terça-feira, julho 17, 2012

Pão de alho e ervas para churrasco


Depois de falar sobre lembranças ontem, a receita de hoje tem a ver com uma descoberta recente. Quando voltei do Japão há 3 anos atrás, não pude deixar de reparar na pilha de pacotes com pão de alho dispostos estrategicamente ao lado do balcão de carnes nos mercados ou nos açougues. Admirou-me a quantidade de fabricantes e mais ainda em ver os clientes levando vários pacotes para acompanhar a churrascada de final de semana. Deve ser muito bom, pensei! 
Tradicionalmente, churrasco de japonês é com oniguiri, os bolinhos de arroz mas confesso que quando experimentei o pão de alho pela primeira vez num churrasco na casa de parentes do Luiz, foi amor à primeira mordida! 
Desde então tenho procurado algumas receitas para tentar reproduzir em casa e encontrei esta. Gostei muito da massa, lembra um pão francês com casca crocante e miolo macio! Vai bem no churrasco mas cortado em fatias e torradas estão sendo perfeitas para acompanhar nossas sopas nessas últimas noites geladas! :)


* xícara medida 240ml

Massa:
400g de farinha de trigo (3 xícaras ­­menos 2 colheres de sopa)
20ml de azeite de oliva extra-virgem (1 colher de sopa cheia)
6g de açúcar (1/2 colher de sopa)
6g de fermento seco para pão (2 colheres de chá)
9g de sal (1 colher de chá cheia)
280ml de água morna (aproximadamente)
2 colheres (chá) de ervas secas a gosto (usei uma de manjericão e outra de orégano)

Manteiga de alho:
70g de manteiga (5 colheres de sopa)
2 dentes médios de alho ralados
salsinha a gosto

A massa foi originalmente preparada na panificadora. Eu fiz uma esponja como a água, fermento, açúcar e 1/2 xícara da farinha. Misturei tudo com fouet e deixei descansando por 10 minutos até espumar. Juntei o resto da farinha, sal e azeite e coloquei tudo para bater na batedeira com gancho para massas pesadas. Deixei batendo 10 minutos. No final, juntei as ervas e deixei bater só até incorporar. Se não tiver essa batedeira, sove na mesa até a massa ficar lisinha e elástica. Modele a massa numa bola e coloque numa vasilha levemente untada com óleo. Cubra com filme plástico e deixe descansar até dobrar de volume (cerca de 40 a 50 minutos).
Dê alguns soquinhos na superfície para tirar o gás acumulado e tire a massa da vasilha.


Divida a massa em 8 porções iguais (cerca de 85g cada). Modele em bolinhas (foto 1). Se a massa estiver grudenta, polvilhe as mãos com um pouco de farinha. Cubra com pano de prato e deixe descansar por 10 minutos.
Pegue uma bolinha e deixe a parte da emenda para cima (foto 2). Com as mãos mesmo, abra em formato oval (foto 3). Enrole como rocambole (foto 4) e feche bem a emenda (foto 5).
Coloque os pães modelados numa assadeira untada e enfarinhada com a emenda para baixo (foto 6). Cubra frouxamente com filme plástico polvilhado com um pouco de farinha e deixe descansar uns 30 minutos ou até dobrarem de volume.


Enquanto os pães estão fermentando, prepare a manteiga de alho. Coloque a manteiga num refratário e leve ao microondas por 30 ou 40 segundos apenas para amolecer. Junte o alho ralado e a salsinha bem picadinha e seca (enxugue em papel toalha). Misture tudo muito bem (foto 1). Despeje a manteiga num saquinho plástico limpo (usei um de celofane). Coloque o saquinho dentro de uma xícara ou copo, isso  ajuda para apoiar (foto 2). Empurre toda a manteiga para um canto e feche o saquinho com uma presilha ou nó (foto 3).


Depois do descanso, faça um talho no meio de cada pão com a ajuda de uma lâmina de barbear, estilete  ou faca bem afiada e levemente umedecida em água (foto 1). A massa estará super leve, por isso faça o corte sem fazer força. Segundo a pessoa que postou a receita, a profundidade ideal é de 5mm. Calma, ninguém vai sair com régua medindo! :o)
O ideal é que ao passar a lâmina ou faca a massa abra levemente. Nem muito raso que apenas marque a superfície nem muito fundo porque vai abrir demais no forno.
Não custa lembrar para tomar muito cuidado ao manipular a lâmina de barbear ou faca.
Corte a ponta do saquinho contendo manteiga e esprema uma porção em cima do corte feito (foto 2). Distribua igualmente em todos os pães e leve para assar em forno pré-aquecido a 200˚C por cerca de 25 a 30 minutos ou até dourarem (foto 3). Se dourarem muito rápido, cubra com papel alumínio e deixe terminar de assar. Tire do forno e coloque os pães sobre uma grade para esfriarem.

24 comentários:

Cristina disse...

Akemi, seus pães sempre maravilhosos!!Eu adoro pão de alho, em churrascos acabo comendo mais pão do que carne!rs,
Minha lista imensa dos "por fazer" vai aumentar mais ainda e vc sempre encabeçando!
Bj e tenha um excelente dia!!

Inessa disse...

É uma delicia mesmo esses pães de alho e são super viciantes! Este caseiro é perfeito, pois não tem conservantes e sal em excesso dos industrializados né?
Na primeira oportunidade vou fazer!
bjos!

Rachel disse...

Akemi, adoro aqueles pães de alho que se compra pronto e o seu está tão apetitoso que me deu água na boca.
A receita deve ficar muito boa e vou testá-la aqui, nesse fim de semana!
Bom dia para você!
Bjuss!!!

Dafne Augusto disse...

Mais uma receitinha pro meu arquivo. É tanta coisa gostosa por aqui Akemi que toda vez q eu resolvo fuçar no seu historicod e receitas sempre saio com pelo menos uams duas anotadas kkkkk
Eu amo pão de alho e no churrasco de casa o que costumamos fazer é usar pães tradicionais, passar essa uma manteiga temperada como a sua e depois assar na churrasqueira. Além de barato e pratico fica uma delícia.

Beijos

Anônimo disse...

Muito bom, receita diferente... só um aviso amigo, a manteiga no microondas devem ser 40 segundos né? É que está escrito minutos... rsrs, sei lá... vai que...
Obrigada!

São Ribeiro disse...

FICARAM LINDOS, FIQUEI AQUI A BABAR COM AQUELA MANTEIGA COM ERVAS ...QUE DELICIA.
BJ

Renata disse...

AMEI! Já tá furando a longa fila de espera na minha cozinha kkkk
Com um pãozinho desses, quem precisa de churrasco???
Obs: Na receita, vc fala para amolecer a manteiga no micro por 30 a 40 minutos (tenho certeza que são segundos)
bjssss

Gizelle disse...

Eu faço com pão francês mesmo, mas faço uma pasta de cebola e alho com manteiga, queijo parmesão ralado, bato no liquidificador e depois coloco um pouco de cebolinha e cheiro verde.
Ao colocar no pão, colocamos fatias de queijo...
Fica mto bom e faz mto sucesso.
Bjos

Fê Dayrell disse...

Akemi espetáculo este paõzinho, eu também sou fã de pão com alho e este seu parece divino.
bjo

Cristina disse...

Akemi,hoje fiz as bistecas assadas com batatas, ficaram deliciosas, amanhã mostro no blog!
Bj,

Akemi disse...

Vizinha Cristina, mal posso esperar para ver suas bistecas! ;)

Inessa, o bom de fazer em casa é que a gente controla o sal e açúcar na nossa preferência ne? Experimente fazer, sim! Espero que aprove!

Rachel, os prontos são bem práticos e gostosos mesmo! Espero que aprecie estes aqui tbm!

Augusto, fiquei curiosa pra saber que receitas têm atraído sua atenção!!! rsss E obrigada pela dica do seu pão de alho! ;)

Anônimo, ops.... obrigada pelo toque! Já arrumei! rss

São, obrigada!

Renata, sabe que é verdade? Pra que carne??? kkkkk
Menina, sabe-se lá o que a manteiga viraria nesse tempo todo no micro! rsss Dormi! rss Obrigada pelo toque!

Gizelle, que loucura deve ficar esse pão!!! Quero experimentar na primeira oportunidade, obrigada pela dica!!!

Fê, obrigada!

Josy disse...

Akemi como sempre vc nos presenteia com seus magnificos pães, adorei a receita e já estou levando. Me tira uma dúvida, vc coloca a manteiga de alho no saquinho, e só coloca a manteiga por cima, se colocarmos o bico de confeitar e encher o pãozinho com essa manteiga será que ficará muito forte? Indepedente disso deve ficar delicioso dessa forma que vc fez, pois a manteiga acaba se esparramando pelo pão na hora de assar. Affff...imaginei o aroma que ficou. Adoro pão de alho Akemi. Beijinhos

Cozinhar é Preciso - Cintya Maria disse...

Oi Akemi! Conheci o seu blog através da Sandra (a "bruxinha" do Caldeirão!) e desde então passei a admirar o seu talento! Quanta delícia encontrei por aqui... A minha lista de receitas a serem testadas só aumenta... ai... ai...rsrs.
E esse pão de alho de hoje, acho que eu até esqueço co churrasco e fico só no pão, viu?

Tá divino!!! Parabéns e obrigada por compartilhar!

Um grande abraço!!!

Vicentina disse...

Huuummm!!! devem ser deliciosos, eu adoro alho, posso imaginar o aroma deste pão assando.
Bjs e Boa Noite

Anônimo disse...

Nossa, Akemi, seus pães sempre parecem MUITO apetitosos! Sério, até eu que nao ligo muito para pão fico fascinado.
É legal quando a gente vê que o "churrasqueiro" teve o cuidado de preparar uns pães pra matar a fome dos convidados enquanto a carne assa... mas se fossem pães como esse, pra quê carne? Haha muito bons!

Megumi disse...

Genteeeee!!!Que delícia! Esse final de semana estamos planejando um passeio e esse pãozinho caiu como uma luva. Vou ver se consigo fazer!Bjkas!!!

Akemi disse...

Josy, querida, acho que injetando a manteiga deve ficar com sabor mais concentrado, acho porque do jeito que eu fiz ela tbm acaba penetrando na massa por causa do corte. Se vc preparar assim depois me conta como ficou???

Cynthia, seja muito bem vinda! Como disse no seu blog, adorei seus trabalhos e admiro demais quem tem habilidades para artes! Muito obrigada pelos elogios e espero que volte outras vezes!

Vice, o cheiro vai longe amiga! ;)

Guilherme, já eu sou doida por pão como já deve ter percebido! rsss
Obrigada pela visita!

Megumi, mas é claro que vc consegue fazer! Faz sim e depois me conta o que achou! Espero que se divirtam bastante no passeio, o verão daí é tão curto que precisa aproveitar ao máximo! ;)

Erica Cavalcante disse...

Menina esse seu blog ta digno de um churrasco gaucho maionese, pao de alho.. humm so delicia.
Agora me conta como teus paes cressem nesse frio?

Akemi disse...

Erica, meu forninho eu trouxe do Japão e é especial, tem um botão "fermentar" que aquece em temperatura bem baixinha. Mas antes dele, usava aqueles recursos de colocar a bacia com massa dentro de outra maior com água morninha ou senão esquentava o forno 2 ou 3 minutos, desligava e colocava a vasilha com massa. Outro dia vi não sei em qual blog uma forma bem interessante. Colocar a vasilha com massa dentro de uma caixa de isopor grande com 2 copos de água quente, um em cada canto, tampar e deixar lá quietinho.

grazi disse...

espetacular!!!!

Anny (Cristiane) disse...

Akemi, assim enlouqueço. AMO pão de alho. Vai pra lista. Hoje fiz mais dois pães, à noite eu posto. Beijinhos.

Vanderleia disse...

Geralmente faço a pastinha de alho e passo no pão francês e coloco na churrasqueira.Mas achei ótima a sua receita Akemi.Qdo me animar farei eu mesma o pão de alho com sua receita.
Adorei.Beijos.

Megumi disse...

Conseguiii!!!Ficou deliciosoooo...DIVINO!!!
Fiz hj pra levar amanha no passeio, que nw sei se vai rolar pq ta chovendo bastante no Japao inteiro. Mas nosso café da manha será esse pãozinho e depois vou tentar fazer seu pão petrópolis.
Feliz dia do amigo, amiga!!!
Abracossss.......

Anônimo disse...

Fiz a receita hoje pra um churrasco... o cheiro que ficou na casa é maravilhoso!!

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails