quarta-feira, julho 11, 2012

Biscotti de damasco e castanha de caju


O que seria desta blogueira sem o carinho de cada um que deixou sua opinião sobre o chato ocorrido da receita-que-não-foi-do-gosto da criatura anônima??? Meu muito obrigada de coração a todos!!!
Águas passadas e vamu que vamu em frente! :)
Gente, não sei como eu, que adoro biscoitos crocantes, vivi sem biscotti até hoje?!?!  Fiquei apaixonada para sempre por estes biscoitos italianos que assim são chamados por serem assados duas vezes! Com certeza vou experimentar outras versões, então preparem-se! rsss
Peguei a receita deste site japonês e fica a gosto do freguês a escolha das frutas secas e nozes. O que eu tinha na mão no momento eram damascos e castanhas do caju e para mim casaram super bem! A autora diz que você pode modelar em apenas um montinho para obter biscoitos maiores e mais grossos mas eu segui sua preferência de modelar em duas porções. Os biscottis ficam mais bonitinhos, finos e crocantes! ;)

120g de farinha de trigo (1 xícara menos 1 colher de sopa)
30g de farinha de amêndoas (1/3 xícara)
3g de fermento em pó ( 1/2 colher de chá)
90g de açúcar (1/2 xícara menos 1 colher de sopa rasa)
1 ovo grande
2 colheres (chá) de leite
15g de manteiga derretida (1 colher de sopa)
100g de frutas secas e nozes de sua preferência (cerca de 2/3 xícara - usei metade damascos picados e metade castanhas de caju levemente tostadas no forno a 160˚ por 8 minutos)
1 a 2 colheres (chá) de rum escuro

Misture os damascos picados com o rum e deixe tomando gosto por alguns minutos.
Pré-aqueça o forno a 170˚C.
Unte e enfarinhe uma pequena assadeira ou forre com papel manteiga untado com manteiga.
Numa vasilha, peneire a farinha com fermento, junte a farinha de amêndoas e o açúcar. Misture e reserve.
Numa outra vasilha, bata o ovo com o leite e a manteiga. Despeje nos ingredientes secos junto com as frutas secas drenadas e nozes. Misture e depois amasse com as mãos até tudo ficar incorporado e formar uma massa homogênea. Para mim, a massa ficou boa com a quantidade de líquidos indicada, mas se ficar seca, junte algumas gotas de leite ou do rum das frutas. Divida a massa em 2 porções e despeje na assadeira. Com as mãos levemente enfarinhadas, modele em dois retângulos até chegar a 1cm de espessura.


Leve para assar por cerca de 25 a 30 minutos até ficarem corados e firmes.
Tire do forno e o mantenha aceso, diminuindo a temperatura para 150˚C.
Tire a massa com cuidado da assadeira e corte em fatias de 1,5cm com uma faca de serra. Coloque as fatias na assadeira com a parte cortada para cima e leve de volta ao forno por mais 8 ou 10 minutos ou até ficarem levemente douradas.
Deixe esfriarem em cima de uma grelha e depois guarde em latinhas bem fechadas!

* A quantidade vai depender da largura que cortar as fatias. Eu consegui 23 biscottis.

Ofereço os biscottis para Sandra Reis, Márcia, Papinha Doce, Renata, Rosangela Cunha, Mari Azevedo, Fê Dayrell,  Guilherme, Fabiola, Lu, Clarice, Lidy, Iara, Fabiana, Jour de Macaron, Cristina, Andréa, Andreia, Letrícia, Erica Cavalcante, Andrea Sweet and Saucy, Nara Serafim, Claudia Lima, Sabrina, Marcia, Josy, Re, Ana Claudia, Priscilla Beneducci, Laís Alvitos, Talita, Wair de Paula, Anny, Megumi,  Júlia, Maíra Salomão, Emília, Marcia e Camis Barbosa! ♥

24 comentários:

Claudia Lima disse...

Eu tb adoro biscottis, mas nunca fiz em casa. Vou anotar a receita.
Amei as xícaras e o guardanapo das fotos.
Bjs :)

sabrina10011 disse...

parecem muito gostosos,mas para mim que sou anciosa ,a
ponto de ficar esperando na porta do forno,acho que nao daria certo ,pois comeria esses biscottinhos antes de assa los novamente,obrigada vc pelo carinho e atençao de sempre bj fique com deus !(sou a sabryna do face do bolo de fuba facinho)

Erica Cavalcante disse...

Eu nunca comi biscotti, se nao fosse a dificuldade de achar farinha de amendoas eu faria esse fds mesmo pq adoro um biscoito crocante!!
Beijos

Renata disse...

Akemi, gosto muito de receitas que levam pouca manteiga. Muitas vezes eu me interesso por alguma mas quando chega na parte da gordura desisto. E damasco pra mim dá charme onde aparece, gosto muiiiito. Assim que tiver os ingredientes vou fazer!
bjossss

Andréa Santana disse...

Akemi querida,
obrigada pelos biscottis, estão lindos e pela receita ficaram deliciosos!
Acho biscotti, tão chic, rsrs, nunca fiz, mas uma bela receita vindo de vc não posso perder, adorei!

Beijinhos, fica com Deus!

Lina disse...

Olá, Akemi! Adorei esta receita! tem os ingredientes que gosto, acho que é desta que farei estes biscoitinhos que adoro!

São Ribeiro disse...

NUNCA FIZ MAS QUANDO VEJO FICO COM MUITA VONTADE DE FAZER.
OS SEUS FICARAM LINDOS .
BJS

Megumi disse...

Ohh...querida Akemi, obrigada!Parecem deliciosos e pode ter certeza que farei esses biscoitinhos tentadores!Como vc sabe, amo tudo que tem fruta, fresca ou seca. Abracos!!!

Renata disse...

Não é de hj que tenho vontade de experimentar fazer os famosas biscottis. Arrasou, Akemi! Estão lindos, a combinação de sabores parece perfeita!

Re disse...

Obrigada pelos biscottis, com certeza devem estar uma delicia. Bjsssssss

Cristina disse...

Akemi, obrigada pelos biscottis...adorei!!
Eu já os preparei uma vez e achei-os realmente deliciosos, fizeram sucesso num jantar com amigas, sem falar que são "elegantes", ainda mais com damascos!
Estou preparada para novas versões, manda aí que a gente ama!!
Bj e uma ótima noite pra vc!!

Anny (Cristiane) disse...

Akemi, obrigada pela "oferta" dos biscoitos, Achei muito fofo da sua parte. REceita anotada.Beijos

Josy disse...

Akemi querida, que delicia chegar aqui e encontrar esse carinho, obrigada. Ficaram lindos, e damascos com castanhas de caju foi uma combinação perfeita, damasco combina com a maioria das castanhas né? Fácil de fazer, bem explicadinho, só tem um porém, não sei se na hora do corte vou resistir e roubar uns antes de irem para o forno novamente hehe. Adorei a receita, uma excelente sugestão também para fazer no final do ano com frutas secos da época, colocar em latinhas e presentear a familia. Mais uma receita que vai pra minha cozinha. Obrigada. Bjocas

Anônimo disse...

akemi, tava doida pra faazer algo croc croc neste fds, deve ser o frio! Reecita anotada....
bj
Mari-chan&pedrinho

grazi disse...

Estão lindos!!!!

Diana disse...

VOu te fazer uma visitinha, só pra comer esses biscoitos. rsrsrs
Nós da blogosfera sempre sofremos com comentaros de anonimos, e são em geral comentarios agressivos e chulos.
bjos

Diana disse...

VOu te fazer uma visitinha, só pra comer esses biscoitos. rsrsrs
Nós da blogosfera sempre sofremos com comentaros de anonimos, e são em geral comentarios agressivos e chulos.
bjos

Fleur disse...

Nossa que cara ótima! Assim vc mata a mamãe rsrsrs. Deve ter ficado divino. Parabéns!

Teresa Rocha disse...

Por favor qual é a quantidade que essa receita dá.

Akemi disse...

Teresa, eu consegui 23 biscottis!

Silvia Yukie disse...

Olá Akemi. Também nunca comi biscotti
e minha mãe vai fazer pois parece uma delícia. Aliás sempre que ela precisa de alguma receita vai direto no seu blog e tudo fica muito gostoso. Um beijo.

www.sosimplesassim.com.br disse...

OI Akemi,
Lindos e deliciosos biscotti.
Que linda homenagem você fez oferecendo-os a nossos amigos da blogosfera. São tantos, que temos que fazer várias receitas....
Bj e bom fim de semana,
Lylia

Valeria disse...

Akemi querida!esse biscotti vai para minha lista de receitas por fazer porque você sabe que ainda tem aquela minha lista de bolos de fubá daqui do PG que ainda vou fazer todos!!
Para Nooooossa Alegria existe você e o PG e quem bota fora receita sua é porque não serve para cozinhar não amiga!
Bjs amiga
Papos de Anjo!!

Vanderleia disse...

Adoro damasco.Esses biscottis ficaram com uma aparência de sequinhos e crocantes.Fiquei com vontade.Bjos.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails