sábado, outubro 20, 2007

Pão com azeitonas e mortadela


Ontem à noite preparei estes pães para comermos no nosso café da manhã de hoje. Quase que não sobra para o café! O Luiz voltou faminto do serviço de madrugada e quase devora um inteiro! rsss
A massa foi a mesma desta receita, minha preferida que não me deixa na mão nunca. Aproveitei a idéia do pão com azeitonas da Nina e recheei com mortadela que eu amo. Encontrei dificuldade só na hora que acrescentei azeitonas na massa. Ela desandou um pouco, ficou bem melada, grudenta na mão. Achei que tinha estragado mas resolvi ir em frente e ver no que daria. Felizmente o estrago não foi total, ficou muito gostoso e apesar de não ter crescido o tanto que deveria, saiu fofinho e macio. Meu erro, tenho certeza, foi enxugar as azeitonas em cima da hora, deixando sobrar muita água nelas. Se você for preparar, deixe-as secando em bastante papel toalha antes de juntá-las à massa.

Pão com azeitonas e mortadela

Massa:

300g de farinha de trigo para pão
6g de fermento seco para pão
20g de açúcar
5g de sal
1 ovo mais leite morno até completar 210 a 220 ml (desta vez fiz com 215 ml)
30g de manteiga sem sal em temperatura ambiente
1/2 xícara de azeitonas verdes drenadas, picadas e bem sequinhas em papel toalha!
fatias de mortadela
ovo batido para pincelar
queijo ralado para polvilhar

Misture metade da farinha com o fermento. Junte o açúcar e o sal. Despeje o ovo misturado com o leite, misture bem e rapidamente até ficar uma massa elástica e que levante bolhas. Junte o restante da farinha e a manteiga e misture com colher de pau com cuidado. Quando a farinha for toda absorvida, jogue a massa na mesa e comece a sovar até ficar macia e homogênea (10 a 15 minutos). Abra a massa num quadrado de 20x20cm e espalhe as azeitonas. Enrole como rocambole e enrole de novo o tubo como rocambole. Sove com cuidado e coloque numa vasilha coberta com filme plástico. Deixe descansar em lugar abafado até dobrar de volume.
Tire o filme, dê alguns soquinhos de leve na superfície e tire a massa. Faça uma bola com a massa ou divida se for fazer menores. Cubra com pano de prato molhado e bem torcido e deixe descansar por mais 10 minutos. Abra a massa em retângulo e espalhe as fatias de mortadela. Enrole como rocambole e corte no meio (veja a maneira aqui nesta rosca da Eliana). Trance e coloque na forma untada e enfarinhada ou forrada com papel manteiga. Cubra com filme plástico e deixe dobrar de volume novamente.
Depois de fermentado, preaqueça o forno a 200oC. Pincele a superfície da massa ligeiramente com ovo batido e polvilhe queijo ralado. Leve ao forno por 10 minutos. Baixe a temperatura para 180oC e deixe mais 20 minutos ou até que fique bem coradinho.

23 comentários:

Lulu disse...

Akemi que delicia de pao!!!Viu so como eu estava certa rss,nada que vc faz fica ruim!!
Vendo a foto deu ate para sentir o cheirinho.
Um maravilhoso final de semana para voce!

Marizé disse...

Que delicia Akemi, mortadela e azeitonas deve resulatar numa combinação excelente.
Adorei este pão.
Beijocas

Anônimo disse...

Hmmmm, pão, pão...eu adorooo pão, rsss e esse deve ter ficado ótimo mesmo =]
Fiz o bolo de cenoura, ficou bem gostoso mesmo!
Beijocas

Migas disse...

Eu adoro azeitonas... são um vício para mim. Deve ter ficado realmente apetitoso este pãozinho! :o)

Beijos e bom fim de semana!

Nani disse...

Akemi que delicia de pão, nossa maravilhoso!Acabei de acordar e fiquei aqui babndo querendo um pedaço pro meu café da manhã.
Obrigada pela receita, agora meu problema será achar o óleo de gergelim, aqui onde moro é meio complicadinho achar essas coisas, mas vou procurar pea fazer.
Beijos!!!

Dani Rollemberg & Rosa Benvenga disse...

Ontem tb fiz pão, mas depois de ver o seu acho que nem vou postar o meu. Que vergonha...
Ficou lindo, Akemi, com uma carinha de "DEVORE-ME AGORA!!!".
Bjs, lindona e mil vezes parabéns pela receita. Já copiei e colei no meu arquivo.
Excelente final de semana pra vcs!!

Anônimo disse...

A massa do pão ficou bem fofinha. Vc conseguiu juntar no mesmo pão duas coisas que adoro: mortadela e azeitonas.
bjoca.

Katia Mine disse...

Akemi, que delícia de pão!
Eu adoro mortadela, vc me deixou aqui morrendo de vontade de comer!

Patricia Scarpin disse...

Ficou um espetáculo esse pão, amiga!
Que coisa mais deliciosa - e adorei os ingredientes que vc usou no recheio!

Flor de Sal disse...

Lindos de morrer! Até dá para sentir o cheirinho!!!!

Rosi disse...

Akemi,querida! Menina que pão é esse, hummm, fiquei com vontade...Pura gula pois estou olhando para três pães no vaso que preparei ontem, recheados com calabresa e erva-doce, experimente, vc vai adorar!Vou copiar esse agorinha!
Mas passei também, para tirar sua dúvida quanto a quantidade de atum para a mousse, cada latinha possue 130gr, sempre compro o atum em água, abro metade da lata, espremo bem para escorre todo o líquido, ok.
Ahh, aparar o salsão, é cortar aquela parte branca e com uma faquinha tirar os fiapos, não conseguia achar outra palavra.
Bjos. Rosi.

Ana Prazeres disse...

Akemi, que delicia! Ficou com um aspecto maravilhoso esse pão! Eu também não resitia se visse assim um à frente...
Beijinhos

Romy Almeida disse...

que pãozinho mais gostoso :-P

Anônimo disse...

Afe que delicia...só co0m azeitonas já é optimo, com mortadela entao...
Mari T.

Valentina disse...

Amiga, tens uma mão fantástica para pães.fico boba.

Akemi disse...

Lu, realmente vc não se enganou, amiga!

Marizé, e como combinou, amiga!

Andréa, que bom que o bolo ficou bom!

Migas, as azeitonas dão um sabor sem igual em qualquer prato, não?

Nani, pode fazer sem óleo de gergelim. Ele é só para dar uma perfumada na massa.

Dani, imagina, querida! Quero ver seu pão também!

Nina, obrigada pela sua sugestão!

Katia, mortadela é uma delícia! Não sei como tem gente que tem preconceito com ela, não sabem o que estão perdendo!

Patricia, combinou bem sim!

Flor, perfumou a cozinha mesmo, amiga!

Rosi, obrigada pelos esclarecimentos! E esse recheio de calabresa com erva-doce vou copiar!

Anette, ficou bom mesmo este recheio, amiga!

Romy, obrigada!

Mary-chan, é verdade! Recheado ficou melhor ainda, amiga! Gostei do optimo! rsss Acho que andas passeando bastante nas cozinhas das amigas portuguesas! ;-)

Valentina, imagina, amiga! Vc é muito gentil!

Laurinha disse...

Que delícia! Quentinho, nossa, deve ter ficado 10! Adorei o recheio, meu marido é doido por mortadela, sempre compra um pouquinho...
Beijinhos,

Ana disse...

Esta lindo seu pao Clarice!
Me lembrou do pao de calabresa q minha vo adorava!
Beijos!
Ana

winnie disse...

Mais um pãozinho para experimentar, só não gosto de azeitonas.

Heidi disse...

Akemi, você tem mãos de fada para preparar os pães! Cada um melhor que o outro! Eu já estou quase que infancando na mente, que os pães não querem ser feitos por minhas mãos, não tem dado certo :(, mas mesmo assim vendo esta delícia não consigo conter... Este pão está MARAVILHOSO!

Cris disse...

Tem mesmo mãos de fada, viram pães de fada! Esta foto mostrando a consistência e o recheio... dão uma visão do pedacinho do céu que deve ser sua cozinha! Bjs!

Unknown disse...

Oi Akemi. Estou fazendo este pão, pois parece ficar fabuloso. Mas tive que usar 150g a mais. A massa ficou uma meleca que só vendo. Não dava o ponto, era impossivel colocar a mão. Não sovei quase nada e já deixei crescendo...Não sei no que errei... Será q o calor poderia interferir? Hum... não faço ideia. Estou aprendendo a fazer pão, e esta é a segunda tentativa de ¨padeira¨.Rsss.
Hum... gomem estar incomodando né. Mas se puderes dar uma mãozinha... Agradeço desde já vossa atenção.
Abraços.

Vanderleia disse...

Oi Akemi acabei de preparar e postar seu pão, fiz algumas alterações no modo de preparo, mas ficou delicioso.Se quiser ver meu pão aqui esta o link.Beijos querida.
http://comeresocomecar.blogspot.com.br/2013/03/pao-tranca-salgada-recheada.html

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails