sexta-feira, março 02, 2012

Bisnaguinha integral da Laurinha


Akemi, outro pão??? Pois é, queridos leitores, o santo padeiro baixou de vez por estas bandas. É certo que gosto um bocado de preparar pães mas o verdadeiro motivo é que de uns meses para cá adquiri uma alergia horrorosa que desconfio que seja de alguns conservantes de produtos industrializados. Já me consultei e recebi uma bela lista das comidas que devo evitar, entre eles o pão industrializado. Ainda preciso fazer os testes para saber exatamente quais alimentos têm causado essa urticária mas já cortei muita coisa da rotina alimentar. Mas tudo é adaptação e com certeza para uma melhor alimentação! :)
O pãozinho de hoje veio de um blog que eu gostava muito de visitar mas mesmo hoje continua sendo uma ótima fonte de inspiração com muitas receitas ótimas e deliciosas! Se puderem dêem uma conferida!
Ao preparar os pães pensei em duas leitoras em especial: a Maíra que já preparou muitos pães integrais daqui e outra que me escreveu a alguns meses atrás e não recordo o nome (perdão!) me pedindo sugestões para o lanche de seus filhos. Fiz em formatos mini e na hora imaginei que renderiam ótimos sanduíches para as crianças levarem para a escola ou para servir de lanche quando retornassem para casa! A massa também pode ser feita inteiramente com farinha branca e açúcar refinado. Pode ser assado como pão de forma e recheado com gotas de chocolate (como da Laurinha), açúcar e canela (como da Patricia), goiabada em pedacinhos (pensamento lariquento meu, rsss)... enfim, super versátil e garanto, deliciosa! ;)


* levemente adaptado desta receita:

280g de farinha de trigo (2 xícaras)
170g de farinha de trigo integral (1 xícara+2 colheres de sopa)
25g de açúcar refinado (2 colheres de sopa)
25g de açúcar mascavo peneirado (2 colheres de sopa)
10g de fermento seco para pão (1 colher de sopa)
1 ovo extra
240ml de leite morno (1 xícara)
1 colher (chá) de sal
60g de manteiga amolecida (4 colheres de sopa)

Prepare a massa conforme está acostumado. Meu jeito foi assim: misture as duas farinhas e divida em duas partes. Numa coloque o sal e a manteiga. Na outra, coloque o fermento, os açúcares, o ovo batido e o leite morno. Misture tudo com colher de pau até formar uma massa viscosa que levante bolhas. Conforme a farinha, pode ser necessário mais ou menos leite. Não pode ser nem muito dura nem líquida. Adicione a vasilha com o restante dos ingredientes e misture com cuidado no início. Quando toda a farinha for incorporada, despeje na mesa e sove até formar uma massa lisa e homogênea. A massa é bem boa de trabalhar, não gruda nas mãos mas mesmo assim sove pelo menos uns 10 minutos. Forme uma bola, coloque de volta na vasilha e cubra com filme plástico. Deixe descansar até dobrar de volume (uns 40 minutos).
Dê alguns socos na superfície da massa para tirar o gás acumulado e tire da vasilha. Divida em porções (fiz 32 bolinhas de 25g cada, cerca de 1 colher de sopa) e modele em bolinhas. Cubra com um pano de prato molhado e bem torcido e deixe descansar 10 minutinhos. Modele em bolinhas novamente e vá dispondo em assadeira untada e enfarinhada. Cubra com filme plástico bem frouxo e deixe fermentar mais 30 minutos ou até dobrarem de tamanho. Leve para assar em forno preaquecido a 200˚C por cerca de 30 a 35 minutos ou até dourarem levemente.


Um ótimo final de semana a todos!!!

33 comentários:

Érica disse...

Akemi, lindo os pãezinhos, amo preparar e comer pães, vou levar comigo a receita.
Um ótimo fim de semana.
bjs

Lua Limaverde disse...

Também adorava o blog da Laurinha. E esses pães ficaram lindos demais! :-)

Akemi disse...

Érica, obrigada! Experimente, a massa fica muito fofa e saborosa!

Luna, saudades da Laurinha mesmo! Uma pena que tenha parado mas felizmente deixou as receitas para nós nos inspirar!

karaimame disse...

Akemi chan, que fofinhos que ficaram os paezinhos! Integrais ainda por cima, bem mais saudáveis do que bisnaguinhas industrializadas né!
Espero que você melhore logo das alergias… (e ache o verdadeiro motivo dela!)
Oh… e a canequinha de gatinho?? Kawaiii!!!
Bjs, tenha um ótimo fim de semana !!

www.sosimplesassim.com.br disse...

Adorei o gatinho tomando leite na xícara!
São esses detalhes que tornam o seu blog especial, Akemi.
Bj,
Lylia

Akemi disse...

Lily-chan, espero mesmo que com os testes se descubram os agentes alérgicos. Enqto é só coceira dá pra aguentar, problema é virar algo mais grave ne?
Quase que essa canequinha vai pro lixo! Chegou com a base quebrada mas maridex deu um jeito e arrumou! :)

Lylia, o gato danadinho está espiando um peixinho que tem no fundo da caneca! rss

Josy disse...

Akemi querida receita de pães nunca são demais, adoro fazer pães em casa, diferentemente do meu desastre em relação a suspiros kkkk. Gostei muito dessa receita, além de gostoso é super saudável.Muito boa e ficou lindo, em tamanhos pequenos é uma ótima sugestão mesmo para lanches. Adorei seu gatinho na xícara um mimo. Espero que vc melhore logo e consiga descobrir a origem da sua alergia. Minha filha vive com alergias tbém e fez uma série de exames, depois de 2 meses de uma batelada de exames, descobriu-se que é uma alergia pisicossomatica emocional. Sim isso existe... Espero que vc melhore em breve. Bjos ótimo final de semana

Eli disse...

Akemi vc tem noticias dela? Que pãozinho mais encantador amiga, parece uma fofa almofadinha. :)

Lica

Inessa disse...

OBA OBA, Pao integral!! Mais um pra testar aqui em casa!! bjo e bom fim de semana!

Dafne Augusto disse...

PÃES INTEGRAIS TENDEM A SER MAIS MASSUDOS, MAIS SECOS, PORÉM A TEXTURA DESTE ME SURPREENDEU HEIN, PARECEM PAESINHOS DE LEITE *-*

Cristina disse...

Akemi, vc sabe que tbm amo pães, mas integral ainda não fiz, esses podem ser minha primeira tentativa!
Bj e um ótimo fds...

Karen disse...

Tá bem de pão, hein? Preciso mudar o repertório, ando repetindo sempre os mesmos!

E por falar em urticária, quando era mais nova tinha ataques de coceira com pontinhos vermelhos de vez em quando. Isso passou depois de algum tempo, mas associei a urticária aos conservantes de embutidos (linguiça, salsicha, mortadela, etc.).

Maíra disse...

Oi Akemi,

Quando vi o paozinho pensei: "oba, mais uma receita para eu testar". E qual não foi minha surpresa quando vi que você tinha mesmo lembrado de mim! O meu estoque de pães congelados está acabando, então já tenho uma nova receita para testar no fim de semana. Parece ter ficado super macio. Depois eu te conto como ficaram os meus.
Obrigada!
Beijos,

Maíra

Marly disse...

Oi, Ake,

Vamos respeitar, você está se saindo uma ótima 'boulanger'!
Estes pãezinhos além de mais saudáveis saíram também fofinhos, dá para ver através da foto.
E esta xícara de gatinho, que mimo! rsrs.
Eu até hoje sinto muita falta da Laurinha, blogueira meiga e muito competente na cozinha.
Espero, sinceramente que a sua alergia seja superada, ou contornada, rsrs.

Um beijo e bom fim de semana.

Lari/Jê disse...

Hummm

Adoro Pão :D

Bom findi!
Beijão Jê!

Renata disse...

Akemi, eu sou suspeita pra falar, pq acho que tem muito tempo que nao compro pão, já que acho que o pão feito em casa, além de ser mais saudável, é infinitamente mais gostoso. Então, só me resta dizer que adorei o seu pãozinho e fiquei com muita vontade de fazer tb :)
E aquele gatinho na xícara ta a coisa mais fofinha!!

grazi disse...

está com um aspecto fantástico!

angela disse...

a Laurinha faz falta. postei hoje lá no pitangas o seu pão petropolis.bj

São Ribeiro disse...

FICARAM LINDOS E SENDO INTEGRAIS AGRADAM-ME AINDA MAIS.
BOM DOMINGO
BJS

A Paixão da Isa disse...

ficarao 5* muito fofinhos gostei m bjs

Unknown disse...

Dia desses vou experimentar essa receita! Adoro pães caseiros. E tô querendo há tempos usar uma farinha integral perdida no armário. e eu fizer, venho contar! =)

Anônimo disse...

Akemi,

O que seria "cubra com um pano de prato bem torcido"? Fiquei sem saber como fazer essa parte :o)

Obrigada

Akemi disse...

Ops, já arrumei!

Letrícia disse...

Eu já tinha ficado com esses pãezinhos na cabeça. Depois que eles quebraram o jejum de receitas da Karen, eles viraram prioridade :-)

Beijos!

passagens baratas disse...

huuummm que delicia!

ameii o gatinho da xícara. bjs!!


Danielle Almeida

Anônimo disse...

Olá Akemi. Seus pães são imbatíveis mesmo! Adoro todos os integrais que você já postou. O pão integral com gergelim é o meu preferido. :)Seu blog ? Sem comentários . A gula não deveria ser considerada um pecado não ? Comer faz tão bem a alma, você não acha?
Abraço,
Lina

Akemi disse...

Ô Lina, adorei seu comentário! Não só concordo como assino embaixo, comer é bom demais! E aguarde que vem mais pão por aí! ;)
Bjsss

Megumi disse...

Amo seus pães Akemi, sempre dão certo!Assim que comecar esquentar faco esses aí que ja me deixou com água na boca.Acredita que nevou na semana passada?Em plena primavera e ainda se seguem os dias frios e chuvosos.ai inverno japones que nunca acaba...bjsss!

Megumi disse...

Ola!!!Td bem? Akemi, fiz as "bisnaguinhas"e dessa vez deu certo! Sábado fez um sol maravilhoso, entao aproveitei e fiz os pães. Mas como fiz as pressas fiz bem grande,que renderam somente 12 pães e ficaram deliciosos. Qd sairam do forno atacamos em seguida e que fofinho...humm...E pra janta tinha feito o hamburguer no papilote, meu marido se deliciou com aquele molhinho.Com certeza essa receita entrará para o nosso dia-a-dia. Bjss!

Maíra Salomão disse...

Oi Akemi,
Pra variar eu deixo comentário dizendo que vou preparar a receita e depois só conto para você como ficou, né? Corrigindo o erro então... Adorei essa receita. Ela fica muito saborosa mas sem ficar tão pesada quanto os pães integrais que levam sementes. A Laurinha e a vovó Dinah estão empatadas ;-)

Unknown disse...

Olá. Se eu fizer a massa de uma vez em forma de pão da certo? Ao invés de bisnaguinha seria um pão grande.

Akemi disse...

Deise, acho que não haverá problemas se vc fizer um pão grande! Boas fornadas!

Anônimo disse...

Como assim integral, sendo que vai mais farinha branca que a integral. ...

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails