quinta-feira, outubro 11, 2007

Descomplexada



Já havia desistido de fazer bolo de cenoura aqui. Pode parecer ridículo já que é um dos bolos mais simples, práticos e tradicionais da nossa cozinha mas sempre saiam pesados, solados, parecendo mais um pudim do que aquele bolinho fofo e cheiroso que costumava saborear no Brasil. Experimentei fazer com cenouras cozidas, raladas, com claras em neve... nada dava certo. Ficava apenas na vontade vendo as fotos tentadoras deste bolo em vários blogs amigos. Vejam minha "tortura" aqui, aqui, aqui, aqui, aqui... ai ai que tristeza não conseguir fazer um desses aqui!

Porém, esta semana a mãos-de-fada-Mirian postou um bolo de cenoura simplesmente perfeito! Alto, fofo, lindo! Perdi o medo e fui para a cozinha disposta a reverter este complexo.
Já na hora de misturar a massa senti que estava diferente das vezes anteriores. Pareciam ser de panquecas de tão líquidas que ficavam. Desconfiava que eram as cenouras e o açúcar úmido daqui e pela redução deles na receita da Mirian, chego à conclusão de que talvez seja isso mesmo. Só aumentei uma cenoura na receita, mas não comprometeu na textura do bolo. Ficou amarelinho, fofinho e delicioso! Deixei alguns pedaços de bolo sem a cobertura de chocolate para o maridão que é alérgico a este ingrediente. Uma pena mesmo pois bolo de cenoura com cobertura é TUDO!!!

Mirian, muito obrigada por compartilhar sua receita com as conterrâneas que estão no Japão! Daqui por diante as cenouras que me aguardem no mercado! rsss

Bolo de cenoura

* xícara de 200ml

2 cenouras médias descascadas e picadinhas
3 ovos grandes
1/2 xícara de óleo de canola
1 xícara de açúcar
2 xícaras de farinha de trigo
1 colher (sopa) rasa de fermento em pó

Pré-aqueça o forno a 180oC.
Unte e enfarinhe uma forma ou forre com papel manteiga.
Bata as cenouras com os ovos, o óleo e o açúcar no liquidificador. Bata bem até ficar clarinho. Despeje numa vasilha grande e peneire a farinha com o ferment aí. Misture com batedor de claras até que a farinha seja incorporada. Termine de misturar com colher de silicone. Despeje a massa na forma e leve ao forno por cerca de 40 minutos. Faça o teste do palito.
Tire do forno e despeje a calda de chocolate.

Calda de chocolate:

4 colheres (sopa) de açúcar
4 colheres (sopa) de nescau
2 colheres (sopa) de manteiga sem sal
2 colheres (sopa) de leite

Leve tudo ao fogo numa panelinha e deixe ferver. Despeje em seguida no bolo quente.

47 comentários:

virtual chef disse...

O seu bolo ficou perfeito, parabéns.

Laurinha disse...

Lindinha, numcreditoquinumdavacertu....
Que lindo que ficou, é super gostoso, né não!
Minha filha adora, e meu filho perdeu o medo e já come um ou dois... (medo, pq era de cenoura, pode!)
Beijinhos,

Anônimo disse...

Oi!!!q bolo lindo...e a textura?e essa calda hummm..vc arrasou heim Akemi,parabéns!!!!!acho q é a primeira vez q vejo um bolo de cenoura tão perfeito e fofinho..vou tentar fazer também!rs bj

Patricia Scarpin disse...

Que beleza de bolo, amiga! Amo bolo de cenoura. E ficou tão amarelinho, que vontade de roubar um teco!

Anônimo disse...

Akemi, essa receita do bolo é exatamente igual a minha, é uma loucura, não???? E a calda de chocolate faz o casamento perfeito!
Beijos e parabéns pela foto!

www.mangiachetefabene.wordpress.com

♥ Elaine Veiga ♥ disse...

Hum!! Me deu uma vontade de tomar um cafezinho com bolo de cenoura.
Bjs
Nani

Ana Prazeres disse...

Bolo maravilhoso. Já há algum tempo que queria fazer um bolo de cenoura e a Akemi com a sua experiência, convenceu-me!
beijinhos e parabéns pelo sucesso!

Dani Rollemberg & Rosa Benvenga disse...

Ficou realmente lindo, Akemi!!!
Já tá anotadíssimo!!!
Se passou pelo seu crivo, sei que é show.
Bjs, lindona.

Moni disse...

Oi Akemi!
Fiz as bisnaguinhas ficaram otimo,esse bolo de cenoura esta perfeito e fofo,eu tenho tbem um problema em fazer bolo de cenoura,pois nunca da certo aqui no Japao,vou tentar fazer esse ,ja vou anotar!
bjos

Ana disse...

Ahhh, eu tbem fiz outro dia! hehe!! Eu gosto com a cobertura, mas tbem adooooro sem, acho bolo de cenoura um dos mais gostosos q tem! Eu sou fa de bolo simples, caseiro, sem muita frescura de cobertura, recheio, etc..!!!
Ana

Anônimo disse...

AHHHHH final de semana eu já sei q bolo vou fazer, rsss
Fiz 2x e até q ficou bom, mas a cara desse está maravilhosa, bolo de cenoura é tudo de bom mesmo =]
Vc leu q perguntei sobre como modelar as bisnaguinhas???
Bjsss e tenha uma execelente sexta =]

Marizé disse...

Akemi, esse é o bolo de cenoura que faço sempre e nunca falha, ás vezes coloco raspa de laranja, ou pepitas de chocolate, já fiz tb em forminhas de papel, fica sempre muito bom. Concordo consigo, a cobertura fica deliciosa.
Beijocas e bom fim de semana

Akemi disse...

Virtual chef, obrigada!

Laurinha, pra vc ver, amiga! Tão simples e não acertava aqui! rsss
Agora medo de cenoura foi a primeira vez que ouvi tbm! Que lindinho seu filhote!

Sayuri, depois me conta!

Patricia, o seu foi um dos meus inspiradores tbm!

Verena, bota loucura nisso! Estou me acabando nesse bolo! rss

Sabor e arte, que sugestão mais feliz!

Anette, faça sim, querida! É maravilhoso!

Dani, lindona é vc, querida! Muito obrigada pelo carinho!

Moni, este bolo vai te surpreender, amiga!

Ana, mas eu fiquei com o maior olhão no seu bolo de cenoura! E aquela calda pecaminosa??? Seu bolo foi show de bola amiga!

Andrea, respondi no seu blog, espero que tenha entendido! Qqr coisa me pergunte!

Marizé, que idéia genial colocar raspas de laranja ou pepitas de chocolate! Amei o jeito como vcs chamam as gotinhas de chocolate! Já está anotado, amiga!

Beijos a todas e um dia das crianças maravilhoso!

Aninha Croche e Afins disse...

Oi Akemi!
Eu denovo!!! Nossa, que lindo este bolo! Vou fazer também!
Mas menina, tô apaixonada pelo pão de queijo de assadeira...
Será que dá certo nessas assadeiras para as "trempes" de fogão?
Beijos!

Aninha Croche e Afins disse...

Oi Akemi!
Eu denovo!!! Nossa, que lindo este bolo! Vou fazer também!
Mas menina, tô apaixonada pelo pão de queijo de assadeira...
Será que dá certo nessas assadeiras para as "trempes" de fogão?
Beijos!

Valentina disse...

Querida, que lindo! perfeito.este chocolate escorrendo est'a barbaro..vc e seus bolos maravilhosos.

Gourmandisebrasil disse...

Nunca imaginei que um bolo tão comum (e adorado) no Brasil encontrasse dificuldades no preparo em outros países! Será que a culpa era da farinha, cenoura ou ambas?
bjinho,
Nina.

Ana Pazza disse...

Ai que delicia... deu uma vontade!
Acho teu blog fantastico... sempre que quero uma receitinha diferente dou uma passadinha aqui...
Continue fazendo essas delicias e nos ensinando... beijos!!!!

Anônimo disse...

Akemi, desculpa =] Eu não lembrava q ás vezes vc respondia os comentários aqui, rsss, eu q peço desculpas e agradeço por vc ter respondido de novo, brigada mesmo!
Vou tentar fazer um pãozinho usando as dicas do vídeo, valeu mesmo ´q eu nem tinha idéia, rsss
Bjs e ótimo fds pra vc e sua familia

Heidi disse...

Akemi seu bolo de cenoura ficou lindão, pensei que eu também estaria errada na forma de fazer este bolo tão prático, além da massa pesada, ficava úmida com aspecto de pudim, tentei por várias vezes ajustar o forno, e não descobrir até hoje o motivo... Testarei esta receita também! abraços.

Anônimo disse...

AKEMI-CHAN!Ohisashiburi!!
"Num querdito" que você tbm já teve problemas na hora de fazer bolo de cenoura aqui! É o bolo preferido do marido, mas ele gosta taaanto que qualquer um está bom, os fininhos, os solados...Eu adoro os fofinhos e altinhos, mas aqui sempre tem algum ingrediente que faz o estrago: se não é a cenoura muito suculenta, é o açúcar, ou a farinha, o óleo, o forno. Então, o bolo de cenoura basicão, simples (outros com cenoura, inclusive aquele seu com cream cheese na cobertura ficam perfeitos), sempre saia diferente, nunca ele ficava igual. Este era o meu problema...eu achava que era só o meu!Você me encorajou a mais uma tentativa!! Seu bolo de cenoura está lindo!, vou fazer amanhã! E...um recadinho para o seu Luiz:ちょっと早いけどお誕生日おめでとうございます!♪♪

Brites disse...

Vou copiar direito essa receita para a fazer pois está com um delicioso aspecto.
Beijinhos.

Akemi disse...

Aninha, já respondi no seu cantinho. Bjs

Val, obrigada!

Nina, acho que a culpa é um pouco de cada ingrediente! rsss

Ana, obrigada pelo incentivo! Bjs

Andrea, sucesso nas bisnaguinhas!

Dinha, espero que fique bom com essa receita, amiga! Depois me conta!

Mamy-chan, que alegria te "ver" por aqui! Muito obrigada pela lembrança do aniversário do maridão! Espero que esteja tudo bem agora com vcs! Se cuidem ok!Bjs e um ótimo domingo para vcs!

Brite, depois me conte o que achou, querida!

Beijos a todas! ;-)

Anônimo disse...

I am going to get my fork. I want a taste of this. It looks delicious!

Paz xxoo

Akemi disse...

Paz, thanks for stopping by!

Cláudia disse...

Akemi, o seu bolo é igual ao meu, a única coisa que ponho é uma cenoura a mais. Mas eu acho que deve ser o açúcar do Japão que atrapalhava, não? Parabens, está perfeito e deu uma vontade de fazer!

bjs

Aline Neme disse...

Akemi, tb tenho "meda" de fazer volo!!! Não dou muita sorte... acho que na realidade não tenho "mão" boa para isso.
Sem contar que tenhop uma preguiça mor de tirar a batedeira do armário, e mais preguiça ainda de pensar em lavar e guardar... afff!!!

hhehehehehehehehehehhehehe

Bjundas

diogo disse...

é bom sim senhor . é muito bom .
fiz hoje e saiu muito bem . a minha mulher aprovou , e olha que ela percebe disto . ( é brasileira ) lol

Akemi disse...

Claudia, vou experimentar colocar uma cenoura a mais da próxima vez! Este bolo é imbatível mesmo, só perde para o de fubá! rss

Aline, esse aqui não precisa de batedeira, só liquidificador. Ou será que dá preguiça tbm??? rsss
Experimente fazer, não vai se arrepender!

Diogo, que ótimo saber que o bolo fez sucesso com sua esposa! Muito obrigada por voltar aqui e dividir a experiência do bolo!

Abraços a todos!

Mónica disse...

que maravilha! fiquei apaixonada por esta receita.

Vou copiar para experimentar,

;-)

Noelle Aquino disse...

eu só fiz bolo de cenoura uma vez na vida, e fiz o pior bolo de cenoura de todos os tempos, só o detalhe é que eu estava gravida, então imagine o quanto eu chorei, mas chorei mesmo ao ver aquele mosntro saindo do forno e o marido comendo e mentindo que estava delicioso!!!?
Vou fazer esse pra ver se desta vez eu consigo, aí eu te conto.
Ah eu já coloquei vc na lista dos favoritos no meu blog, parabéns pelo seu lindo blog e obrigada!!!

Akemi disse...

Querida Noelle, estarei fazendo figa para que seu bolo de cenoura saia perfeito! E que gentil é seu marido! Bjs

Akemi disse...

Querida Noelle, estarei fazendo figa para que seu bolo de cenoura saia perfeito! E que gentil é seu marido! Bjs

KetyMarques disse...

Acabei de fazer e ficou "Tudo de BOM", faço bolo de cenoura a muitos anos mas não sei por que os últimos que fiz andavam muito úmidos, talvez até abatumados.
Adorei, agora não troco mais a receita.
Beijocas.

Anônimo disse...

paura:Olha akemi desde que cheguei no japão não consegui fazer o meu bolo de cenoura que ficava tão fofo e crescia que e uma beleza tentei um monte,achava que era o fermento comprei do brasil,achei que era o forno,mas o de chocolate da certo,até pensei que era a forma que comprei no 100yens(mas paguei 900yens)e agora estou empolgada em tentar denovo,muito obrigada isso foi muito importante pra mim,ai meu bolo de cenoura não vejo a hora de faze-lo,arigatou.

Akemi disse...

Kety, fico feliz que tenha gostado do resultado! É incrível como uma alteração no açúcar dê tanta diferença, ne!

Anônimo, experimente fazer sim! Depois me conte o que achou! ;-)

Anônimo disse...

queria agradecer pois graças a essa receita eu consegui acertar o bolo de cenoura que nunca deu certo! fica fofinho e macio, essa dica de diminuir o açucar funciona MESMO! e se reclamarem da falta do doce, vem a calda de chocolate pra equilibrar.

obrigada e keep up the good work!

Luine disse...

Sou uma negacao com bolos..E apaixonada por eles...Nao acerto um,desisti de tentar...Mas vou arriscar esse...Parece delicioso!!!

Anônimo disse...

Oi Akemi, tudo bom?
Vc simplesmente fez reaparecer em mim, a vontade de fazer bolos. Eu sempre fiz, e eles nunca cresciam, nunca soube o que dava de errado. Mas agora, eu já fiz 4 receitas de bolos do seu site e todas deram certo!
Cresceram, ficaram saborosos e minha fama de zicar bolo foi embora!
Muito obrigada! Continue assim!!

Tati.

Akemi disse...

Oi, Tati! Tudo bem e vc? Muito obrigada por vir aqui contar suas experiências bem sucedidas com os bolos! Fico muito feliz em saber de depoimentos como o seu! Bjss e um ótimo final de semana!

Anônimo disse...

Boa tarde Akemi, por favor, qual o tamanho da forma? Abraços de uma novata na cozinha. Obrigada.Suely
suenir@uol.com.br

Akemi disse...

Sueli, se não me engano usei uma forma pequena de 22x33cm!

Anônimo disse...

Oi Akemi,parabens pelo bolo de cenoura,ele e realmente delicioso,moro no Japao e tb nao acertava fazer esse bolo,sempre ficava embatumado,mas esse deu super certo!Obrigada por compartilhar!

Alfredo disse...

Pesquisando na internet, sempre encontramos de tudo, de coisas horríveis a páginas maravilhosas como essa, fiz essa receita, a primeira vez do cidadão aqui para fazer um bolo e não é que eu consegui, muito obrigado pela clareza da receita, blog maravilhos, está de parabéns

Alfredo
Osasco - SP

Akemi disse...

Alfredo, muito obrigada pelos elogios e por retornar e contar o resultado do seu bolo! Espero que este seja o primeiro de muitos! ;)
Abraços e boas fornadas!

Célia Regina de Araújo disse...

Amei essa receita! Finalmente, depois de anos de tentativas, consegui fazer um bolo de cenoura delicioso, fofo.

Audrey disse...

Parabéns e obrigadaaa!!
Pela primeira vez consegui acertar um bolo de cenoura rsrsrs!!
Na última vez que errei, fiquei tentando descobrir oq eu fazia de errado, acabei caindo no seu site e guardei nos favoritos..
Hoje resolvi testar sua receita e ficou fofinho, delicioso e maravilhosooo pela primeira vez!!!
Muuuuuuuuuuuuuuuito obrigada!

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails