sexta-feira, fevereiro 19, 2010

Os melhores bolinhos de chuva


Quando era novinha, lembro que fazer bolinhos de chuva era uma de minhas especialidades. Preparava pelo menos umas 3 vezes por semana por conta das visitas que meus avós costumavam receber em casa. Estas pessoas eram amigas de tempos antigos a perder de vista, da época em que meus avós trabalhavam nos campos de café e algodão.

Naquelas ocasiões, meu avô me chamava e pedia para eu preparar chá e servir alguma coisa para comer. Na maioria das vezes preparava bolinhos de chuva que sempre eram elogiados pelas visitas. Às vezes duvidava da veracidade dos elogios, pensava que elas queriam me incentivar já que na época devia ter uns 12 anos...

Por outro lado, minha tia S., aquela que me ensinou algumas receitas, certa vez se espantou com meus bolinhos, querendo saber como eles saiam tão redondinhos. Isto me encheu de orgulho!!!

Naqueles tempos, achava chato às vezes ter que largar tudo que estava fazendo (tudo naquele tempo e naquela idade era uma licao de casa, um programa na tv... rsss) para atender aos pedidos do meu avô. Hoje, depois de viver alguns anos mais, vejo o quanto era linda a amizade dos meus avós com aquelas pessoas. Amizade duradoura, rara de se ver nos dias de hoje onde mal se ve a cara dos nossos vizinhos...

Hoje, dedico este post em homenagem aos meus avós.

Meus bolinhos eram feitos no "olhômetro", mas desta vez fiz tudo medidinho para quem quiser prepará-los numa tarde preguiçosa qualquer quando bate saudade de alguem...

Bolinhos de chuva
* xicara medida de 240ml

1 xicara de farinha de trigo
1 ovo grande
1 colher (sopa) de manteiga
1/2 xicara de leite
1 pitada generosa de sal
3 colheres (sopa) de acucar
1/2 colher (sopa) de fermento em po
1 colher (sopa) de gergelim preto (opcional)

Coloque a manteiga num refratário e derreta em banho-maria ou no microondas.
Junte o leite, sal e o ovo levemente batido. Misture bem e acrescente o açúcar. Mexa mais um pouco. Peneire aí a farinha de trigo. Misture bem até sumir toda a farinha. Por fim, coloque o fermento e misture até ficar uma massa lisa e homogênea.

Jogue porções da massa com a ajuda de duas colheres de sopa em óleo abundante em fogo medio/baixo (mais para fraco, senão doura por fora e fica cru por dentro). Deixe corarem de um lado e vire os bolinhos para terminarem de fritar. Dependendo eles viram sozinho de tão estufadinhos que ficam!
Escorra em papel toalha e polvilhe açúcar com canela. Sirva-os quentinhos com chá ou café! ;-) 

19 comentários:

ameixa seca disse...

Feliz 2010 :) Bem vinda de volta!
Essas recordações são muito boas, devem ser tão deliciosas quanto os bolinhos :)

A União Faz a Vida disse...

Hey, já estava com saudades das tuas receitas...
:)

Sandra Peres disse...

Receita de bolinho de chuva, é quase inédito!!!

Vou anotar pro meu filho que reclama que bolinho de chuva não tem receita e nunca fica igual!!!

Bjão

Aqui na Cozinha - Patty Martins disse...

Hum bolinho de chuva lembra infância e comida de vó, né?
Beijos
Patty Martins

X disse...

Akemi, há quanto tempo não tenho o prazer de ler um post seu!

Faz muito tempo que sou sua leitora, agora eu tenho um bloguinho. É de comidinhas veganas (sem nada de origem animal), mas tem até uma receita sua (adaptada) de bolinho de tofu.
Dá uma olhadinha?
http://junkveganfood.blogspot.com/

Abraços!

Claudia Lima disse...

Adorei a sua receita! Buscava uma receita assim, com pouco açúcar.
Bolinhos de Chuva me lembram infância, mas infelizmente tenho mais recordações más do que boas dos meus avós e seus filhos, incluindo meu pai.
Que bom que seus avós são um exemplo feliz em sua vida.
Bjs :)

Anônimo disse...

(^o^) Ola,vizinha Akemi.

Na sei se voce lembra-se,eu sou sua vizinha do Japao(Toyohashi).
Estava com saudades da sua postagem e de suas deliciosas receitas.Como esta voce?Por aqui vai se indo.Ate outro dia comentei com a Mirian-Croche,que voce nao tinha mais aparecido no blog.
O bolinho de chuva realmente e uma delicia com seu gostinho de infancia.Eu fiz no ano passado e saiu redondinho(milagre) e todos daqui de casa logo comeram.
Bom encontrar com voce.Bjus da Norma e Mi.

Frames for you disse...

Que delicia! nunca tinha visto com gergelim rs... eu coloco chocolate em po rs...fica bolinho de chuva de chocolate rs; grande bjo.

Sónia Meirinho disse...

e sao estas coisas que nos fazem voltar atras no tempo e ter saudades!!! devem ser optimos, nao duvido!!! beijinhos grandes

Akemi disse...

Ameixinha, saudades querida! Feliz 2010 pra ti tbm!!!
Obrigada pelo carinho de sempre!

Talula, e eu de vcs! Obrigada por prestigiar este cantinho!

Sandra, a praticidade das receitas no olhometro tem este efeito colateral de nunca sairem igual, mas experimente esta receita e depois me conta o que seu filhote achou! ;-)

Patty, hummm, eh verdade!!!

Carla, quero conhecer seu cantinho, sim! Ontem mesmo fiz pela primeira vez um estrogonofe com PST e.... adoramos!!! Quero mais receitas!!!

Claudinha, saudades enormes!!! Que pena que vc tenha mas lembrancas dos seus avos. Eu morava com eles e adorava principalmente minha avo e chegava a chorar muitas vezes quando pensava na possibilidade de perde-la....

Mitie, mas como poderia me esquecer de vc??? Que bom que continua a me acompanhar amiga!!! Espero que esteja tudo melhor agora por ai! Quando puder, mande noticias! Lembrancas para a Miriam tbm!

Frames, com chocolate tbm nunca fiz mas tenho certeza de que deve ficar uma dilicia tbm!!! Nhammm!

Sonia, engracado como a comida tem este poder nao eh mesmo? Obrigada pelo carinho!

Mamy disse...

Ah, que saudade! Saudade de vc aqui por perto, saudade dos posts...Por incrivel que pareca, esta semana um colega, o Jorge, pediu-me uma receita do bolinho de chuva e indiquei aquela sua que vai leite condensado e goiabada no recheio...que bom! agora tenho mais esta receita pra passar p ele. Vc faz tanta falta aqui, minhas amigas e amigos vivem me pedindo receitas e eu sempre indico o Pecado (ha anos!) Beijos!

Ana disse...

Akemi, que bom te ver de volta, como estao as coisas ai com voce?!!
Que lindos seus bolinhos amiga!! Sao mesmo redondissimos, adorei!!
Bolinho de chuva me remete muuuuito a infancia, minha mae fazia bolinhos assim deliciosos tbem!
Eu comecei a faze-los mais nao ha muito tempo aqui em casa pois fiz um dia e Matheus caiu de amores pelos bolinhos, ele adorou!
Nos fizemos com canela outro dia e ficou tao gostosinho!
So q os meus nao ficam assim tao redondinhos como o seu, os meus sempre tem um biquinho aqui outro ali! hehehehe!
Beijos!
Ana

Anônimo disse...

Que bom que você está de volta.Adoro suas receitas, são as que mais dão certo.Um abraço da Graça

AndreaDomingas disse...

Oi Akemi!
Tenho um fraco por bolinhos de chuva! Adorava uns que a mãe da minha amiguinha da vizinhança fazia. Lá em casa eram raros, pois minha mãe sempre evitou fazer frituras. Fico contente em ter uma receitinha, para matar a saudade de vez em quando.

Bjs

Akemi disse...

Mamy-chan, ohosashiburi! Saudades tbm, amiga! Espero que esteja tudo bem com vcs ai! Obrigada por estar sempre "por perto" e divulgando meu cantinho para seus amigos! Bjss

Ana, que bom ler sua mensagem, amiga! Aqui esta tudo bem, gracas a Deus. Espero que estejam todos bem ai tbm!
Esses biquinhos dos bolinhos eh que sao deliciosos ne? Eu adoro! rss

Graca, muito obrigada pelo carinho! E que bom saber que as receitas do PG tem dado certo!

Andrea, espero que goste desta receita querida!

Kiki Cortese disse...

Mas realmente, seus bolinhos ficaram lindos!! Bem redondinhos e douradinhos... Huuuuummmm!!! Que delícia!

Adriana Maria disse...

Oi Akemi,
Parabéns pelo seu lindo Blog :)
Conheci através do Dia de Domingas. Pedi minha irmã uma receitinha de bolinho de chuva e ela indicou o seu.
Ficou delicioso! Crocante por fora e bem macio por dentro! Tirei fotos e postei no meu twitter. Minhas amigas babaram e postei seu link.
Um beijo
Adriana

Anônimo disse...

Parabéns os seu bolinhos são dos melhores que a. Eu usei essa receita no meu aniversario e ficou delicioso parabéns. Amei

Érika disse...

Olá Akemi!!
Saudades dos seus posts!!
acabei de fazer os bolinhos e ficaram deliciosos!! O bom é que não ficam tortinhos como de outras receitas, ele naturalmente fica redondinho!! Acrescentei 1 colher de chá de vinagre para ficarem mais crocantes, e ficaram!!
Muito obrigada pela receita!!

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails