terça-feira, março 27, 2012

Pão Integral com leite


Chocolate é muito bom mas depois da overdose de ontem, vamos voltando à realidade e à rotina! rss
As minhas urticárias diminuíram bastante desde que comecei a consumir pão caseiro além de outras trocas como voltar a tomar leite de saquinho! Infelizmente para mim, com a praticidade do leite em caixinha é gritante a quantidade de marcas oferecidas em comparação ao de saquinho. Desavisada comprei um na padaria aqui perto de casa e "irk"! Ô leitinho ruim! Agora preciso me deslocar até um supermercado maior para adquirir um leite mais saboroso. Além disso, onde é que se encontra hoje em dia aquelas jarrinhas próprias para colocar o leite de saquinho, hein??? :(
Contratempos à parte, tem sido prazeiroso assar pães para comer ao longo da semana. Estou conseguindo testar receitas que há muito tempo estavam na longa lista por fazer. Esta é uma delas. Lamentei não poder mais consumir oleaginosas. Se algum dia resolverem fazer estes pães, coloquem as castanhas porque tenho certeza que ficarão mais nutritivos e saborosos! ;)


* xícara medida 240ml

1½ xícara de farinha de trigo integral
2 xícaras de farinha de trigo
2 ovos pequenos ou 1 grande
2 colheres (sopa) de açúcar
1 colher (sobremesa) de sal
200ml de leite morno (usei 250ml)
2 colheres (chá) de fermento seco para pão
3 colheres (sopa) de manteiga sem sal derretida e morna

Coloque todos os ingredientes, menos a farinha branca, numa vasilha grande e misture até incorporar. Vá adicionando a farinha branca aos poucos até dar ponto de sovar. Despeje na mesa e sove bastante (cerca de 15 minutos) até soltar das mãos e ficar lisa e elástica. Se tiver uma batedeira potente bata com o gancho de massas pesadas ou coloque na máquina de pão. Com as mãos levemente untadas com óleo de canola, modele numa bola e coloque numa vasilha coberta com filme plástico. Deixe fermentar por cerca de 40 minutos ou até dobrar de volume.
Dê alguns soquinhos na superfície para tirar o gás acumulado e divida em 8 porções caso queira fazer baguetinhas como as que eu fiz. Modele em bolinhas e deixe coberto com pano de prato molhado e bem torcido. Deixe descansar por 10 minutos.
Pegue uma bolinha e com um rolo abra em formato oval. Enrole como rocambole e feche bem a emenda. Disponha o rolinho com a emenda para baixo numa assadeira untada e enfarinhada. Deixe os pães já modelados coberto com filme plástico bem frouxo para não ressecar a superfície. Depois de todos modelados e cobertos com filme, cubra com um pano e deixe fermentar por mais 30 minutos ou até dobrar de volume.
10 ou 15 minutos antes de terminar a fermentação, preaqueça o forno a 200˚C.
Antes de levar ao forno, polvilhe os pães com farinha de trigo integral e faça cortes transversais com uma faca bem afiada e umedecida com água.
Asse por cerca de 25 a 30 minutos ou até dourarem e ao bater no pão, emitir um som oco.
Tire do forno e transfira os pães para uma grade para esfriarem. Depois de frios embale em saco plástico.

* Caso queira adicionar castanhas do pará, adicione-as picadas grosseiramente na hora que abrir a massa. Espalhe-as e enrole como rocambole. Deixe fermentar e antes de assar, pincele a superfície com clara e espalhe mais algumas castanhas por cima. A quantidade sugerida é de 1½ xícara de castanhas do pará.


Maíra!!! Olha mais um pão integral para você experimentar! ;)

37 comentários:

Anônimo disse...

Oi Akemi, a blogagem coletiva do chocolate foi um arraso! Foi muito legal conhecer outros blogs, eu add todos, e pretendo vasculhar com mais cuidado depois, atras de mais receitas maravilhosas!
Abraço.
Monica/ londrina

Lylia disse...

QUe pão delicioso, Akemi! Esse vai entrar na minha cozinha, já,já.
Bj e um lindo dia,
Lylia

Fernanda Larocerie disse...

Uau, Akemi! Taí uma coisa que eu morro de vontade de fazer mas nunca tive muita sorte: pão! Adoro colocar a mão na massa, acho bacana a ideia de ter pão caseiro na mesa. É tão mais gostoso! Fiquei animada com suas fotos! Vou experimentar essa receita e espero que os meus fiquem assim tão apetitosos!
Beijo!

Inessa disse...

Ficaram lindos! Queria ter mais tempo pra poder fazer pão fresquinho sempre em casa...mas fica anotada a dica!
bjos!!

Anônimo disse...

Akemi,
Ficaram lindos!!Eu NUNCA compro pão pronto... uma das coisas que considero mais prazerosas na cozinha é preparar meu próprio pão. Também gosto de variar bastante as receitas... Muito semelhantes aos seus já fiz inúmeras vezes. O aroma que se espalha pela casa e o sabor não têm preço..além de ser infinitamente mais saudável...
Quanto ao leite só consumo o de saquinho, por não ter tantos conservantes e talvez por já estar habituada, não acho o sabor ruim...
bjs,
marlene

Tânia disse...

Oi Akemi!
Que gostoso saber que confiou na receita e aprovou. Vindo de você fico muito feliz. Obrigada, viu?
Seus pães ficaram um espetáculo.
Beijinhos

Érica disse...

Akemi saíram lindos os pães e não tem nada melhor que um pãozinho caseiro.
Acho que você encontra aquelas jarrinhas para por leite em casas de utilidades domésticas ou naquelas lojinhas de 1,99.
bjs

Fê Dayrell disse...

Akemi como sempre os seus pães ficaram demais.
Bjo

marciarocha disse...

Oiiê!! Esse pão tá com uma cara tão boa que vou faze-lo hoje a tarde!
Conheci o seu cantinho atraves da Josi,muita coisa gostosa tem por aqui.Ah, por que a sua preferencia por leite de saquinho?
BJKS!

Ginja disse...

Akemi, adorei seu pãozinho!
Perfeito para depois de uma overdose tão gulosa como a de ontem :)
Um beijinho.

Lu disse...

O Pao ficou com uma cara ótima.
eu adoro fazer pão e comer quentinho, oh delicia!
gostei muito da sua receita.
ainda nao me atrevi a fazer pao integral, quem sabe nao começo com a sua receita, né.
Beijos
boracozinhar-lu.blogspot.com

Josy disse...

Akemi como sempre mais uma delicia saindo da sua cozinha, ficaram lindos seus pães, com uma cor maravilhosa, adoro fazer pães, pra mim é uma terapia, mais o aroma que fica nas nossas casas né? Vou levar a receita, achei excelente. Beijinhos

Andréa disse...

OLÁ AKEMI!
PÃES CASEIROS SÃO TUDO DE BOM, AQUI EM CASA É MUITO DIFÍCIL IRMOS À PADARIA POIS FAÇO SEMPRE OS MEUS PRÓPRIOS PÃES. HOJE MESMO FIZ UMA FORNADA, RSRS.
AGORA ESTES SEUS PÃES ESTÃO PERFEITOS, APESAR QUE TODAS AS RECEITAS DE PÃES QUE VI AQUI NO SEU CANTINHO SÃO UM ESPETÁCULOS, DEIXA QUALQUER UM BABANDO, RECEITAS DE TIRAR O CHAPÉU.
BEIJOS

Claudia Lima disse...

Akemi ficaram maravilhosos! Sem se falar no capricho do formato.
Aqui nos EUA o leite é vendido em 1/2 galão (2 litros) ou 1 galão (4 litros) em embalagem plástica. Para evitar que azede rápido sempre transfiro para uma jarra de vidro própria para água, pois as para leite só tem com capacidade de 1/2 litro, são muito pequenas.
Bjs :)

Megumi disse...

Hummm...imagino esses pães com manteiga e geléia...adorooo!!!
Mas aproveitando as férias das criancas( haru yasumi),vou fazer algumas coisas sim...o difícil é decidir qual primeiro;)
Bjss!

Cristina disse...

Akemi,sabe que ainda não fiz pão integral, os seus estão lindos!
Desculpe pelo título errado do post, cliquei onde não devia e lá se foi, mas ainda nem estava pronto!rs...
Espero vc na quinta-feira, dia 29, esse sim o níver do blog!rs...
Bjs,

Andréia Bergo disse...

Oi Akemi, tudo bem?
Menina, fiz hoje as bolinhas de queijo que vc postou há alguns dias...
Nossa, realmente é divino!!!
Nunca tinha feito essa massa tão maravilhosa de batata.
Vou fazer coxinha a partir de hoje com essa massa, pois gostei demais.
Já fiz várias receitas aqui do seu blog... O nhoque de uma postagem bem antiga, eu tbm já fiz, e é o meu preferido!!!

Obrigada por sempre me dar inspiração.

Bjuuuuuus *-*
Andréia.

deliciart disse...

Mais um delicioso pão feito por você, adorei e irei experimentar aqui em casa pois adoro pão..beijinhos

Renata disse...

Receita vinda lá daquela fera que é a Tânia, tinha que resultar nessa delícia, né?
Ficaram lindos seus pãezinhos, Akemi! Eu sou fã de carteirinha de pão caseiro, se depender de mim, nunca tem pão industrializado aqui em casa. Também encho o meu de sementes e oleaginosas. Que pena que vc não pode mais consumí-las, mas fiquei feliz em saber que a sua alergia melhorou.

Van disse...

Bom dia Akemi!
Adoro seus pães!!! Cada um mais lindo que o outro! Já fiz o Pão Petrópolis que você postou. Ficou muito bom! Gosto muito de pão integral e essa será mais uma de suas receitas que irei testar!

Bjus

Jade disse...

Gostaria de saber se ele fica fofinho, pois toda vez que faço pão integral eles ficam duro, tanto fora como por dentro, não fica macio, até o de pacote pronto ficam duros...rsrs
Parabéns pelo site....amei!!! Aguardo retorno. Bjs

Akemi disse...

Monica, muito obrigada pela participação novamente! Conto com vc nas próximas e dedinhos cruzados agora no sábado! ;)

Lylia, querida, experimente!

Fernanda, não tem coisa melhor do que comer uma fatia de pão recém assado! Não tenha receio, bote a mão na massa!!!

Inessa, é verdade, fazer pão toma um bom tempo ainda mais agora com o tempo mais frio, mas quando puder faça sim! Pão caseiro fresquinho é bom demais!

Marlene, dependendo da marca do leite de saquinho é bem ruinzinho mas agora encontrei um que é muito bom mas só estou encontrando o integral, será que não existe mais o tipo C???

Tânia, mais uma vez obrigada por compartilhar esta delícia!

Érica, obrigada pela dica! Vou aproveitar que vou no centro hj e procurar!

Fê, obrigada!

Marcia, muito obrigada pela visita! Fiquei curiosa em saber se teve pão ontem! Depois me conta como ficaram os seus! Estou com alergia a conservantes e o leite de saquinho não tem, por isso a escolha!

Ginja, engordei só de preparar aquele post viu! rsss Agora vamos retomando a rotina!

Lu, experimente substituindo uma pequena parte da farinha branca pela integral gradativamente para ir se acostumando ao sabor. Depois vai viciar! rsss

Josy, nada como descarregar a tensão na pobre massa! rssss Se bem que estou meio preguiçosa, estou colocando tudo na batedeira, mas não espalha ta! rsss

Andréa, vou já conferir a fornada dos seus pãezinhos!!!

Claudia, mas os americanos gostam mesmo de leite! rsss Imagina guardar esses galões na geladeira, afe!!! rsss Se eu não achar a tal jarrinha para o saquinho vou apelar mesmo para uma jarra de vidro mesmo, obrigada pela dica!

Meguni-chan, nem me fala nas geléias gostosas que tem aí! Hummm! Pelo visto a cozinha vai estar a todo vapor nesse haru yasumi! ;)

Cris, pode contar com minha "presença" no niver!!! ;)

Andréia, muito obrigada por retornar e contar suas experiências! Esses bolinhos são uma maravilha sim, bem gostosos de trabalhar e mais ainda de comer! rsss E o nhoque da Lica é ótimo mesmo, nunca mais usei outra receita! É a oficial aqui! Pena que a foto não tenha saído grandes coisas mas ainda bem que vc confiou e a fez!

Deliciart, experimente sim e depois me conta como ficou!!!

Renata, imagina se uma mestre padeira como vc compra pronto??? Fico de queixo caído com os seus amiga! Ainda vou me programar melhor para fazer aquele seu pão de centeio, parece divino!!!

Van, muito obrigada por contar do pão petrópolis! Ele é muito bom mesmo! Espero que goste deste tbm!

Jade, já morri de rir com os pães integrais duros! rsss Antes quando eu comprava eu apertava sem dó os pacotes! kkkk Mas toda aquela fofora era resultado de muita química. Os pães integrais são mais firmes mesmo dependendo da quantidade da farinha integral. Quando mais tem mais firme é. Este aqui é macio mas não é fofinho, deu para entender? rss Se quiser um bem fofinho tem outra receita:

http://pecadodagula.blogspot.com.br/2012/03/bisnaguinha-integral.html

Danni e Lype disse...

Querida Akemi,
Esses pãezinhos estão com um aspecto MARAVILHOSO!!! ADOREI!!!
Levei um pãozinho comigo e como sou abusada levei a receita também (risos)...
Beijos da sua fã, Irene

Mãos de prata disse...

Este pãozinho ficou lindo e com muito bom aspeto!!!Adorei o seu blog.~Bj
Márcia

Frida Lucia disse...

Akemi, esqueci de te contar, fiz este pão esta semana, e postei no blog, quando puder dá uma olhada no comentário da minha amiga Letícia. Quando fiz o pão estava em casa, e fiquei tão feliz com o resultado que liguei para o meu marido que estava trabalhando e comentou com ela, os colegas ouviram e pediram um pedaço, mandei um pão inteiro, não sobrou nem as migalhas. Amanhã, farei novamente, simplesmente amei esta receita. Muito obrigada por compartilhar estas gostosuras.

Bjs, Frida Lucia
www.agulhascolhereseafins.com

Frida Lucia disse...

Flor as fotos estavam com problemas, não era o seu note, rsrsrssr.

Já arrumei, agora dá para ver bem.

Descobri que colocando o prato que eu fiz a massa, ou a forma depois da primeira crescida dentro de uma sacola bem fechada faz o pão crescer na medida certa.

Dica da minha mãe, aliás mãe sempre tem razão.

Bjs, adoro seus comentários.
Frida Lucia
Agulhas, Colheres e Afins

Maíra Salomão disse...

Essa foi uma das melhores (se não a melhor) receita de pão integral que já fiz. Os paezinhos ficaram fofinhos e macios e super saborosos! Vou repetir em breve!

Akemi disse...

Maíra, que delícia saber que vc testou e aprovou estes pãezinhos! Na verdade, estou com uma invejinha branca porque depois que voltei a trabalhar não tive mais tempo de fazer pão em casa! snifff.... saudades de comer um pãozinho recém assado com manteiguinha! Hummmm!!! Aproveite e coma muitos por mim ta! Bjss e obrigada pelo comentário querida! ;)

natalia disse...

Akemi, que delicia de pão. Foram meus primeiros paezinhos integrais. Amei, o maridão aprovou de montão! Vou sempre repetir essa receita, só um porém: achei que o rendimento é muito pouco sabe? a familia é grande, tals...
como faço pra dobrar a receita? a quantidade de ingredientes é só multiplicar por dois??? Aguardo essa sugestão. Obrigada!!! suas receitas são maravilhosas!

Akemi disse...

Natalia, é tão bom quando alguém retorna e conta que a receita fez o maior sucesso como foi o seu caso! :)
Para dobrar a receita é isso mesmo, basta dobrar todos os ingredientes, ok!
Bjss e boas fornadas!

Anny (Cristiane) disse...

Olá Akemi. Como sempre seu blog é minha fonte de pesquisa quando preciso de um pão com sucesso garantido. Meu marido está enjoado de pão de forma integral e me pediu um pãozinho caseiro. ONDE FUI PESQUISAR? AQUI. E achei esse lindo pão. Grata surpresa. Ele é delicoso e hoje o faço pela segunda vez em menos de 1 semana. Obrigada por suas receitas MARAVILHOSAS. Beijinhos.

Akemi disse...

Oi, Anny! Saudades! :)
Fico muito feliz em saber que continua a me visitar! E que bom que gostou e repetiu esta receita! Nada supera um pãozinho caseiro e gostoso, não é mesmo?
Obrigada pelo carinho de sempre!
Bjss

Anny (Cristiane) disse...



Akemi, querida. Sempre a visito, só que a correria do dia a dia, às vezes me impede de deixar um oi que seja. Falta irreparável. Não tenho recebido suas atualizações por e-mail, mas nunca me esqueço de você e suas delícias. Um beijinho carinho.

Anônimo disse...

Acabei de fazer esse pão. Que maravilha!fofinho, saboroso demais. Obrigada por sua generosidade dividindo a receita conosco.
Dirmasilva@yahoo.com.br

Tayuan disse...

Olá,
entrei no seu blog meio sem querer e fiquei fã das receitas.
Acabei de fazer o pãozinho integral de leite e deu super certo!
Obrigada!

Rosana disse...

Bom dia Akemi...

Fiz ontem esse pão... Ficou ótimo... Provavelmente será meu pão de sempre rsrs... Cheirinho de pão mesmo rsrs... Até então, os pães integrais q fazia ñ ficavam c/ cheiro de pão de vó sabe? rsrs

Obrigada por compartilhar.
Abraço,
Ro.

Cristina Tonin disse...

Eu fiz e ficou ótimo. Com certeza esta vai ser a minha receita de pão integral preferida. Parabéns

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails