quarta-feira, julho 25, 2012

Bolo de maçã caramelada


A cozinha deu uma desacelerada esses dias. Teve alguns repetecos e até testei algumas receitas novas, só que andei numa preguiça sem vergonha e acabei não tirando fotos. Fiz um pão de forma excepcional que me arrependi de não ter fotografado, mas quero repetir em breve e prometo tirar fotos e compartilhar com vocês! ;)
Outra experiência foi este bolo, uma variação usando a mesma base daquele bolo de laranja com   uma receita de cupcakes de bananas carameladas da Carole Crema que vi no blog da Fabiana que por sua vez viu no Programa Estrelas.
Fiz a massa e depois que coloquei no forno, fiquei na maior expectativa. Estava com medo que a massa ficasse pesada ou que as maçãs e passas  afundassem, mas no forno ela foi se desenvolvendo e cresceu bem!



Logo que tirei do forno, estava esta belezura mas ainda restava saber se as maçãs e as passas não tinham afundado. Não sei vocês mas eu fico doida para desenformar logo e cortar uma fatia para ver e por conta dessa ansiedade muitas vezes desenformei bolos "carecas"! :D
Para não correr o risco, aproveitei que era hora de dar ração para as meninas e me distraí por alguns minutos. Cada uma tem seu ritmo para comer. A Zara é um aspirador, a ração some da vasilha em menos de 2 minutos. A Meg é muito agitada e quer fazer festa até na hora de comer. Já a Laika é a mais demorada e enjoada e cada refeição é um drama! rss
Retornando ao bolo, consegui desenformar sem problemas e ainda consegui comer uma fatia quentinha (a-do-ro!!! rss). O bolo ficou muito macio e úmido e não é muito doce. Ficou perfeito para comer no café da manhã ou no chá da tarde!  E as maças e passas não afundaram! ;)

* xícara medida 240ml

Maçãs carameladas:
½ xícara de açúcar
3 maçãs fuji pequenas
1 colher (sopa) de manteiga

Massa:
4 ovos grandes
¾ xícara de açúcar
¾ xícara de óleo de canola
2 xícaras de farinha de trigo
½ colher (chá) de canela em pó
uma pitada de sal
1 colher (sopa) de fermento em pó
1 xícara mal cheia de passas escuras sem sementes (100g)
2 colheres (sopa) de rum

Para as maçãs, coloque  ½ xícara de açúcar numa panelinha e leve ao fogo para caramelizar. Deixe o caramelo escuro tomando cuidado para não queimar e tornar amargo. Junte as maçãs descascadas e raladas no ralo grosso. Misture bem. As maçãs vão soltar bastante água. Deixe apurando até ficarem macias e o caldo reduzir pela metade. Coloque a manteiga e misture até derreter. Despeje num prato e deixe amornar. Pesando, consegui cerca de 1⅓ xícara de maças carameladas (325g), mas desconte aí uma boa colherada que tirei a fim de "experimentar"(rsss).

Coloque cerca de 2 xícaras de água para ferver. Despeje as passas e espere voltar a ferver e deixe mais uns 2 minutos. Escorra, seque em papel toalha e coloque numa vasilha junto com as 2 colheres de rum.

Para a massa, unte e enfarinhe uma forma de buraco no meio de 24cm. Peneire a farinha com a canela e uma pitada de sal (reserve uma colher de sopa para envolver as passas).

Bata as claras em neve. Junte as gemas, uma por uma, batendo bem a cada adição. Sempre batendo, vá adicionado o açúcar às colheradas. Diminua a velocidade e  junte o óleo em fio e o rum das passas. Vá colocando a maçã às colheradas, em seguida a farinha peneirada, sempre às colheradas e na velocidade baixa. Adicione o fermento e bata apenas para incorporar.

Fora da batedeira, junte as passas enfarinhadas e misture rapidamente. Despeje na forma e leve para assar en forno pré-aquecido a 180˚C por cerca de 35 a 40 minutos. Faça o teste do palito para se certificar.

Tire do forno e espere amornar 10 minutos antes de desenformar.


21 comentários:

Inessa disse...

Eu também fico querendo desenformar logo que assa e muitas vezes eu nao espero, tiro um teco pra comer bem quentinho. Adoro bolo quente!
Me dá um teco do seu? Ficou lindo!
bjos

www.sosimplesassim.com.br disse...

OI Akemi,
Lendo você colocando a ração para suas "meninas", me vi colocando a ração para os meus. É uma hora sagrada pra eles e eu me divirto em ver com que expectativa eles esperam, como se viesse alguma "novidade".
Esse bolo já entrou na minha listinha para fazer logo, logo, logo.
Bj,
Lylia

Letrícia disse...

Ai, tô com água na boca! Dá pra perceber como ficou fofinho pela ultima foto.

Beijos!

Rachel disse...

Quem tem um animalzinho de estimação gosta e muito de ler coisinhas sobre eles, me diverti aqui imaginando suas meninas, cada uma com seu jeito.

Quanto ao bolo, só me faltam mais 2 maçãs...rs!
Não vejo a hora de sentir o aroma, depois te conto, tá?!
Bjuss!!!

maria cristina disse...

Nossa mãe que bolo lindo e parece muito gostoso. Parabéns para essa receita.

Cristina disse...

Olá Akemi, pena que não sou literalmente vizinha, ia querer uma dessas fatias aí, e quente tbm!rs,
Ficou com um aspecto lindo, amo quando as frutas não afundam, fica tão charmoso!
Um lindo dia para vc!!
Bj,

AndreaDomingas disse...

Akemi,

Este bolo está "a minha cara", Hahaha! Tenho que guardar esta sua receita inspirada.

Nem sei quantos bolos carecas já desenformei... e bolo quente, eu adoro também, apesar de sempre ficar com a consciência pesada, lembrando que não podia comer, porque segundo a minha mãe, daria "dor de barriga"! Típica mentirinha de mãe para que os filhos não ataquem os bolos logo de vez! :)

Bjs

Akemi disse...

Inessa, pode pegar um tecão! rss

Lylia, vc não viu quando é dia delas ganharem os ossinhos de couro, aí sim é expectativa total! rss

Lê, ficou mesmo e bolos fofinhos são minha perdição! Somem rapidinho! rss

Rachel, as meninas nos divertem de montão. Se fosse contar tudo que elas aprontam teria que montar outro blog! rss

Maria Cristina, obrigada!

Vizinha Cristina, seria um tal de passa prato pra lá e pra cá entre os muros todo dia viu mas iria adorar! :)

Andrea, o meu peso na consciência vem de comer demais mesmo pães e bolos recém assados. São minha fraqueza! rss

Andréa Santana disse...

AKEMI QUERIDA,
HOJE DEI UMA FAXINA GERAL AQUI NO MEU APTO, ESTOU TÃO CANSADA SÓ UMA FATIA DESTE BOLO FOFINHO E DELICIOSO PARA ME ANIMAR, COM UMA XÍCARA DE CAFÉ BEM QUENTINHO, DELÍCIA!

BEIJINHOS ♥

Diogo Marques disse...

Fico lindo! Com aspecto mesmo de bolo simples e delicioso, bem rústico :)

Adoro bolo de maça e assim caramelizada fica com um toque especial :)

Unknown disse...

Que delicia, vou levar a receita!
Bjs
Mel

Diana disse...

Que bolo mais bonito heim. é do tipo que não precisa de uma cobertura, ele já é especial
bjos

Josy disse...

Sou como vc Akemi, fico ansiosa para cortar logo o bolo, ou desenformar pra ver logo o resultado, por conta dessa minha ansiedade já estraguei muitos bolecos hehe.
Ficou lindo o seu e deve ter ficado delicioso ainda mais sendo de maçãs.Gostei muito. Sua meninas são como os meus,um adora come a ração em 1 minuto, o pequenino é enjoado, como só se tem muita fome, é um chatinho pra comer hehe. Bjocas

grazi disse...

Que delicia!

Dafne Augusto disse...

Minha mãe sempre briga comigo porque ela diz que comer bolo ou o pão quente dá dor de barriga kkkkkk.
Só de imaginar essa receita já da água na boca. Adoro caramelo. Tem várias bananas la na fruteira de casa. Acho que vou adaptar essa receitinha pra ver se dá certo :)

Um beijo Akemi

Cae Fernandes disse...

Minha mãe, como a do Augusto aí de cima, tb vinha com essa de não poder comer bolo quente!!rsrs
Graças a Deus aprendi a fazer meus bolos!!!! rsrrsr
Essa receita é linda e bem diferente!
Obrigada por compartilhar.
Bjooos.

Isadora disse...

tb sofro desse mal! hahaha quero desenformar quente e as vezes estrago tudo!!! adorei essa adaptação sua da receita! como sempre, seus quitutes são impecaveis!

Megumi disse...

Hummm...Delícia!!!Finalmente o tempo melhorou por aqui, então fomos ao passeio, fiz novamente os pães de alho e aproveitamos bem os dois dias de folga do meu marido. Akemi, colocar os pães de alho na grelha ficou delicioso!!! Depois de tarde, sentia falta de um bolinho como esse que vc fez,mas pra passar a vontade eu olhava pra minha barriga caindo para os lados e pegava uma fruta mesmo,rsrs!
Mas um dia provo dessa delícia.
Bjss!

Cecília disse...

Que bolo lindo! Acho q eu vou ter que testar... Rsrsrsrsrsrs!

Vanderleia disse...

Esse é o problema de se ter blog.A gente tem que se preocupar com a integridade do prato para sair bem na foto.Meu problema de esperar esfriar é que adoro bolo quente.Esse parece ficar delicioso com um chá ou uma xícara de chocolate.Hummm delícia.

ThassilaVieira disse...

Oi Akemi!
tudo bom?
Eu fiz essa sua receita... e ficou tão gostoso!
só acrescentei uma calda de chocolate, porque aqui em casa todo mundo é viciado em chocolate! rs
da uma olhadinha como ficou:
http://www.pagecook.com.br/Receita/RecipeView/8/1?idReceita=40

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails