terça-feira, julho 03, 2012

Pão de queijo do Viena



Revirando minhas receitas favoritadas a long long time ago, encontrei este pão de queijo que na época que a Miki publicou ainda estava no Japão e sem acesso ao queijo minas meia-cura. Deixei de lado e acabei até esquecendo, que injustiça!
Estes pães de queijo não são do tipo que crescem muito mas são bem macios, de casca fina e miolo "chicletoso"!  Se fosse para fazer uma comparação, lembram motis (bolinhos japoneses de arroz socado)! Para quem gosta deste tipo de textura é um prato cheio! A espera para usar o queijo certo também valeu a pena. O meia-cura tem sabor único, difícil de ser substituído. Para minhas leitoras do Japão que quiserem preparar, recomendo diminuir a quantidade do queijo (para não ficar muito gorduroso) e misturar queijo para pizza e um pouco de parmesão ralado.

400g de batata cozida e amassada
500g de queijo minas meia-cura ralado
450g de polvilho doce
2 ovos
1/2 colher (chá) de fermento em pó
1/2 colher (chá) de sal
75ml de óleo
75 ml de leite quente (usei um pouco mais)

Bata os ovos, fermento, sal e óleo numa vasilha e reserve.
Misture o polvilho com queijo e junte a batata amassada. Mexa e faça um buraco no meio. Coloque aí a mistura de ovos. Misture bem e despeje o leite aos poucos.
Amasse bem até ficar uma mistura lisa e maleável. Conforme for, pode usar mais ou menos leite.
Faça bolinhas com as mãos untadas com óleo (não foi necessário) e vá distribuindo na assadeira. Deixe um pequeno espaço entre uma bolinha e outra.
Leve para assar em forno pré-aquecido a 180˚C por cerca de 20 a 30 minutos conforme o tamanho das bolinhas ou até dourar levemente.

               

Uma ótima terça para todos! :)

19 comentários:

Sabor no Prato disse...

Hummmm, que delícia! Esse pãozinho de queijo está com um aspecto bem saboroso!

Um abraço, Fabiana.
http://sabornoprato.blogspot.com.br

Inessa disse...

Nossa, que receita inusitada! Não tem a etapa de escaldar! Adoro essa consistencia "chicletosa", vai ser a proxima receita de pão pra testar!
bjo

Sabores Autenticos disse...

Hummm, que delicia de pãozinho!
Bjs

Lu Westphal disse...

deve ter ficado delicioso.
eu adoro rechei chicletoso.hehe
Beijos
boracozinhar-lu.blogspot.com

Claudia Lima disse...

Ai que vontade que deu!
Adoro um bom Pão de Queijo.
Bjs :)

São Ribeiro disse...

ADORO PÃO DE QUEIJO E ESTES FICARAM BEM LINDOS.
BJS

Renata disse...

Bela recepção, Akemi, para quem tá voltando de um longo "jejum" rsrs. Amo pão de queijo, vc sabe, né? Não conhecia a versão com batata, que interessante!
Adorei o calor do seu comentario no meu blog, me senti verdadeiramente abraçada :)
Quanto ao Bibimbap, da pra fazer sim, acho que a panelinha de barro nossa vai servir, assim que eu experimentar, te digo.
um beijo grande!

Cristina disse...

Oi Akemi, sou fã de pão de queijo de tooodos os tipos...esse é mais um para minha lista!rs,
Bj e boa quarta-feira pra vc!!

Akemi disse...

Fabiana, obrigada!

Inessa, a massa é bem facinha de fazer e mais ainda de comer! :P

Lurdes, obrigada!

Lu, as batatas garantem a textura e maciez desses pãezinhos! Experimente qualquer hora!

Claudia, não passa vontade, faça que não vai se arrepender! ;)

São, obrigada!

Renata, querida, vc fez falta na blogosfera não só pelas receitas mas pela simpatia e delicadeza com que trata todos os seus leitores! Fiquei verdadeiramente feliz com seu retorno!

Cristina, estou chegando a conclusão que somos cabeças-gordas gêmeas viu! rsss

Trainee de Cozinheira disse...

Oi Akemi, diferentão esse pão de queijo, fica bem branquinho né?!, parece bem gostoso, e com o famoso cafézinho, deve ficar ótimo!
À propósito o peixe é bem grande mesmo e gorduroso, e como eu ando naquela fase do enjôo absoluto coloco mesmo a cachaça para tirar o gosto forte. Beijos e obrigada pelo carinho de sempre!
Maura

Megumi disse...

Adoro pão de queijo e um dia ainda provo esse queijo meia cura!!!Ta super delicado Akemi. Mas por enquanto vou me virando com a mucarela daqui mesmo,rsrs, que fica bom tb...Bjkas!

Ameixinha disse...

O interior chicletoso é tão bom :) Abraços para vocês e os animais de estimação!

Unknown disse...

Oi Akemi! Gostaria, primeiro, de parabenizar o ótimo trabalho que você tem feito com o blog! É um dos melhores que eu acesso, sem dúvida.
E ele serviu de inspiração para que eu me metesse a tentar um também, o http://jovemfoodie.blogspot.com.br/ , onde eu vou falar sobre culinária e gastronomia, mas também de resenhas de restaurantes, de notícias do mundo e da industria alimentícia, entre outras curiosidades... O que você acha de uma parceria? Seria uma honra imensa participar da blogosfera com seu blog!
Aguardo resposta

Kamy Mortari disse...

Aí aí aí que delícia!!! Assim que tiver mais tempo quero fazer estes pães de queijo!!! Eu amo eles com esta textura molinha.... Vou ter que improvisar no queijo, é claro, mas até que encontrei um queijo saloio (o termo é equivalente a caipira) aqui em portugal que lembra muito o queijo de minas.... vou experimentar com certeza!!!

miki w. disse...

akemi querida!

nossa, ohisashiburi messssmo :)
que bom que vc se lembrou desta receyta e a testou, faz mesmo muito tempo.

eu a repeti no começo do ano (tb faz tempo) e ainda tem umas últimas bolinhas congeladas hihihi - para momentos de ifigênia atacada :)

apesar de eu ter sumido, saiba que eu carrego vc no coração, sempre! aliás, tem uma fotinha no meu celular que tou ensaiando pra te mandar e não mando nunca (shame on me!), acho q vou aproveitar a deixa e fazer isso agora, senão vc já viu né...

saudades dos tempos em que eu alimentava adequadamente o cabeça-gorda! agora ele tá cheio de teia de aranha, coitado! continuo cozinhando, mas nada muito cheio de peripécias. a vida segue, a rota vai sendo redirecionada e é preciso mudar às vezes :)

espero que esteja td bem por aí! seu blog está cada dia mais lyndo

um bj no coração e um abraço sabor nuvem doce

amor, m.

miki w. disse...

esqueci de dizer! amey sua comparação com moti: é perfeyto, nunca havia pensado desse ponto de vista!

<3

Alexandra disse...

Olá!
Desejo saber se posso fazer a metade da receita.
Agradeço desde já.
Obrigada!

Akemi disse...

Alexandra, pode sim. É que eu gosto de congelar uma parte para sempre ter o pãozinho à mão na hora que bater a vontade de comer! rsss
Espero que goste desta receita! Abraços!

Anônimo disse...

Vou fazer adoro pão de queijo como mineira no meu freezer nunca falta faço e congelo.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails