sábado, julho 28, 2012

Pudim de caneca no microondas


O que fazer quando bate aquela vontade urgente de comer alguma coisa doce? Encontrei a resposta aqui e fui correndo pra cozinha experimentar! Segui a receita à risca e infelizmente deu "zica"! :(
Meu caramelo não se formou no tempo da receita, precisei de 1 minuto a mais. Já o pudim, deixei os 2 minutos da receita e o leite vazou, borbulhou e talhou. Mesmo assim provei e como estava muito bom refiz o pudim tomando mais cuidado com o tempo e aí deu tudo certo. Conforme sugestão da autora da receita, no inverno pode ser comido até quentinho e como ontem à tarde deu uma boa refrescada na temperatura, experimentei e não é que é gostoso! :D
O pudim feito com açúcar fica com textura lisinha, como um flan mas eu achei que com 2 colheres de sopa do nosso açúcar de cana ficou doce para o meu paladar (o açúcar do Japão é feito com beterrada e é menos doce). Fiz com 1 colher depois e aí já achei que ficou de menos (rsss). Da próxima faço com 1½ colher de sopa e chego na doçura do meu gosto!
Experimentei fazer também com leite condensado e ficou perfeito, com furinho e tudo! :)
Para quem está sozinho e quer alguma coisa doce e rápida, esta é uma ótima sugestão! O leite pode ser substituído por leite de soja também. Para mudar o sabor, pode-se adicionar café ou fazer uma infusão com chá e eu já estou pensando em colocar um pouco de leite de coco ou calda de chocolate... hummmm! :)


Tudo o que você vai precisar é:

1 caneca de 350ml de capacidade que possa ir ao microondas
1 colher (sopa) de açúcar para o caramelo
1 colher (chá) de água
130ml de leite (½ xícara+1 colher de sobremesa)
2 colheres (sopa) de açúcar ou leite condensado
1 ovo
essência de baunilha a gosto


Na caneca, coloque 1 colher de sopa de açúcar com ½ colher de chá de água. Gire a caneca para misturar os dois até formar uma pasta.
Leve ao microondas em potência alta por 1 minuto. Depois vá aquecendo de 20 em 20 segundos até caramelizar. Experimentei deixar 1 minuto direto e acabou queimando, por isso faça aos poucos.
Tire a caneca do microondas e junte mais ½ colher de chá de água (vai borbulhar, cuidado). Gire a caneca para envolver e retorne mais 10 segundos no microondas para terminar de derreter. Reserve.
É bom lembrar para apoiar a caneca num descansa panela ou prato e não direto no granito ou outra superfície fria toda vez que tirar do microondas para não dar choque térmico.
Se o leite estiver gelado, aqueça rapidamente no microondas por 20 ou 30 segundos pelo mesmo motivo.
Bata o ovo com fouet, junte o açúcar ou leite condensado, o leite e a baunilha. Bata bem e peneire na caneca.


Leve ao microondas em potência média por 1 minuto. Se continuar líquido, deixe mais 30 segundos mas fique de olho.
A mistura vai borbulhar e vai se firmar no centro como um pequeno "vulcão". Deixe mais 3 ou 5 segundos. Ainda vai ter leite em volta mas está ok. Tire do microondas e coloque sobre uma toalha. Cubra imediatamente com filme plástico e envolva a caneca com a toalha. Deixe abafado por 10 minutos.
Depois deste tempo, pode desenformar e comer quentinho se quiser ou espere esfriar para levar à geladeira. Se quiser pode fazer o pudim na potência alta mas fique de olho para parar no primeiro instante que ameaçar borbulhar.


Um ótimo domingão pra todos e vamos torcer pelos nossos atletas! :)

38 comentários:

Ana disse...

Nossa, essa eh novidade Akemi!
Que legal, vou testar para meu marido q adooora um pudim :-)
Sera q fica bom com leite de soja? (ou de amendoas, ou de coco...) Ai Matheus tbem iria poder experimentar. Se eu testar te conto!
Beijos
Ana

Letrícia disse...

Aff, esse é o tipo da receita que a gente não sabe se é bom ou não conhecer (vai que eu desando a fazer pudim todo dia). De qualquer forma, está gravada - por mim e pelas lombrigas pudinzeiras que moram comigo.

Beijos!

Ana disse...

Ihhh, ja fiz! hahaha!! Estao enroladinhos na toalha Akemi, e os meninos querem comer frios, entao vou esperar amornar um pouco e colocar na geladeira.
Temos sobremesa para hoje a noite, depois te conto como ficou!
Beijos
Ana

Ps: fiz um deles com leite de soja, experimentei morninho dos dois e achei uma deliiicia!

Unknown disse...

Nossa que prático Akemi! Gostei!!! Vou tentar fazer!
Bjs
Mel

Akemi disse...

Ana, levei o maior susto com sua rapidez! rsss
A Cris tbm fez e está esperando os 10 minutos. Espero que vcs gostem da sobremesa! ;)

Lê, pior que é verdade viu! Nem te conto quantos pudins já fiz! kkkkk

Mel, experimente qualquer hora, é bem facinho e rápido!

São Ribeiro disse...

E ficou uma maravilha, nunca fiz assim ,mas hei-de fazer..
bom fim de semana
bjs

Unknown disse...

Que maravilha Akemi!!!!!!Que praticidade!!!!!!!!!Seu pudim ficou tentador,claro,que vou experimentar mais essa delícia que vc coloca aqui para gente!!!!!!!bjos

Diogo Marques disse...

Mesmo com essa "pressa toda" ficou perfeito :D O microondas é de facto uma caixa de surpresas :)

Obrigado pela sugestão!

Luisa Alexandra disse...

Que apetitoso fica!

Claudia Lima disse...

O aspecto ficou muito bom, mas acho que prefiro fazer o original.
A minha mãe faz um Pudim de Chocolate em apenas 8 minutos e dá bem certinho. Eu nunca tentei.
Bom findi :)

Lina disse...

Olá, Akemi! Que descoberta deliciosa! Fui ao link da receita, mas só consegui "ler" as fotos, ih, ih!Ainda bem que você fez esta receita para nós, vou experimentar brevemente!
Beijinhos

Megumi disse...

Humm...pudim é tudo de bom!
Um ótimo fim de semana pra vcs,bjss!

Ana disse...

Akemi, ficou super gostoso, meu marido adorou!! Te mandei uma fotinho do nosso por e-mail, depois me diz o q achou!
O meu ficou lisinho por fora mas cheio de furinhos por dentro. O do site japones esta tao lisinho, hehe!
Obrigada por dividir mais uma receita deliciosa com a gente :-)
Ana

grazi disse...

miammm!!!!

Renata disse...

Akemi, que ideia legal! Pra mim, só teria um problema: eu nunca me contento com somente uma porção de pudim kkkkk

Valentina disse...

VC sabe que quando estive no Brasil ganhei um pudim de uma vizinha que tem maos de fada, e ela o tinha feito na panela de pressao? Absolutamente show. Se quiseres posso pedir a receita. Fiquei realmente com vontade de pudim pois a foto está tao linda.

Vanderleia disse...

Ai Akemi, só você pra me dar um motivo para não deixar de comer um pudim a toda hora que der vontade.
Essa receita é um perigo de tão fácil.Adorei.Mas terei que me controlar para não comer um todos os dias.Beijos e bom domingo.

Josy disse...

Akemi adorei essa receita, as vezes estou sozinha e com uma louca vontade de fazer um doce, e essa receita achei demais, vou levar e fazer as duas versões. Pra mim é novidade e novidade das boas, as fotos estão ai pra comprovar. Ficaram perfeitinhos. Amei. Bjocas

Fabiola disse...

Akemi, maravilhosa receita, amiga!
Fabiola

Cristina disse...

Agora está ficando perigoso, bolo de caneca não gostei, inclusive tenho um post sobre ele!rs, mas o pudim me parece delicioso e com furinhos que eu amo!Obrigada por partilhar essa pequena maravilha!!
Bj e uma ótima segunda-feira pra vc!!

Sabrina disse...

Eu já fiz torta de caneca, mas pudim ainda não...Vou experimentar e levar pra minha vó que ama pudim...rs

ThassilaVieira disse...

Estou tentando fazer um agora!
Mas não sei se meu microondas está no fraco...ou o que...mas tive que colocar mais uns bons minutos além do que falou.
Estão enroladinhos agora, e espero que fique gostoso!!!
Se sim, vai para o meu caderninho de receitas!!

Blog do Chocolate disse...

Que belíssima sugestão Akemi, já tinha experimentado fazer bolos de caneca, mas pudins não.

Parece-me uma óptima idéia, vou testar !

Beijinhos e obrigada pela idéia !

Isabel

Dafne Augusto disse...

Como assim eu posso fazer um pudim em 2 minutos no microondas e nunca ninguem me disse isso???
Maravilha essa receitinha/dica.
Vou anotar e testar quando bater aquela vontadinha de doce

Um beijo

Denise Rocha disse...

Oi kerida, passando por aki, me deparo com essa maravilhosa novidade. e fui logo fazer o teste. Nossa, adorei ja fiz ja comi e ja postei ele no meu blog tbm. Obrigada por compartilhar com a gente essas delicias.
Um abraço e um bom fds.

Téia

Coca disse...

menina, olhei e resolvi fazer... AMEEEI ficou ótimo!! deu super certo!!!

Anônimo disse...

No Japão existe leite condensado?

Akemi disse...

Sim, tem em lata e bisnaga de duas marcas: Yukijirushi e Meiji.

Aliádine disse...

Acabei de fazer. Estou aguardando os 10 min. Caiu como uma luva, pois é ma receita rápida, fácil e barata. Estou grávida e isso vai saciar minha vontade doida de comer pudim.

Aliádine disse...

2 colheres de açúcar ficou doce mesmo. Vou tentar fazer com menos.

Júnior disse...

Minha calda ficou aguada e sem gosto, devia ter posto menos agua e mais tempo no microondas. O pudim também ficou sem gosto, acho que foi pela falta da essência de baunilha, mas ficou na consistência certa. Da próxima vez é só acertar esses detalhes, boa receita.

Unknown disse...

Aliádine disse...
Acabei de fazer. Estou aguardando os 10 min. Caiu como uma luva, pois é ma receita rápida, fácil e barata. Estou grávida e isso vai saciar minha vontade doida de comer pudim.
Resep Masakan Gampang

jkMac disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
jkMac disse...

Eu acrescentei coco no meu, ficou bacana! :)

Juan disse...

odiei. segui a risca e a receita não deu ponto, ferveu e sujou o microondas todo.

Ray disse...

já tentei 5 vezes fazer e em todos "criou" muita água e se desmanchou todo. tem alguma dica do que eu possa estar fazendo de errado para que eu possa dar certo da próxima vez?? adoro essa receita porque posso usar leite sem lactose, pois tenho intolerância e sempre fico só na vontade rsrs

Akemi disse...

Juan, talvez a caneca que vc usou tenha sido pequena para ter transbordado. Tente fazer numa caneca de capacidade maior da próxima vez!

Ray, não sei o que pode estar dando errado no seu pudim. Ele realmente solta um pouco de água mas não se desmancha ... o leite condensado e leite sem lactose talvez tenham uma composição diferente e pode ser que o interfira no resultado.

Unknown disse...

Kkkkkk mto boa tb divido minha casa c/ as lombrigueiras to rindo sem parar 🤣😂

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails