas com esse calor e se é de abobrinha, já gostei!
Bj...

Maíra S. disse...

Oi Akemi,

Estou adorando essa sua onda de comidas salgadas saudáveis. Sou formigona assumida mas é bom ter umas opções diferentes. E se vem do Pecado da Gula, aumenta a chance de ir parar na cozinha de casa!

Beijos,

Maíra

grazi disse...

que maravilha!

Dafne Augusto disse...

FIQUEI NA VONTADE DESSA TORTA AGORA HEEEIN
ADORO ABOBRINHA

rnt disse...

testada e aprovada, ficou delícia! muito obrigado por compartilhar esta receita! :)

Unknown disse...

Aprovadissima!
Sucesso total aqui em casa, compartilhando no meu blog.

Ameixinha disse...

Mal vi abobrinha vim logo correndo, sou super fã :)

passagens baratas disse...

Aprovado! adoreiii!

Muito bom de se fazer em festinhas, o pessoal se esbalda! bjs!


Danielle Almeida

Micaela disse...

Akemi, fiz esta torta esta semana e meu marido e eu simplesmente amamos!! É uma torta fácil de preparar e resulta ainda em uma massa fofinha e saborosíssima!! Dá vontade de comer outro e mais outro e mais outro pedaço... :) Bjs

Akemi disse...

Micaela, aqui em casa detonamos esta torta num piscar de olhos, quase que não sobra para as fotos! :D
Mais uma vez obrigada por voltar para contar o que achou da receita, é muito importante para que outros leitores se encorajem para preparar! Bjss

Alessandra disse...

Olá Akemi, adoro vir aqui no seu blog, pois sempre me inspira a fazer algo gostoso na cozinha. Desta vez fiz essa torta, ficou deliciosa, do jeito que vc disse! E já foi eleita pra ser feita sempre aqui em casa. Adicionei algumas azeitonas pretas picadas na massa, só pra ficar mais gostosa ainda... obrigada por postar tantas gostosuras. beijinhos Ale

Unknown disse...

Eu fiz hj,muito boa ;) To aqui no canada e tava procurando alguma receita pra abobrinha,Vlew demais!

Akemi disse...

Alessandra, com azeitonas pretas deve ter ficado bem delicioso mesmo! Hummm, fiquei com vontade de te copiar! ;)
Obrigada por retornar e contar sua experiência com a receita!!!

Douglas, fico muito feliz em saber que a torta foi aprovada! Muito obrigada pelo retorno!

Nessa disse...

Boa Noite!!
Convidei a sogra para jantar e apostei na sua receita. Ficou 10!
Todos deliciaram com muito prazer a grande torta de abobrinha. Corri o risco de fazer uma receita pela primeira vez para a familia do meu marido que são todos franceses e não decepcionei.
Obrigada pela dica

Akemi disse...

Boa noite, Nessa! Nossa, que responsabilidade! Até comecei a suar frio lendo o início do seu comentário mas depois fiquei aliviada e muito feliz em saber que a torta foi aprovada por todos! Obrigada por retornar e contar sua experiência com a receita! Bjss e boa semana!

Maíra S. disse...

Oi Akemi,
Fiz essa receita e foi um sucesso! A torta desapareceu da travessa em poucos minutos. Incrível como uma receita tão fácil pode ser tão gostosa!

Renata disse...

Fiz e ficou sensacional! Ralei a abobrinha no processador pra facilitar a vida. Obrigada pela receita.

Vânia Pires disse...

Acabei de fazer a torta... ficou uma delícia! Adorei!

Gustavo Fávaro disse...

Loop

Gustavo Fávaro disse...

Loop

Louise disse...

Uma delicia!! Fácil, rápida, leve e gostosa. Foi o nosso prato na virada do ano. Feliz 2016 a todos!

Unknown disse...

Acabei de fazer, ficou maravilhosa! Coloquei 4 colheres de farinha de trigo branca e 4 colheres de farinha de trigo integral e adicionei 1 cenoura ralada. Até minha bebê de 1 ano e 2 meses comeu e pediu mais! 😉

Raquel disse...

Oi, Akemi!
Acabei de fazer essa receita e nós amamos aqui em casa.
Vou tentar com outros recheios. Hoje fiz de abobrinha com as folhas do alho poró e postei no meu blog, que estava parado mas resolvi voltar!
Obrigada por compartilhar a receita!
Beijo!

Aloysia Weber disse...

Gente, cadê a Akemi sumiu do blog?

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails