sexta-feira, junho 10, 2011

Cascas de laranja cristalizadas


O post sobre as frutas que compramos na feira do produtor rendeu boas e novas informações para mim. Da cajamanga agora já sei que preciso consumir com um pouco de sal para cortar a acidez. A leitora Taisa de MS me informou que nesta sorveteria especializada em frutas do cerrado o picolé de cajamanga vem acompanhado de um sachê de sal! Já o leitor Diomilton deu uma surpreendente receita de pudim de cajamanga!
Por email recebi uma dica espertíssima da leitora Vanise para aproveitar as cascas da laranja champagne e transformá-las em docinhos cristalizados. Naquela mesma noite, depois de chuparmos 4 laranjas, peguei as cascas e tratei de começar a preparar o doce.
Na manhã seguinte já tinha um vidro cheinho das casquinhas cristalizadas e como bem avisou a Vanise, está sendo difícil mantê-la fechada! São simplesmente viciantes, impossíveis de comer uma só! :D
Sempre tive a impressão de que estes doces cristalizados demoram séculos para serem preparados mas acho que o processo mais demorado mesmo é fatiar as cascas. No fogo também não demorou tanto quanto eu pensava, só é preciso mexer sempre no início para que o açúcar não queime e depois quando a calda começa a secar. O final é um momento mágico! De repente a calda seca e tudo se açucara, ficando branquinho e soltinho! In-crí-vel!!! :O


Para fazer as casquinhas não tem uma receita de medidas certas. Pegue as cascas de laranja (pode ser de qualquer tipo mas a Vanise garantiu que as da laranja champagne são as mais deliciosas!) e fatie em tirinhas de cerca de 0.5mm. A parte branca, quanto mais grossa deixar mais macias ficam as casquinhas depois de cristalizadas. Deixe-as de molho de um dia para outro (eu cortei à tarde e preparei na manhã seguinte), trocando a água 2 ou 3 vezes para tirar o amargor.
Escorra as casquinhas e pese. Coloque numa panela junto com o mesmo peso em açúcar cristal. Leve ao fogo forte, mexendo sempre tomando o cuidado de não queimar. Depois que formar a calda, pode mexer de vez enquando. Quando a calda começar a secar, volte a mexer sempre até secar completamente e açucarar. Despeje as casquinhas numa assadeira bem espalhadas e deixe que esfriem antes de guardar em potes de vidro bem fechados.
Elas são ótimas assim mesmo para beliscar entre uma xícara e outra de chá mas pode mergulhar em chocolate derretido ou usar picadinhas em bolos ou biscoitos!


Gostei tanto da sugestão que fiz com gengibre também. O método é quase o mesmo. Raspe a casca dos gengibres com uma faquinha (use gengibre novinho que é menos ardido) e fatie bem fininho com um fatiador de legumes ou com faca mesmo. Lave bem em água corrente e despeje numa panela. Cubra com água e leve ao fogo. Deixe levantar fervura e escorra. Pese o gengibre e volte para a panela junto com a mesma medida em açúcar cristal.
Leve ao fogo alto e misture até que se forme uma calda. Depois deixe cozinhando, mexendo de vez enquando. Quando começar a secar, volte a mexer sem parar até secar completamente e açucarar.
Despeje em assadeira bem espalhadas e deixe esfriar antes de guardar em potes de vidro bem fechados.
Apesar do gosto levemente picante são deliciosas! Acho que também são ótimas para auxiliar no tratamento de gripes e resfriados tão comuns nessa época. Aqui você encontra outras informações sobre os benefícios desta raiz, inclusive que é afrodisíaca!!! hehehe

PS: a Vanise informou que no Mercado Municipal de São Paulo, as casquinhas cristalizadas de laranja custam entre R$40 a 60,00!!! Casca de laranja no lixo never more!!!!
Um lindo final de semana para todos os apaixonados de plantão! :)

27 comentários:

Érica disse...

Comi muito dessa laranja quando fui para Gramado, é deliciosa, mas minha mãe já tentou fazer e não deu certo, estou tentada a experimentar.
Um ótimo fim de semana.
bjs

Diana disse...

Faz tempo que não vejo uma típica receitinha caseira dessas. Ficou linda.
bjos

Monalihsa Cávallaro disse...

Ai Akemi! Só de pensar na quantidade de casca de laranja que já foi para o lixo aqui em casa me dá uma dor no coração!!! Eu nunca pensei que fosse tão fácil assim, que ótimo saber dessa receita! E a de gengibre deve ficar realmente muito boa! =) Bjosss

tatiane disse...

Adorei a dica! Das receitas que já li sobre cascas cristalizadas, esta é a mais fácil.
bjs

www.sosimplesassim.com.br disse...

Oi Akemi,
Sempre quis essa receita. VOu experimentar.
Bj,
Lylia

Jo Turquezza disse...

Menina, relembrei minha infância! Subia no pé de cajá manga e comia demais, até sem sal rsrs Até hoje procuro uma casa que tenha no quintal, pois no mercado é difícil achar.
Quanto as casquinhas de laranja (e tangerina pocan) eu faço assim também e sirvo junto com um cafezinho passado na hora (coloca um pedacinho no pires). Fica chic e saboroso.
Aqui vende em saquinhos (muito caro)! E fazer é tão fácil, não é?
Obrigada pelas boas lembranças!
Beijos.

Haruko Artes disse...

Obrigada!

ivaneidepassos@gmail.com disse...

Obrigada!estava procurando uma boa casca de laranja cristalizada para fazer umaCake.. caiu como luva.Valeu!

ruma disse...

Olá.
Suas obras reconfortante fascina meu coração.

Por favor, olhe bonito garotas japonesas.

Comemoração das meninas KIMONO linda

A oração de toda a paz ...
Por favor, Tenha um bom fim de semana.
Saudações.and ABRAÇO FORTE!

A partir de Saga, no Japão.
ruma

Ana disse...

Essas casquinhas sao mesmo viciantes Akemi! Eu fiz aqui em casa uma vez e nao conseguia parar de comer. Ai minha mae veio visitar e nos duas acabamos com as casquinhas, rs!
Sabe o q fica bom tbem, banhar parte dela em chocolate... ai perdicao!
Beijos!
Ana

ameixa seca disse...

Nunca provei mas gostei da ideia :)

Atitude Zen disse...

Olá,
Nunca tinha vista receita de fruta cristalizada. Uma delícia.
Seu blog tem receitas muito boas.

Se quiser pode visitar meu blog (bem recente): http://www.atitudezen.com/

Beijinho

Akemi disse...

Alexandre, espero que goste! Acho que deve ficar ótimo com os mikans daí!

Érica, esta versão é bem fácil e dá certo! Experimente!

Diana, obrigada!

Monalisa, o gengibre é bem ardidinho mas ficou muito bom também! Agora quero fazer com casca de limão!

Tatiane, experimente!

Lylia, depois me conte o que achou!

Turquezza, que luxo servir com cafezinho, amiga! Adorei a dica!! Obrigada!

Haruko, agradeça a Vanise!

Ivaneide, depois me fala como ficou seu bolo!

Ruma, obrigada pela visita!

Ana, obrigada pela dica! Vou experimentar da próxima vez que fizer porque essa leva já se foi! rsss

Ameixinha, experimente! Vai ficar viciada! :)

Betis, obrigada pela visita! Adorei seu cantinho e suas sugestões!

ENSAIOS disse...

Oi Sensei, adoro essas casquinhas, realmente é impossivel comer uma só.
Experimente ir passando por chocolate derretido e ir comendo as pontinhas cobertas na hora.Pecado da gula mesmo, ksksks.Bjus

Beta Tiossi disse...

Adoro essas casquinhas, já fiz com o gengibre, é bem difícil parar de comer!
Vou testar com a casca de laranjas! bjs

Renata disse...

Oi Akemi, depois do seu comentário nas minhas casquinhas de laranja, fui ao Google pesquisar a laranfa "champanhe", pois não conhecia. Deparei, na busca, com esse post das suas casquinhas. Bem mais prático esse processo, e adorei a idéia de fazer com gengibre, qq dia vou experimentar :o)

Georgis disse...

Ola,
A minha receita nao deu certo. Tive o maior trabalho descascando e trocando a agua por 4 dias. Quando fui conzinhar a calda comecou a ficar escura mesmo eu mexendo sempre. Começou a queimar não sei o que posso fazer. Ficaram grudadas e escuras. Gostosas mas apresentação feia. Onde errei???

Akemi disse...

Georgis, não entendi porque vc deixou as cascas de molho por 4 dias. Nesta receita é para deixar apenas de uma noite para outra, trocando a água 2 ou 3 vezes. Vc pesou as cascas e colocou o mesmo peso de açúcar?

Luiz Carlo disse...

@georgis

Leva jeito de que voce pos fogo alto demais.

@akemi
Gostei do seu post. Vou explorar mais seu blog.

Um abraço

Luiz

Anônimo disse...

Fiz ontem e ficou uma delíiiiiiiiiiiiiiicia!!!Todos que comeram, adoraram!!! As passadas no chocolate amargo então, huuuuuummmm...!!!!

Akemi disse...

Anônimo, obrigada por retornar e contar o resultado da receita! Com chocolate deve ter ficado ótimo mesmo, adoraria experimentar! ;)
Abraços!

Elisa disse...

Muito obrigada por detalhar tão bem suas receitas. Consegui fazer minhas casquinhas e ficaram ótimas. todos gistaram. Muito obrigads.

Elisa Yoshimura

Akemi disse...

Elisa, que bom que gostou das casquinhas! Muito obrigada por retornar e contar sua experiência com a receita! Bjss e bom final de semana!

Anônimo disse...

Andava louca à procura da receita de cascas de laranja cristalizada,finalmente encontrei esta que parece bem fácil de fazer. Vou experimentar este fim-de-semana e depois logo digo como correu :)

beijos

Anônimo disse...

Testei sua receita e adorei!!! O preparo é fácil e rápido..... e as casquinhas ficaram deliciosas...

Anônimo disse...

Gostaria de saber se o preço no mercadão continua o mesmo.obrigada

Wagner disse...

Pessoal
Fiz como indicado e as cascas ficaram moles
O que faço?

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails