quinta-feira, julho 05, 2012

Pão torcidinho com batata doce


Adorei a massa super macia deste pãozinho e ainda que você não aprecie doce de batata doce no recheio como eu, pode muito bem aproveitar a idéia desta modelagem para usar qualquer outro recheio pastoso que goste como doce de leite, nutella, geleias mais firmes ou mesmo versões salgadas como presunto picadinho ou frango desfiado misturados com requeijão! Para pães salgados, sugiro diminuir o açúcar e aumentar levemente o sal.

* xícara medida 240ml

Massa:
1⅔ xícara de farinha de trigo (200g)
2 colheres (sopa) de açúcar (20g)
1 colher (chá) rasa de fermento seco para pão (3g)
uma pitada de sal
110ml de leite morno (usei um pouquinho a mais)
1/2 ovo grande batido (30g), reserve a outra metade para pincelar os pães)
2 colheres (sopa) rasas de manteiga amolecida (25g)

Recheio:
100g de batata doce (1/2 unidade média) cozida e amassada e adoçada a gosto com açúcar (usei 1 colher de sopa) e uma pelotinha de manteiga (coisa de 1 colher rasa de chá) ou mesma quantidade de outro recheio pastoso de sua preferência

Prepare a massa como está acostumado. Eu coloquei metade da farinha, fermento, açúcar, leite e ovo numa vasilha e misturei vigorosamente com uma espátula até formar uma massa homogênea e viscosa. Se estiver muito dura ou seca, acrescente um pouco mais de leite (eu coloquei mais 1 colher de sopa), mas não pode fircar uma massa rala. Junte o restante da farinha, sal e manteiga. Misture com cuidado até toda a farinha ser absorvida e vire na mesa. Comece a sovar a massa. Não acrescente mais farinha, sove bastante para secar a massa, limpando a mesa e as mãos com uma espátula sempre que necessário até a massa soltar das mãos e ficar lisa e elástica (uns 10 minutos).
Modele numa bola e coloque numa vasilha levemente untada com óleo. Cubra com filme plástico e deixe descansar até dobrar de volume (40 a 50 minutos).
Dê alguns leves soquinhos na superfície e tire a massa da vasilha. Divida em 8 porções iguais e modele cada uma em bolinhas. Cubra com pano de prato molhado e bem torcido e deixar descansar por 10 minutos.


Pegue uma bolinha (foto1) e com um rolo levemente enfarinhado, abra num retângulo de 14x10cm (foto 2). Espalhe o recheio em 2/3 da superfície (foto 3) e enrole como rocambole (fotos 4 e 5). Feche bem a emenda (foto 6). Com a emenda para cima, faça um corte no meio do rolinho com uma espátula ou faca, sem cortar as pontas (foto 7 e 8). Passe uma ponta por dentro do corte 3 vezes seguidas (foto 9). 


Arrume os pãezinhos modelados numa assadeira untada e enfarinhada (usei folha teflonada), cubra com filme plástico bem frouxo e deixe crescer até dobrar de volume (uns 30 minutos). 
Pincele levemente com o resto do ovo batido reservado e polvilhe gergelim preto se desejar. Se utilizar outro recheio doce pode polvilhar com coco ralado, granulado de chocolate... e no caso de salgado, outras sementes ou ervas.
Leve para assar em forno pré-aquecido a 190˚C por cerca de 20 a 25 minutos ou até dourarem.

Para o recheio, depois de amassar a batata doce e ainda quente, junte o açúcar e manteiga. Misture e prove se está do seu gosto. Deixe esfriar e utilize na receita.


Um ótimo dia para todos! :)

16 comentários:

Sabor no Prato disse...

Ficaram lindinhos e parecem bem macios. Comeria um agorinha mesmo :)

Abraços, Fabiana.
http://sabornoprato.blogspot.com.br

Jo Turquezza disse...

Oi Akemi, que lindo e delicioso heimmmm! Vi lá no Face da Amehlia e corri para ver.
Beijos.

Carla Colombo disse...

que paozinho mais lindo! amei!

maria cristina disse...

Muito bom esses pãezinhos. Parabéns.

Fê Dayrell disse...

Akemi que loucura estes pãezinhos ficaram lindos e com aparência delicioso. Comia uma agora mesmo.
bjo

Teresa Newman disse...

Meu Deus e agora, a gordinha aqui vai ter que fazer esse pão e esquecer que tem que começar a dieta.rsrs

Claudia Lima disse...

Os pães ficaram lindos!
Eu teria que trocar o recheio, pois não gosto de Doce de Batata Doce.
Uma vez passei uma tremenda saia justa, quando me ofereceram este doce. Eu nunca havia comida e tentei comer para agradar, não conseguia engolir...
Acho que Doce de Leite ou Goiabada seria uma troca excelente.
Bjs :)

Akemi disse...

Fabiana, obrigada!

Jô, bom ter vc de volta aqui! ;)

Carlinha, obrigada!

Maria, obrigada!

Fê, vc ainda faz cerimônia! Nem conto quantos comi logo que assaram! :-O

Teresa, deixa a dieta pra segunda!!! ;)

Claudia, que situação! É muito ruim mesmo ter que comer algo que não gosta por educação, já passei por isso tbm! Com goiabada deve ficar ótimo!!! Se fizer me conte depois!

Cristina disse...

Oi Akemi, menina me apaixonei por esses pãezinhos...são lindinhos!!NUnca provei doce de batata doce, pelo menos não feito em casa, achei muito diferente e interessante.O Senhor que me perdoe, mas terei que cometer mais esse "pecado da gula"!
Amei, amei!!
Bj e uma ótima tarde para vc!!

Ana Claudia disse...

Akemi, comia bem um agora...que lindos que ficaram!
Beijos
Ana Claudia
www.anaclaudianacozinha.blogspot.com.br

Andréa Santana disse...

AKEMI,
QUE CAPRICHO! QUE LINDOS!
ESTA RECEITA NÃO DÁ PRA PERDER, ADOREI O CHEIO, TUDO PERFEITO!

BEIJINHOS ♥

Renata disse...

Lindos demais, Akemi! Parecem super profissionais! Acho que eu adoraria o recheio de batata doce :o)

Josy disse...

Que lindos seus pãezinhos Akemi, devem ter ficado super macios por causa da batata doce. Adorei a forma como foram feitos, muito bem explicado. Vou levar a receita. Obrigada pela força e carinho amiga
Bjos, excelente final de semana

Fabiola disse...

Akemi, que receita deliciosa. Ficaram lindos!!! Muito mimosos. Tê indo conferir a receita de acelga recheada, acho que sai esta semana das minhas panelas!
Beijos mil
Fabiola

Priscila Beneducci disse...

Receita genial Akemi, vc inovou mesmo, adorei,

Gina disse...

Akemi,
Fico uns dias fora e quando venho tem muita coisa boa por aqui. Que pão interessante!
Menina, só aquele post sobre o Carneiro no Buraco me tomou 3 dias de preparação. Dá pra pensar em fazer posts diários? Pra mim não dá, minha amiga...rs!
Bom final de semana!

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails