quinta-feira, julho 12, 2012

Dicas, pesos e medidas


Atendendo a pedidos antigos e recentes finalmente deixei a preguiça de lado e fiz uma pequena tabela de conversões de medidas para quem ainda não tem balança culinária! Digo ainda porque recomendo fortemente a comprar uma. Para quem cozinha é um ótimo investimento, garanto que não vai ser um daqueles trambolhos que compramos por impulso e fica encostado depois! :D
As receitas mais recentes que pedem ingredientes em gramas, já tenho escrito também em xícaras mas as mais antigas, não,  então espero que esta tabela venha a ajudar os leitores!  Aproveitei para dar algumas dicas para obter melhores resultados nas receitas e espero que possam ser de alguma utilidade! A lista de ingredientes ainda não está completa mas conforme for lembrando ou utilizando os ingredientes vou atualizando. Vocês também podem e devem me ajudar, ok?
Para visualizar as dicas e medidas, basta clicar na foto aí na barra lateral direita. Fiz em formato pdf para quem quiser imprimir mas estou achando um pouco demorado para visualizar pelo menos no meu computador. Por favor, digam o que acham ou se preferem que eu coloque um link direto para esta postagem.


As medidas foram tiradas com xícaras e colheres padronizadas, facilmente encontradas em lojas de 1,99. A xícara com ingredientes secos foi enchida às colheradas, sem chacoalhar e depois nivelada com espátula ou faquinha.

   

Se não tiver colher padrão, encha uma colher de mesa dessa maneira para obter medida semelhante.

11 comentários:

Lidy disse...

Oi Akemi.
Que lindo o que fez, adorei suas observações no pdf, que carinho, viu?
Reitero meus parabéns pelo blog e esse AMOR em fazer receitas tão gostosas e compartilhá-las.
Tudo de bom, do bem e de melhor para você e seus caros.
Bj

Renata disse...

Oi Akemi, tenho tido alguns problemas em comentar no blogger, as vezes some tudo, nao sei pra onde vai rsrs. Voltei ao seu post dos biscottis para me certificar de que meu comentário havia entrado e vi que vc ofereceu os biscottis para as amigas que te apoiaram no post anterior. Desculpe, juro que não vi quando li o post :/
Muito obrigada pelo carinho, vc é demais!
Concordo com vc, a balança na cozinha é uma preciosidade! Obrigada por compartilhar esses pesos e medidas.
bjsss

Megumi disse...

Muito boa essa idéia de fazer a tabela Akemi, pq apesar de dar certo as receitas que pego aqui, sempre fico insegura na hora de medir os ingredientes e as vezes até prefiro que venha tudo em gramas pra ser mais exato, apesar de dar mais trabalho.
Aqui ja é sexta-feira 13!!! kkk...
Um ótimo fim de semana pra vcs, bjss!

Josy disse...

Akemi querida, muito oportuno esse post, esses dias mesmo eu estava com probemas por que não achava meu medidor, aí eu não sabia se a colher de mesa era igual, agora vc explicando tirei minhas dúvidas. Obrigada Akemi, e pra mim o pdf abriu rapidinho, achei ótimo, Bjos

Unknown disse...

Akemi, ótimas suas dicas! Obrigada por compartilhar!
Bjss
Mel

Trainee de Cozinheira disse...

Boa Akemi disposição é tudo!!! rsrsrs!bjs
Maura

Leandra Ishibe disse...

muito bom,adorei Akemi! vc sempre genki(animada),parabéns pela aula,bjs

Maíra Salomão disse...

Oi Akemi,

Obrigada pelo email e pelos Biscottis. Também adoro esses biscoitos durinhos mas achava que esses eram muito difíceis. Logo vou testar.

Muita coincidência também o seu post sobre pesos e medidas porque ontem mesmo saí à procura de um medidor de xícaras com 240 mL. As receitas americanas e as suas usam essas medidas, mas já reparou que os medidores no Brasil indicam que a xícara tem 200mL? Eu passo apertado sempre porque a medida em mL nunca fica tão precisa quando se trata de 60 ou 80 mL, já que os copos medidores "pulam" de 50 a 50.

Por isso fico na dúvida quando vejo uma receita brasileira indicando xícaras, tipo o livro da Dona Benta ou a receita tradicional daquela tia velhinha... Nesses casos, eu considero a xícara como 200Ml mesmo.

Ufa, que confusão! E aproveito para perguntar: você conhece alguma loja que venda o copo medidor com a xícara = 240mL??

Beijos e bom fim de semana!

Akemi disse...

Maíra, interessante sua observação porque eu vejo que a maioria das receitas brasileiras usa a medida de 240ml como a Claudia Cozinha e a maioria dos blogs de culinária que visito. No Japão o padrão é 200ml e as gringas é de 250ml. É de dar um nó mesmo! Eu comprei o meu jogo de xícaras medidas numa loja da Rua Paula Souza em São Paulo/capital. Encontrei vendendo também nos sites do Mercado Livre, Pepper e Tupperware. Uma alternativa é pegar um copo de requeijão de vidro ou mug cup com capacidade de 240-250ml (encha com essa quantidade de água para verificar). Por essas e outras eu digo que a balança é a melhor opção! :)
Bjss e bom final de semana!!!

Vivian disse...

Olá,Akemi!

Estava procurando uma receita de bolo fofinho de laranja e achei seu blog!Quantas maravilhas por aqui!!!
Fiquei encantada com a receita de pão de ló de fubá! E vou testar!
E claro já guardei a do bolo de laranja!Parabéns é tudo lindo aqui!

Beijos!

Cristina disse...

Oi vizinha, achei ótima a ideia de uma tabela, as vezes me perco em determinadas receitas que marcam em peso, ainda não tenho balança, mas resolvo isso logo, logo!Vc sempre muito prestativa!!
Bj e ótimo sábado!!

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails