sexta-feira, abril 08, 2011

Torta de banana preguiçosa repaginada


Conheci esta torta com este nome, de preguiçosa justamente porque não precisava usar liquidificador nem batedeira, era apenas misturar os ingredientes e montar na forma. Há muitos anos atrás minha mãe ganhou a receita de uma de suas freguesas da quitanda, tentei fazer uma vez mas o que consegui foram bananas enfarinhadas ao invés de uma torta. Tentei refazer e foi a mesma coisa, muitos pontos de farinha aqui e ali tanto na superfície como no interior da massa. Desisti. Até que dia desses a Fabiana postou uma torta de banana com preparo semelhante. Não me empolguei na hora por causa dos meus fracassos anteriores mas tendo comprado uma penca de bananas nanicas que amadureceram num piscar de olhos, resolvi dar mais uma chance a esta torta, ainda mais com as fotos pecaminosas que a Fabiana postou. O que são aquelas poças de chocolate na massa??? :o


Aqui em casa tive que preparar meio a meio por causa da alergia do senhor meu marido. Depois de assada só espetei chocolate numa metade. Cortei o chocolate em pedaços compridos para que o chocolate penetrasse dentro da massa também e não só na superfície. O chocolate derrete em poucos segundos. A vontade de passar o dedo é incontrolável! :p
A intenção era preparar, tirar as fotos e só comer depois de almoçar mas quem disse que consegui esperar???? Comi a fatia que cortei para fotografar e diante de tanta gostosura tive que comer mais uma. É simplesmente dos deuses! Como diriam as amigas portuguesas, de chorar por mais!!!
Ainda ficaram dois pontinhos pequeninos de farinha aparecendo na superfície mas nada que comprometesse o resultado final. Eu é que deveria ter administrado melhor a quantidade de ovos nas camadas. No final pude cobrir apenas com uma fina camada e daí as falhas enfarinhadas. Mea culpa!
Dizem que conselho se fosse bom não seria de graça mas eu me arrisco a dizer: façam esta torta que não vão se arrepender!



Abaixo vai minha versão reduzida, para a receita completa veja o post da Fabiana.

4 ou 5 bananas nanicas
1/2 xícara de farinha de trigo
1/2 xícara mal cheia de açúcar
uma pitada de sal
1/4 colher (chá) de canela em pó
1 colher (chá) rasa de fermento em pó
2 ovos extra
50g de margarina culinária
80g de chocolate meio amargo picado de comprido

Unte e enfarinhe uma forma de fundo falso de 18cm ou um refratário pequeno.

Corte as bananas em rodelas de 1cm.

Peneire a farinha com açúcar, fermento, sal e canela.

Derreta a margarina no microondas por cerca de 1 a 1:30 minuto.

Bata os ovos na batedeira por 2 ou 3 minutos até ficar fofo e esbranquiçado.

Espalhe algumas rodelas de banana cobrindo o fundo da forma. Regue com 1/3 da margarina. Polvilhe 1/3 dos ingredientes secos e cubra com 1/3 do ovo batido. Repita as camadas terminando com o ovo batido. Leve para assar em forno pré-aquecido a 170˚C por 25 a 30 minutos ou até que a superfície esteja bem corada.
Retire do forno e imediatamente espete os pedaços de chocolate por toda torta. Espere alguns segundos para derreter e sirva imediatamente.


Bom final de semana para todos! :)

43 comentários:

Fabiana disse...

Ei Akemi,
Você fez o meu final de semana mais feliz, viu?
adorei o nome da torta..kkkkk.
As suas fotos..estão de dar agua na boca.
E olha que dica maravilhosa você nos deu: chocolate picado em comprido, sinal de muuuuuuuito chocolate em cada pedaço de torta.
obrigada por citar o meu blog.
beijos e um ótimo final de semana

Receitas para a Felicidade disse...

Ai Akemi que coisa mais deliciosa e boa para começar o fim de semana, desconhecia a receita e não tenho outro remédio senão levar para fazer um dia destes também,
obrigado por partilhar,beijos e bom fim de semana!!

Aninha **Fairy** disse...

Akemiiii, adoro TORTA de banana... Os bolos não me apetecem muito, não...
Olha só, eu sou super fã desta torta de banana farinhenta, inclusive já publiquei a receita lá na minha cozinha... Mas eu gosto dela é assim mesmo, beeeem farinhenta...rs...

Já andei pensando nesta torta da Fabi, e vendo agora suas fotos me dá mais vontade ainda de comer!!!

Até mais!

Jo Turquezza disse...

Apetitosa só de olhar rsrs
Ficará na lista para fazer.
Bom fim de semana.
Beijos.

Nane Cabral disse...

Akemi, essa torta é mesmo um pecado... estou com água na boca, ainda mais que estou naqueles dias que bate uma vontade enorme de comer um doce... Beijinhos, Nane www.vovoqueensinou.blogspot.com

Heidi disse...

Akemi querida,

Que maravilha esta torta de banana, que aspecto lindo, estes suculentos pedaços de chocolate não têm para ninguém, as fotos estão lindas, pena eu não poder experimentar neste exato moment! Um abraço grande Akemi.

Ana disse...

Bom, se eu quis passar o dedo na tela do computador imagina entao vc ai do ladinho dessa fatia de chocolate goodness! :-)
Linda a torta Akemi!
Ana

Marília disse...

Noooosssaaa que torta é essa , gente !!! Que vontade de morder um pedacinho! Vou testar.

Muito apetitosa.
Abraços e bom fim de semana...yupiii

Ana disse...

Olá Akemi!
Passei atraída pelas gotas de chocolate...hummmm fiquei salivando ao ver ests fatia,menina que coisa boa deve ser esta torta!
Breve farei,obrigada pela receita
um belo final de semana.

ameixa seca disse...

Wow, isso é muito chocolate derretendo :) Que pecado!

atelie do chocolate disse...

Oi Akemi !!!!!!que maravilha de torta!!!!sera que posso deixa-la montada e assar depois de algumas horas?queria servir depois do jantar...beijo

Anônimo disse...

Terezinha disse: Oi....Akemi......Linda torta. Fiquei imaginando servir como sobremesa com sorvete de creme. Acredito que todos lamberão os beiços!!!! rsssss. Obrigada pela dica deliciosa. Bom final de semana e um grande abraço da T.

Monalihsa Cávallaro disse...

Pronto. Vc acaba de atiçar a macaquinha, rsrsrs. Banana e chocolate, tudo o que eu estou precisando neste final de semana! Vou fazer e te conto! Bjoss

Cae Fernandes disse...

Isso é muita tentação!!!! Queria um pedaço agora!!! rsrsrs
Bom fim de semana
Bjos
Cae

Unknown disse...

Hummm...mas essa torta é dos deuses!!Está de babar...banana com chocolate é covardia. Adorei!beijkas
ondas de sabores

Unknown disse...

Puta que p.... que coisa maravilhosaaaaaaaaaa menina isso não é uma receita é um pecado kkkkkkkkkkkkk

Cecília Kiko disse...

Oi Akemi veja bem como sou atrapalhada com o computador deixei um recado lá bolo de milho quando voce já deixou pra trás e colocou um tantão de receitas novas é que voce deu uma embalada essa semana e é uma melhor que a outra ,adoro
beijos

Akemi disse...

Fabiana, eu que fico feliz por vc compartilhar tantas receitas gostosas conosco! Obrigada!!!

Paula, espero que goste quando vc preparar!!!

Aninha, viva a diversidade!!! Ainda bem que todos têm gostos diferentes senão a vida seria muito chata ne! Para vc ver como são as coisas, o que para mim é receita que não deu certo para vc é o preferido! Esta torta não fica farinhente, fica super úmida, super "bananático" e chocolático, prove e depois me conta!!!

Turquezza, quando bater a vontade de comer alguma coisa gostosa e rápida, experimente esta torta!

Nane, não fica na vontade, é tão fácil e rápida de fazer!!!

Heidi, surpresa boa te encontrar por aqui! Que bom que gostou desta sugestão, experimente quando puder!

Marília, depois me conta o que achou!

Ana, obrigada!

Ameixinha, e que pecado! Acabamos com a torta no mesmo dia!!! Ai ai ai!!!

Taisa, depois me conta o que acharam desta torta depois da sua paella hein!

Terezinha, nem deu tempo de pensar em comer com sorvete, amiga! Mas vou experimentar da próxima vez, acho que nem cachorro come ne??? Pq não sobra! rsss

Monalisa, vou querer saber mesmo hein! :)

Cae, bem que gostaria de oferecer uma fatia para cada uma de vcs!

Maísa, esta combinação caiu como uma luva nesta torta!

Jeisiane, gostei da sua reação!!! rsss

Querida Cecília, obrigada pelas lindas palavras neste post e no do bolo de milho! Vc é muito gentil e eu só posso agradecer muito por gastar seu tempo e se empenhar em deixar seu depoimento aqui!
Esta semana foi excepcional mesmo! rsss
Espero continuar com a fase inspiradora semana que vem! ;)

Valentina disse...

Clarice, esta foto com o chocolate derretido está pecaminosa. Acho que chocolate e banana formam um belo par. Amiga, só um toque: o link pro site da Fabiana não está funcionando.bjocas e bom finde

Rosa Sumi disse...

Oi Akemi,
já tinha visto a receita no blog da Fabiana e copiei a receita.
As fotos dela estavam tentadoras, mas as suas é que estão pecaminosas, rsrs...
Agora não dá pra resistir, tenho que fazer, né?
Bjs, Rosa.

Akemi disse...

Val, obrigada pelo toque! Já corrigi o problema! Bjss

Rosa, obrigada pelo comentário! Espero que faça a torta, é maravilhosa como todas as dicas da Fabiana! Bjss

Marly disse...

Oi, Ake,

Nossa, a sua torta ficou muiiito tentadora! As fotos, especialmente a última ficou de enlouquecer! rsrs.

Um beijo e boa semana, darling!

Clara disse...

Noooooooossa acabei de fazer a torta e que delicia!!! A única coisa é que precisei bater mais um ovo Pra dar conta de cobrir o final!! Akemi adoro suas receitas mas nunca comentei aqui, que falta a minha!! Parabéns e continue sempre assim gracinha e cozinhando deliciosamente e dividindo essas delicias!!

moranguita disse...

olha que beleza. ai ate imagino o chocolate derretendo e eu lambendo hehe
sou uam gulosa
beijinhos

Monalihsa Cávallaro disse...

Não falei pro cê que eu ia fazer? Já publiquei lá no blog. Amei de paixão, me acabei na banana. Chita agradece! rsrs Ah e tem selinho lá no blog pra vc tb! Bjosss

Raíssa Hardt disse...

Oi Akemi, tudo bom?

Fiz essa receita hoje e usei 8 bananas nanicas médias com o intuito de forrar BEEM a camada de banana. Também usei margarina por não ter manteiga. No fim, a torta acabou ficando com aparência de bolo; sem muita massa crocante, sabe? Esperava uma massa de torta igual a sua, parecendo ser crocante e TORTA mesmo :D
Enfim, acho que foi banana demais. O pessoal daqui de casa disse que não ficou ruim, mas eu não curti. Queria uma TORTA!!! xD

O que acha que aconteceu? Tem alguma sugestão?

Obrigada =)
Beijos!

Akemi disse...

Raíssa, tbm suspeito que foi banana demais. Para 8 bananas vc teria que duplicar a massa e usar uma forma maior mas é fazendo que vamos aprendendo!
As vezes queremos caprichar e nem sempre sai o resultado que queremos mas, da próxima vez tenho certeza de que sairá uma linda e deliciosa torta! ;)
Abraços!

Héstia disse...

Eu tenho maior dificuldade de fazer receitas com gramas mais não tenho como medir ;(

Não lembro onde eu achei uma vez que dizia o total em ml, colher e xícara relativa a gramas! Tipow.. vc colocou 80g de chocolate..no post tinha a quantidade em colher..entendeu?

Bom, eu AMEI a receitinha e fiquei com água na boca.

Beijos
Héstia

Ps- me tornei sua seguidora ;)

Akemi disse...

Héstia, o chocolate picado é a gosto, vc pode ir enfiando na massa quanto quiser. Um tablete de chocolate meio amargo tem entre 170 a 180g dependendo da marca, use mais ou menos metade! Bjss e obrigada por ser minha nova seguidora! ;)

Priscila Beneducci disse...

Nossa q maravilha. Amei

Unknown disse...

Eu fiz e amei! Super simples, rápida e muuuuíiiiíto saborosa....conquistou o namorado também.

Unknown disse...

Eu fiz e amei! Super simples, rápida e muuuuíiiiíto saborosa....conquistou o namorado também.

Unknown disse...

Posso colocar o chocolate já na montagem que vai ao forno?

Unknown disse...

Olá meninas!

Onde encontro a receita completa porque a versão reduzida não vai dar nem para o cheiro na minha casa! rsrs...

Obrigada!

Anônimo disse...

olá!
Não entendi a preparação dos ingredientes secos... Como seria peneira los? E depois na torta polvilho los seria jogar por cima mesmo?
Obrigada
Sabrina

Ronara disse...

Bom dia! essa torta é, realmente, de dar água na boca, mas só de olhar, parece que engorda! kkk
Uma perguntinha: o que significa"1/2 xícara mal cheia de açúcar"? Mal cheia para menos ou para mais?

Akemi disse...

Ronara, eu coloquei menos que 1/2 xícara mas fique a seu gosto fazer assim ou usar 1/2 xícara certinho, ok?

Beth Akiko disse...

Além, que saudades do seu blog. Fuçando uma receita de bolo de banana diferente me deparei com essa. Ficou mara! Por favor, volteeeeee!

Akemi disse...

Oi, Beth! Que bom que o PG continua a servir de inspiração a vc! Fico feliz em saber que gostou do bolo, só de lembrar já fico com água na boca! Hummmm! A vida anda muito corrida ultimamente, mas quem sabe ainda volto! Beijos e obrigada pelo carinho de sempre!

Unknown disse...

Tem como fazer no microondas?

Akemi disse...

Oi, Thalyta! Nunca tentei fazer em micro-ondas, então não posso te informar sobre isso. Caso experimente e dê certo, por favor, volte e conte para nós! Boas fornadas!

Emilia disse...

Oi! Acabei de fazer esta torta e ficou simplesmente maravilhosa! Primeiro tive receio que não desse certo, porque a quantidade de ingredientes era ínfima. Depois tomei coragem e resolvi fazer, já que a outra receita parecida, um tal de nega maluca de chocolate e banana que eu havia usado, que ia maizena e leite, não ficou muito boa. Só fiz algumas alterações na sua receita. No lugar de colocar a margarina derretida depois da mistura de farinha, resolvi fazer uma farofa com estes ingredientes, sem derreter a margarina. Como só tinha ovo caipira, acabei utilizando 2, apesar de achar que era pouco, porque entendi que precisava de 2 ovos grandes, mas usei apenas aqueles dois ovos caipiras que costumam ser menores. Como eles costumam ter mais odor que os ovos não caipiras, acrescentei um pouco de essência de baunilha, pra tirar um pouco do cheiro. O resultado é que não consegui um ovo batido clarinho, acabou ficando um pouco mais escura, porque a gema do ovo caipira é mais escura e ainda, pela essência de baunilha. Depois que forrei a minha assadeira com a primeira camada de bananas, percebi que não iria dar certo, e verifiquei que você escreveu assadeira de 18 cm de diâmetro. Fui medir a assadeira que estava usando, e surpresa! Era muito grande pra receita. Graças a Deus, tinha uma assadeira que eu havia comprado há muito tempo e que quase nunca tinha usado, daquelas desmontável, em aço inox, de 19 cm de diâmetro. Usei esta então, e digo, pra quem tiver dúvidas, que essa é uma assadeira bem pequena mesmo, pra 2 pessoas no máximo. Tanto é que eu e meu menino já comemos metade da torta! Ah, eu fiquei receosa de espetar o palito de chocolate no final da receita. Achei que encontraria resistência das bananas e deixaria o bolo feio. Mas não, como as bananas já estavam bem maduras, depois do forno, deram uma amolecida e ficou fácil espetar o bolo com o chocolate. E também não precisei ficar esperando muito pra derreter o chocolate não, foi quase instantâneo. Só tirando a cor da torta depois que tirei do forno, que achei que ficou um pouco escura (não queimei o bolo, foi efeito da mistura final de ovo caipira e baunilha), a torta ficou divina! Só acho melhor duplicar a receita, se você tem uma criança de 1,72 m na sua casa, que devora tudo que vê pela frente!!! Parabéns pela receita, Akemi! Muito boa mesmo! Eu sei que

Rosilene disse...

Adorei a torta, na hora que resolvi fazer, as minhas lombrigas pulando percebi que tinha acabado a farinha de trigo ��.
Mas como estava com preguiça de ir no supermercado, coloquei o que tinha em casa, farinha de arroz e um pouco de aveia em flocos, o resto dos ingredientes mantive.
Ficou da hora ��������

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails