sexta-feira, fevereiro 24, 2012

Pamonha assada


Adoro pamonha e achei esta receita bem fácil e prática. Nada de ralar dedo nem embrulhar na palha e o resultado lembra mesmo uma legítima pamonha! Só queria que tivesse ficado mais cremosa, como da Gina mas desconfio que tenha sido o milho bem maduro que usei ou uma colher mais generosa de amido de milho... Mesmo assim, comi uma boa porção dela ainda recém saída do forno. Delícia! Só lamentei não ter colocado alguns cubos de queijo, ficaria perfeito! ;)

* xícara medida 240ml

4 xícaras de milho verde (6 espigas)
2 xícaras de leite
1 colher (sopa) bem cheia de margarina ou manteiga
1½ xícara de açúcar
uma pitada de sal (opcional)
2 ovos
4 colheres (sopa) de amido de milho
1 colher (sopa) de fermento em pó

Corte o milho bem rente ao sabugo para ter melhor aproveitamento do amido. Coloque no copo do liquidificador junto com o leite e a margarina. Bata bem e despeje numa vasilha. Incorpore o restante dos ingredientes, deixando o fermento por último. Despeje numa forma ou refratário bem untado e cubra com papel alumínio. Leve para assar em forno preaquecido a 200˚C por 45 minutos. Retire o alumínio e deixe até dourar um pouco.


Um lindo final de semana para todos! :)

28 comentários:

Sopa Boba disse...

Me encanta la receta que te ha quedado para hincarle el diente,y las fotos,me quedo por aqui curioseando, y te invito a visitar http://unospicanyotrosno.blogspot.com/mi blog.

Unknown disse...

Nao conheço mas adorei aspecto!!
bjus
Cila

Gina disse...

Akemi, que surpresa boa encontrar uma receitinha que veio do Naco Zinha por aqui!
Depois de uma semana sem net, está difícil voltar ao ritmo, mas agora vamos em frente...
Acho que você mesma descobriu os motivos para não ter ficado cremosa, o que não invalida o sabor, que é maravilhoso do mesmo jeito. A questão do forno também conta. Agora estou de fogão novo e assa mais rápido. Da próxima vez que fizer a pamonha vou diminuir o tempo de cocção.
Bom final de semana!

Renata disse...

Acredita que nunca comi pamonha, mas acho que eu adoraria! Essa "pamonhona" ficou um tanto convidativa, Akemi!
bjssss

Cristina disse...

Eu amooooo pamonha Akemi, mas ralar e tudo o mais para poucas pessoas não anima!Amanhã mesmo irei à feira compra milho e fazer essa delícia para matar a saudade de quando comia muiiita pamonha...hummm!
Bj e um ótimo fds...

Cristina disse...

Me desculpe, mas esqueci de perguntar o rendimento, esse refratário é grande? senão terei que comer muito!rs...

Denise Rocha disse...

hummm, cheguei a sentir o cheirinho de pamonha quentinha. Deve ter ficado uma delicia mesmo. Vou ter que testar essa receitinha um dia desses.

Um abraço e um bom dia

Téia

www.sosimplesassim.com.br disse...

Hummmmmmmmmm! Na chuvinha que tá caindo por aqui, ja me deu vontade de fazer essa pamonha.
Bj, Akemi e bom fim de semana,
Lylia

Nane Cabral disse...

Que receita maravilhosa, quero testar urgentemente, rs... Um ótimo final de semana! Beijinhos, Nane www.vovoqueensinou.blogspot.com

Inessa disse...

Sem comentários ne Akemi! Super facil essa receita, não precisa ficar mexendo e mexendo na panela! bjoss

Marly disse...

Oi, Ake,

Uma delícia esta pamonha, quando me reunir com a família novamente, vou voltar a fazê-la, rsrs.

Beijoca e ótimo fim de semana, querida!

Letrícia disse...

Ai, preciso dessa pamonha para viver! Afff, tô babando de vontade!

Beijo, querida! Bom fim de semana!

São Ribeiro disse...

NUNCA COMI PAMONHA MAS PELO ASPECTO DESSA ACHO QUE IA ADORAR.
BOM FIM DE SEMANA
BJS

Flor disse...

Nunca vi nem comi pamonha, será que se pode fazer com o milho de latinha?

Tanto que eu ouvi falar de pamonha na novela Alma Gemea jajajajajaja

Beijinhos
Flor

Cris disse...

O blogue é delicioso! Pena que eu não goste de cozinhar, só de provar hehehe Parabéns, muito lindo!

Josy disse...

Akemi que delicia de pamonha, adoro pamonha, assada, sem trabalho de fazer, e deliciosa, claro que vai pra minha pastinha. Deu água na boca miga afff. Bjocas um ótimo final de semana

maria disse...

Akemi,

Que perdição... que delícia!!Eu fiz agora a tarde e não resisti esperar esfriar.Muito gostosa essa pamonha!!! Beijos.Maria.

Emília disse...

Adoro pamonha, com uns pedacinhos de queijo ia ficar muito bom! Receitinha devidamente guardada!
Bjos

Talyta disse...

Como sempre maravilhosa suas receitas!
Sera q da p fzer com milho de latinhaa?!
Bjs!

Akemi disse...

Talyta, já vi em outros blogs usando milho em lata. Experimente e depois me conte o resultado, por favor! Bjss

Renata disse...

Akemi, adoro tudo que é de milho e essa pamonnha ta tentadora...
bjosss

passagens baratas disse...

Adoro pamanho assada, fica muito bom com uns pedacinhos de queijo. Picante tb é uma delicia.


Danielle Almeida

omar disse...

Em gramas, quanto dá de milho verde?

Akemi disse...

Omar, agora não encontro mais milho verde na feira mas acredito que cada espiga média deva render cerca de 100g de grãos.

Omar disse...

Valeu!

Anônimo disse...

Gostei muito bom o sabor e espetacular danielle

Anônimo disse...

Uma delícia, mas fiz de sal e acrescentei cebolinha verde e queijo fresco ralado, ficou maravilhoso! !! Mas acredito que o fermento não tem necessidade! !!
Parabéns pela receita.

Sofia disse...

Que receita deliciosa, fiz e adorei! Estive também a ver esta versão:http://www.tudoreceitas.com/receita-de-pamonha-assada-salgada-4079.html, que me pareceu bastante boa.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails