sexta-feira, julho 08, 2011

Cupcakes de fubá com brigadeiro de milho

A Valéria do blog Papos de Anjo passou por fortes emoções recentemente. Ela mora na região mais atingida pelo terrível terremoto que ocorreu no norte do Japão em março deste ano. Passou por tempos difíceis, com falta de comida, água, luz... mas com o que tinha disponível inventou comidas que espera nunca mais ter que cozinhar. Muitas coisas ainda precisam ser feitas, a cidade foi devastada mas o sentimento de otimismo e vontade de reconstruir é grande. Aos poucos ela está refazendo sua vida e da sua cozinha muitas coisas gostosas estão saindo do forno para celebrar este "renascimento"!
Foi com alegria que vi em seu último post um bolinho de fubá cuja receita ela pegou aqui no PG! A Valéria diz que vai testar todos os bolos de fubá que tem aqui! Já perdi as contas que quantas receitas deste bolo mui amado por mim tem aqui, umas 6 ou 7 talvez? Bom, só sei que vou adicionar mais uma à lista.
Inspirei-me nestes cupcakes e ficaram deliciosos!
Por pouco não deixei os bolinhos queimarem no forno! Se tiver tempo e estômago, continue lendo, senão vá direto para a receita! rsss
Estava fazendo o almoço ao mesmo tempo que assava os bolinhos e qual foi minha surpresa ao despejar metade de um pacote de macarrão na água para cozinhar e aparecer um monte de carunchos boiando! A maioria era de carapaça escura mas tinha alguns branquinhos que acho que ainda eram "filhores", um nojoooooo!!! Arghhh!!! Tinha comprado o macarrão pela manhã e xinguei um monte o supermercado por não armazenar direito o produto!
Fui mostrar o pacote para o Luiz já decidida que ia voltar ao mercado para reclamar. Ele examinou e não achou nada. Hein??? Mas tinha um monte na panela!!! Foi aí que eu vi vários pontos escuros na massa. Quebrei alguns e o que eram estas manchas???? Dou um cupcake quem acertar!!! Yes, eram os danados dos carunchos que foram incluídos na receita da massa deste fabricante!
Desculpe o assunto nada agradável mas realmente fiquei pasma com o macarrão "recheado", foi inédito para mim, para não dizer absurdo! Para encurtar a conversa, voltei ao mercado e na hora se desculparam e pediram para eu ir escolher outro pacote de macarrão. De outra marca, claro!!! Disseram que iriam verificar os outros pacotes da mesma marca e conversariam com o representante. Eu também escrevi um email para o SAC do fabricante, vamos ver se vão me responder e qual será a explicação.
Bom, nesse auê todo esqueci os bolinhos no forno e acabaram ficando um pouco mais moreninhos que o desejado e o almoço quase acabou virando lanche da tarde! kkkkk
Apesar do contratempo, os bolinhos ficaram bem macios e saborosos e o brigadeiro de milho ficou com gostinho de curau! Os dois juntos combinaram muito bem, adorei!!!

Brigadeiro de milho:

1 lata de milho verde
1 lata de leite condensado
100ml de leite
2 colheres (sopa) de creme de leite de caixinha UHT
1 colher (sopa) rasa de manteiga sem sal
duas pitadas de sal

Escorra o milho e despreze a água. Despeje os grãos no copo do liquidificador junto com o leite e bata até formar um purê grosso. Peneire esta mistura numa panela grossa. Pode parecer que não vai peneirar mas vá apertando com uma colher e raspando o creme do outro lado. Reserve o bagaço e nem lave o copo do liquidificador. Ele será usado novamente para preparar a massa.
Na mesma panela, junte os demais ingredientes e misture bem. Leve ao fogo médio até levantar fervura, baixe o fogo e cozinhe sem parar de mexer por uns 20 minutos até ficar cremoso (ao raspar o fundo da panela, forma-se um caminho que é visível por alguns segundos antes de ser coberto pelo doce novamente).
Despeje em prato untado com manteiga e deixe esfriar.

Massa:

* xícara medidora de 240ml

2 ovos extra (60g cada)
1/2 xícara mal cheia de óleo
1/2 xícara de suco de laranja
bagaço do milho do brigadeiro
3/4 xícara de açúcar refinado
2/3 xícara de farinha de trigo
2/3 xícara de kimilho (farinha de milho em flocos finos pré-cozida)
1/2 colher (sopa) de fermento em pó

Pré-aqueça o forno a 190˚C.
Forre a forma de cupcakes com 10 forminhas de papel (6cm).

No copo sujo do liquidificador, volte o bagaço, acrescente os ovos, óleo e suco de laranja. Bata por 2 minutos.
Enquanto isso, numa vasilha grande, peneire a farinha de trigo com o kimilho. Reserve.
Junte o açúcar no copo do liquidificador e bata por mais 1 minuto.
Despeje este líquido na vasilha com a farinha e misture com fouet até ficar homogêneo. Por fim, peneire o fermento e misture bem com fouet até incorporar.
Distribua a massa nas forminhas até encher 3/4 da capacidade.
Leve para assar por 30 a 35 minutos até ficarem levemente dourados. Faça o teste do palito.
Tire os bolinhos da forma e deixe esfriarem sobre uma grade.

Quando o brigadeiro esfriar, coloque dentro de um saco de confeitar com bico pitanga grande e decore os bolinhos. Aqui eu comecei pelo centro e fui espremendo em sua volta. Depois polvilhe um pouco de canela em pó e delicie-se! ;)

Um ótimo fim de semana para todos! :)

40 comentários:

YES we Cooking disse...

Super original além de ser lindo!!! Imagino a delícia que ficou!
Beijos, Cecilia

Inessa disse...

Que lindo!
Milho é tudo de bom.

Karen disse...

Era uma massa com mais "proteína". rs

Lindos cupcakes!

Lina disse...

Olá, Akemi!Que lindos e originais cupcakes!O brigadeiro de milho encantou-me.
Beijinhos

Anônimo disse...

Olá Akemi! Parabéns pelo seu blog...gostaria de saber o que é Kimilho,desculpe mais sou leiga na cozinha...hehehe.Quero fazer essa receita que deve ficar maravilhosa,mais preciso saber primeiro né. Desde ja agradeço e fico no aguardo.

Bjinhos.

Jeanne

Lua Limaverde disse...

Nossa, me apaixonei por esse brigadeiro! Ótima idéia! :D Bjs!

Monalihsa Cávallaro disse...

Akemi, que delíciaaaaa esse brigadeiro de milho, esses cupcakes devem ter ficado de arrasar!!!!! Amei!
E quanto a história do macarrão... credooooooooo, depois vc me conta que marca é esta por favor... cruzes! Bléééé
Cada coisa que acontece né? rsrs
Grande Bjosss bom finde! =)

Akemi disse...

Cecília, obrigada!

Inessa, é verdade!

Karen, morri de rir aqui! rsss

Lina, experimente, é delicioso!

Jeanne, obrigada pelos elogios e por me dar um toque sobre o kimilho. Na verdade kimilho é o nome de uma farinha de milho em flocos pré-cozida da marca Yoki. Tem de outras marcas também como a Milharina da Quaker mas o kimilho eu acho que é mais fininho. Qualquer coisa, volte a perguntar!

Luna, é muito gostoso!

Monalisa, só comigo que acontece essas coisas, viu! rsss

Isadora disse...

Que delícia!!!!

Milho eu tb amo!!!

http://deliciasdaisa.blogspot.com/

Thiemi disse...

Oi,sou mORO no Japão tbm e tenho a mesma paixão que vc!Só agr resovi criar meu Blog,e assim posso estar mais em contato com pessoas de mesmo interesses e espero fzer muitas amizades por aqui...claro que minhas artes na cozinha não são profissionais como as suas,mas com muita simplicidade eu espero aprender muito e melhorar!Parece ótima essa receita heim!Ainda bem que os carunchos estavam no macarrão e voce pode ver antes...Acho q se eu visse esses bichinhos eu desmaiava em cima das panelas...rsrs tenho pavor desse tipo de bichinhos...rsrs um beijo

Karina disse...

Nossa, Akemi, que chato! Comigo já aconteceu com uma marca de feijão branco.. abri o pacote para usar e os bichinhos estavam lá. Conta pra gente qual é a marca desse macarrão, vai? Ah, os bolinhos ficaram lindos e estou com água na boca de vontade de experimentar o brigadeiro de milho. Beijos e bom fim de semana.

TAISA disse...

Nossa, Akemi! Tô aqui com a boca cheia d'água....rs. Ainda mais nesta época de festas juninas. Da próxima vez que fizer, manda alguns pelo correio...hehehe.

Um abraço!

Diana disse...

Receita bem criativa essa né. Parece ótima. bjos

Letrícia disse...

Que lindezas ficaram esses bolinhos, Akemi! Como fã no. 2 do fubá (a no. 1 é você ;-)), já separei esta receita para provar!

Beijos!

Valeria disse...

AKEMI minha amada!!!
Obrigada pela menção do nosso singelo cantinho Papos de Anjo!!Vindo de você....nem é preciso dizer que estou Suuuuuuper Orgulhosa!!Ganhei o Dia!!
Quando eu crescer quero ser igualzinha à você!!Rs RsRs...Ah se chegar no seu joelho tá bom !!!RS Rs
Amiga,realmente as coisas aqui não estão fáceis.....a maior catástrofe dos últimos tempos e eu no meio dela!!Confesso que são tempos difíceis...porém eu Creio sempre na Força que todo ser humano possui...foi essa Força que nos trouxe até aqui!Bem nunca poderia imaginar que estaria novamente comentando um Bolo de Fubá do Pecado da Gula.E aqui estou eu no seu cantinho novamente apreciando mais um bolinho seu!Não existe Felicidade maior que essa amiga!!
Pra falar a verdade não quero morrer antes de provar Toooodos os seus bolos de fubá...então reabri a minha cozinha outro dia com aquela Receita do seu Bolo de fubá cozido!!Ah que Deliiicia....me senti em casa ,na casa da minha tia no interior comendo bolo de fubá ,tomando café e proseando com a primaiada.Olha ,ressuscitei amiga!!
Seu BOlo de Fubá me animou Taaanto
Obrigada por tudo,obrigada pelas receitas ,pelo seu Talento,pelo seu cantinho !
E mais essa Maravilha de Fubá!!Uauuuu....Brigadeiro de Milho..eu tenho uma Pasta só de Bolo de Fubá do seu cantinho amiga!!
Um beijo bem grande a você e a todos os seus leitores que Também tem passado pra me visitar lá no Papos de Anjo!
Muito Obrigada!!!
Hontouni Arigatougozaimashita!!
korekaramo yoroshikuonegaishimasu

http://paposdeanjo.blogspot.com

Akemi disse...

Isa, é bom demais mesmo!

Thiemi, seja muito bem vinda! Pode ter certeza de que vai interagir com muitas pessoas de todo o mundo, fazer amizades e descobrir muitas coisas novas e diferentes! Uma delas é que blogar é viciante! Prepare-se! rsss

Karina, a marca é venturelli, mas não acho que só tem aqui no sul.

Taisa, pode deixar! ;)

Diana, tbm achei na hora que botei os olhos na receita! Quis experimentar na hora! rss

Lê, já virei lenda na blogosfera como fubólatra! rsss

Valéria, querida, vc é que fez meu dia com este depoimento! Muito obrigada pelo carinho! Incrível como a comida tem esse poder de nos remeter para lugares e pessoas queridas, não? Eu é que fico orgulhosa por vc ter escolhido uma receita daqui e através do bolo ter proporcionado alguns instantes de conforto nesta fase tão turbulenta!
Suas palavras encheram meus olhos de água, fico imaginando o que passou e ainda está a passar... precisa mesmo de muita fé e força para continuar e seguir em frente! Vc é guerreira, amiga! O mínimo que posso fazer aqui do outro lado é dar algum conforto através das palavras e das receitas!
Se cuida e fica com Deus, amiga!

Beta Tiossi disse...

Nossa Akemi, é horrível quando acontecem esses "imprevistos". Eu fico um tempão sem conseguir comer o alimento.
O importante é que os cupcakes ficaram lindos ! Fiquei curiosa para provar o brigadeiro de milho! bjs

Renata disse...

Akemi, amo tudo que vai milho, mas essa do cupcake é nova pra mim.
E esse brigadeiro de milho com gosto de curau hummmm..
Com certeza deve ter ficado uma delícia, será que dá pra fazer de enrolar???

beijosss

Marly disse...

Oi, Ake,

Que bolinhos mais fofos e saborosos! E a decoração com o brigadeiro ficou um charme! Quanto aos carunchos só cobrando mesmo desse povo descuidado, argh!

Beijoca e boa semana!

Eli disse...

Akemi querida, estou na casa do meu pai, na casa em termos, fico correndo de casa para o hospital, mas enfim quando eu chegar na minha casinha essa receita já esta no topo da lista. :)

Que espetáculo!

Lica

Gina disse...

Cheguei tarde, mas em tempo de ver esses bolinhos maravilhosos. Adoro milho e todos os derivados. Fiz pamonha assada há 3 dias e já estou com vontade de fazer novamente...
Esse creme ficou um espetáculo!
Bjs.

neri disse...

AKEMI cada receita e uma surpresa,estou treinando cupcakes para vender e com certeza vou fazer este com brigadeiro.E aproveito quem tiver dicas para fazer cupcakes por favor agradeço.

marina guimarães disse...

parece ser delicioso!

Unknown disse...

Akemi-san! Morri na vontade desse brigadeiro de milho, terei que fazer… assim, urgente! :O

Priscila Peres disse...

Oie querida, virei sua fan...E esses lindos cupcakes ja estão no forno.Tomara que de certo.Aliás o brigadeiro está uma delicia!
Amei de verdade Parabéns!!

ThassilaVieira disse...

Oi Akemi! (é assim seu nome né!? fiquei na dúvida se estava certo, por ser bem diferente!)
Eu conheci seu blog tem pouco tempo... mas já apaixonei!
E ontém fiz essa receita, de bolo de milho... q eu amei!!
e aproveitei e postei no meu blog... http://cozinhadatha.blogspot.com/2012/01/cupcake-de-milho-verde.html
se quiser, dá uma passadinha! E claro... acho q te dei os devidos créditos!
Beijinhos!!
Thá

São Ribeiro disse...

JÁ ME ACONTECEU ISSO MAS FOI COM UM PACOTE DE ARROZ.
UMA PESSOA FICA LOGO SEM VONTADE DE COMER.
ESSES CUPCAKES FICARAM LINDOS ADOREI A COR.
BJ

Anônimo disse...

queria saber se tem que ser o kimilho ou pode substituir , achei que ia o fuca pre cozido e tbm queria saber se posso fazer ele numa forma inteira bjao e esta lindo seu blog . Debbie:)

Akemi disse...

Debbie, sempre fiz a massa com kimilho ou milharina. Com fubá nunca fiz e talvez mude um pouco a textura do bolo...
Pode fazer em forma maior sim. Essa receita originalmente é de um bolo normal.
Espero ter ajudado e obrigada por prestigiar o blog!
Bjss

Megumi disse...

Que cup cake lindo!!!E de milho! ADOREI...Agora ja nw sei se faco o cup cake ou o bolo de cenoura...aiaiai...como é bom ter várias opcoes!
Akemi, essa latinha de milho é a pequena ou a grande?
Bjsssss

Akemi disse...

Megumi-chan, a lata de milho que usei tem 200g! Bjss

Megumi disse...

Obrigadaaa!!! Bjkas...

Carolina disse...

Nossa eu adorei a receita, deu tudo certo, obrigada por explicar os mínimos detalhes, ficaram lindos e deliciosos, fizeram o maior sucesso na festa junina da minha família..

Akemi disse...

Carolina, fiquei muito feliz com o resultado dos seus cupcakes! Muito obrigada por retornar para contar! Abraços!

Maíra Salomão disse...

Oi Akemi,

Eu fiz os cupcakes e adorei! O bolo de fubá é mais sequinho e não muito doce e casa super bem com a cobertura. Pena que o período de festas juninas/julinas está acabando, porque com certeza quando pedirem para levar um prato típico, esse vai ser meu favorito!
Dessa vez lembrei de tirar fotos antes de eles desaparecerem, vou ver se te mando mais à noite.
Beijos e boa semana!

Erika da Mata disse...

Olá Akemi, acabo de criar um blog e citei esta sua receita por lá em um post que entrará em breve!
Dê uma olhadinha: opicnic.blogspot.com.br
Beijão, adoro seu blog :)

Janaina disse...

Parabéns! Adorei o seu blog! Você pode me dar uma dica de cobertura para esse bolo? é que vou fazer para a festa de 1 ano da minha filha, que terá tema junino. Acho que a pasta americana tradicional não combina com o sabor do bolo.

Unknown disse...

Boa tarde! Qual as dimensões (altura e largura) da forma. Vc menciona 6 cm é da boca da forminha? Grata

Lesi Kai Ree disse...

What is "green corn"? According to google translate the first ingredient is green corn.

Prinn disse...

We call it green corn but it is just corn

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails