segunda-feira, outubro 29, 2012

Repolho simples para o dia-a-dia

Começando a semana com uma sugestão bem simples e rápida que eu aprendi com uma colega de trabalho no Japão!
Não sei se na casa de vocês também acontece isso, mas dependendo da forma como algum legume ou verdura é preparado tem pratos que duram uma eternidade para acabar enquanto outros, até se briga para pegar a última porção! rss
É o caso deste repolho. Se eu faço picado fininho como couve e refogo, tenho mistura para umas 2 ou 3 refeições enquanto este refogado dá para comer 1/2 repolho num piscar de olhos. É bem verdade que até eu terminar de fazer os outras misturas, vou beliscando e quando chega a hora de sentar para comer mesmo, já foi-se quase metade! :D
Quando minha colega me ensinou, ela me disse que costuma rasgar as folhas de repolho e reserva numa vasilha grande. Numa frigideira, ela aquece óleo ou azeite e frita alho e gengibre picadinho e despeja quente sobre o repolho. Tempera com sal e pimenta do reino, dá uma boa misturada e serve.
Fica muito bom mas eu acho um tanto oleoso e comecei a fazer tipo um refogado.
Eu lavo as folhas do repolho manteiga (é mais tenro) e tiro a parte mais dura. Pico fininho como a foto abaixo e reservo.

As folhas eu rasgo grosseiramente na mão. Aqueço umas colheres de óleo ou azeite (uma quantidade um pouco maior do que você usaria num refogado comum) em fogo alto (use a boca maior do seu fogão) e frito alho e gengibre picadinho. Acrescento os talos e refogo um pouco. Junto as folhas rasgadas, tempero com sal, pimenta do reino e um fio de molho de soja (shoyu), se gostar. Dou uma misturada e assim que começar a murchar, tiro do fogo e está pronto! Tudo isso é vapt vupt, menos de 5 minutos.  O repolho vai estar crocante e delicioso! :)

Uma ótima semana para todos!!!

11 comentários:

Liliana (Addicted) disse...

deve ficar uma delicia o repolho.
beijinhos e boa semana,
Addicted
http://cookaddiction.blogspot.pt/

Inessa disse...

Costumo fazer assim em casa, fica muito bom!
bjoss

Carla Colombo disse...

Me deu água na boca, Akemi! E é tão bom né... quando um prato que fizemos não sobra nem pra contar história né?
Sinal de que ficou muito bom!
:)
BJao!!!

www.brisandonacozinha.com

Josy disse...

Gosto muito de repolho Akemi, isso me fez lembrar que faz um tempinho que não faço charutinho dele. Essa receita não conhecia, deve ficar be saborosa por conta do toque de gengibre e do shoyu, e gosto assim mesmo, crocante. Hummm...bom hein!
Miga fiz seu misto quente de forno ontem a noite, quase teve briga de tapa kkkk. Ficou delicioso, adoramos. Essa semana vou publicar. Bjocas,uma linda semana

Unknown disse...

Agora q estamos de regime aqui em casa!!!! Já sei o q fazer de verdura amanha!!!!

Renata disse...

Eu adoro repolho refogadinho, mas nunca tinha feito com gengibre, adorei a sugestão, Akemi. Obrigada pelas dicas valiosas, como sempre!

Eva disse...

Que bela sugestão Akemi. Adoro repolho refogado, e vou preparar essa sua hoje a noite.. bjs

Dani B. disse...

Hoje eu testei essa receita de repolho...
Ficou deliciosa!!!!
Minha irmãzinha disse que ia apenas exprementar porque tinha alho e ela não gosta, acabou repetindo o prato duas vezes!!!
Um sucesso!!!

Akemi disse...

Oi, Dani! Tudo bem?
Não pude deixar de sorrir com a estória mas não deixa de ser uma grande vitória, repolho e alho fazem bem para saúde!
Obrigada por retornar e contar sua experiência com a sugestão!
Bjss e um ótimo feriadão!

OmarOmbre disse...

Poxa, adorei a receita e é bem simples mesmo, eu estou começando agora a cozinhar e estou aprendendo muito sobre algumas receitas de repolho e muitas outras nesse site. Estou começando a gostar cada vez mais de cozinhar.

Unknown disse...

Oi Akemi! Gosto de repolho de qualquer jeito, mad está receitinha simples e barata ficou divina.... acho que vou comer até de sobremesa!😁😁 pasta acompanhar a salada de repolho, fiz polenta com farinha de milho e moela bem temperada com vinho tinto seco! Ficou divino!

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails