quinta-feira, junho 30, 2011

Antepasto de beringela MA-RA-VI-LHO-SOOOO!!!

Estava com algumas beringelas na geladeira e, em busca de uma boa receita para utilizá-las encontrei esta aqui. Acontece que ela não é boa, é simplesmente fantástica!!! Mesmo quem não aprecia beringela com certeza vai mudar de idéia quando experimentar este antepasto, não se sente nenhum gosto amargo. É uma delícia comer com torradinhas! Se bobear de entrada vira prato principal porque depois que começa é difícil parar de comer! :D

5 beringelas pequenas (as semente são mais claras e em menor quantidade)
5 dentes de alho picados grosseiramente
1 cebola grande em fatias finas
3 colheres (sopa) de alcaparras picadinhas
1/2 xícara de azeitonas verdes picadas
1/2 xícara de uvas passas escuras e claras
1/2 xícara de vinagre
bastante orégano
folhas de louro
sal
1 garrafa de bom azeite de oliva extra virgem

Descasque as beringelas e depois corte em rodelas de 0.5cm, Em seguida corte em tirinhas finas. Coloque uma camada de beringelas num escorredor e polvilhe com bastante sal. Espalhe mais uma camada de beringelas e sal e assim sucessivamente até acabarem as beringelas.
Coloque um peso por cima e deixe "chorando" por algumas horas (deixei meio dia). Vai escorrer um líquido bem escuro.
Aqueça uma frigideira e despeje um pouco de azeite. Refogue os alhos e cebola até amaciarem e ficar transparente. Junte as alcaparras, azeitonas, uvas passas, vinagre, orégano e louro. Deixe refogando em fogo médio por alguns minutos.
Enquanto isso, lave as beringelas em bastante água corrente. Escorra rapidamente e esprema as beringelas dentro de um pano para retirar o excesso de água.
Tire o refogado do fogo e junte as beringelas. Misture e espere esfriar.
A beringela não é refogada e não é necessário colocar sal.
Coloque o refogado dentro de vidros com tampa e cubra com azeite. Use um palito ou hashi para que o azeite chegue até o fundo. Não deixe nada de fora do azeite, caso contrário vai embolorar.
Tampe e deixe na geladeira. Já pode consumir no dia seguinte.

* Se quiser, acrescente pimentões (verde, vermelho, amarelo) ou pimenta vermelha ao refogado.

* A receita original pede para conservar os potes com antepasto na geladeira mas depois de dois dias o azeite se solidifica. Não se assustem, fica uma mistura pouco atraente mesmo. Acho que esta recomendação é por medida de segurança para não ter perigo de se estragar. Mas pensando bem, creio que pode ser conservado em temperatura ambiente desde que o antepasto esteja sempre submerso no azeite, assim como aquelas pimentinhas em conserva. Eu continuo com meus potinhos na geladeira e estou retirando as porções que vou consumir e aqueço por 10 ou 20 segundos no microondas.


31 comentários:

Letrícia disse...

Fiquei curiosíssima, Akemi! Vou comprar umas berinjelas e testar!

Beijos!

Iliane disse...

amo tudo feito com beringelas..e gostei demais dessa receita..bjus

Diana disse...

Diferente pra mim. Mais compensa experimentar
bjos

Anônimo disse...

Terezinha disse; Oi...Akemi....Aqui em minha casa, as beringelas nao sao muito apreciadas. Sempre tem tem alguem deixando de comer. Eu gosto.
A forma como voce apresentou a receita parece muito apetitosa,e diferente. Parabens pela criatividade. Um grande abraco da T.

Akemi disse...

Oi, Lê! Depois que diga o que achou ta!

Ca, obrigada pelo convite!

Iliane. somos duas então!

Diana, diferente por conta da beringela crua mas fica surpreendentemente ótima! Experimente!!!

Querida Terezinha, uma pena quando algum familiar não gosta de alguma comida em particular, mas quem sabe eles não mudam de idéia com este antepasto??? Sirva e só conte o que é depois que comerem!!! Não tem gosto, juro!!! ;)

Jo Turquezza disse...

Tenho uma receita preferida de antepasto de beringela, mas essa sua receita vai fazer companhia à minha. Parece apetitosa rsrs Beijos.

Monalihsa Cávallaro disse...

Hummm que delícia! Água na boca total!!! =) Bjos e bom findi!

Isadora disse...

oh delicia! dá uma passadinha pelo meu blog: deliciasdaisa.blogspot.com!

Juliana Monteiro disse...

Experimente acescentar hortelã picadinho e orégano a esta receita. O sabor fica muito bom.

Akemi disse...

Turquezza, fiquei curiosa em saber como é a sua receita preferida de antepasto! Divida conosco, por favor! :)

Monalisa, para vc tbm!

Isa, adorei seu cantinho! Sucesso!!!

Juliana, o orégano eu coloquei. O hortelã fica para a próxima vez! Obrigada pela dica!

Érica disse...

Akemi, gosto muito de antepasto de berinjela, tinha um supermercado aqui que vendia um delicioso, bem parecido com o seu.
Vou tentar fazer esse qualquer dia e dividir co minha mãe, pq marido e filho não comem berinjela.
bjs

Cozinha Perfumada disse...

Oi Akemi! Delicioso seu antepasto de berinjelas! Saboroso!! Humm Depois passa lá no meu blog, que eu fiz uma receitinha sua!! Ficou uma maravilha! Obrigada pelas delicias de sempre, adoro seu blog! Beijos Tereza

Cristina disse...

Adoro esse antepasto, realmente maravilhoso!!
bj

Marly disse...

Oi, Ake,

Humm, berinjela é um dos meus vegetais preferidos e este antepasto deve ser muito bom, pois tem diferenças nos ingredientes e preparo, vou levar a receita! Obrigada pelas palavras gentis lá no bloguito, você é mesmo um docinho, rsrs.

Um beijo e bom fim de semana, querida!

Eli disse...

Akemi eu amo beringela e esse seu antipasto ficou demais mesmo.

Sabe eu gosto de utilizar a beringela japonesa acho tão prático, não tem muita semente e não tem amargo.

ameixa seca disse...

Eu substituo as passas pelos pimentões :) Adoro beringelas!

Chef Daniel Deywes disse...

Seu blog é cheio de delicias, uma mais encantadora que a outra...

esse antepasto pare divino

abraço

Daniel Deywes
http://feitonahora.blogspot.com

Emília disse...

Adorei a receita, vou providenciar umas berinjelas!
Beijinhos

bicho disse...

Deliciosa surpresa conhecer seu cantinho!dica de uma amiga muito querida que tbm adora cozinhar!ontem fiz uma receita bem parecida com essa ...nos meus acessórios acrescentei nozes picadas.Fica interessante!gde abraço!

Vanessa Mayumi disse...

Ola, Akemi, tudo bem?
Adoro suas receitas e seu blog já me ajudou muito, pois moro no Japão e vc me quebrou vaaarios galhos traduzindo mantimentos ou com receitas orientais divinas.E mesmo acompanhando já a alguns meses, nunca havia comentado antes. Mil perdoes pela indelicadeza.
Sou super fã de antepasto de berinjela e testei sua receita mas gostaria de tirar uma duvida: Completei o vidro com azeite, mexi bem para ele envolver todos os ingredientes, mas nos dias seguintes, o azeite foi solidificando e sumiu...ate o vinagre sumiu..rsrsrs sobrou só as berinjelas e seus amiguinhos. As berinjelas realmente ficaram divinas, mas queria saber se eh assim mesmo ou se fiz alguma coisa de errado...

Vanessa Mayumi

Akemi disse...

Vanessa, muito obrigada por acompanhar e prestigiar o blog há tanto tempo! Sabe que ontem mesmo estava pensando " preciso atualizar este post" justamente por causa deste "efeito colateral"! Você não fez nada errado, não, o azeite se solidifica na geladeira. O que estou fazendo é tirando as porções que vou consumir e aqueço 10 ou 20 segundos no microondas.
Acho que a autora da receita indicou guardar na geladeira por mais segurança mas acredito que pode ser deixado em temperatura ambiente como as pimentinhas em conserva.
Muito obrigada por levantar a questão! Significa muito para mim porque quer dizer que as pessoas estão realmente fazendo as receitas que eu posto! E é assim mesmo, com as dúvidas que vão aparecendo que posso melhorar cada vez mais!
Bjss

A Casca da Cigarra disse...

Mais uma receita para a categoria " Akemi sabe tudo!" Fiz ontem e ficou show! Obrigada!

Vanessa Mayumi disse...

Na verdade, como eu omiti alguns ingredientes, achei que eles davam algum tipo de reação química no azeite e ele não solidificava..hahahaha
mas coloquei nos pães torradinhos ainda quentes e o antepasto recuperou sua forma normal. O que mais me preocupou mesmo foi "Não deixe nada de fora do azeite, caso contrário vai embolorar." Mas agora sei, que só no caso de conserva fora da geladeira né?
Obrigada pela gentileza de responder e pelas receitas maravilhosas. Bjao!

Renata disse...

vou testa lo,o seu esta com uma aparencia ótima!!!!!!!1

Kiki Cortese disse...

Huuuum, leva tudo que eu gosto (menos alcaparras...)... Vou testar!!

Priscila Beneducci disse...

Akemi
Bom dia.

O seu blog continua especialmente delicioso. Aquela Rosca de Coco, o seu Cupcake de Fubá com Brigadeiro de Milho, e seu Antepasto de Berinjela, me deixaram com muita vontade.

Chantillys Rick´s

Bettercream por dentro (recheio) + Bettercream por fora (1.a linha do Rick´s + caro de comprar) – Regra viagem bolo, transporte bolo dentro da cidade que o bolo vai ficar + 30 minutos, 1 hora (que é meu caso) e seu caso que será 2 horas (dentro do carro), é assim que faz o Bolo. Bolo dentro do carro sente tudo: freiada, buraco, lombada, até curva, descida e subida. Dentro do carro mesmo dentro da cidade, muitas vezes já fiquei até + de 1 hora, seja no engarrafamento, seja tentando acertar entregar o bolo. Que GPS é bom para chegar, mas não é solução perfeita para entregar bolo. Tem rua (subindo ou descendo ingrime) que impossível andar nela com bolo dentro do carro é onde o GPS te envia. Chegando lá, tem que arrumar um outro caminho, que evite esse tipo de rua.

Bettercream – Ele super densidade. Transporte longo, transporte difícil, transporte demorado, longa exposição em temperatura ambiente, confeitagem profissional, tem que bater ele na Planetaria até o limite máximo dele. Eu coloco 2 Planetarias para bater ele. Começe com ele despejdo preso entre a tigela e o batedor, e deixo-o pingar, asem ligar com a Planetaria abaixada, deixe ele pingar todo. Bata no mínimo, para não expirar, engrossou, velocidade máxima, até criar um vácuo concentrado dentro. O som da planetária até muda, dá um som oco. E ai que volto para desligar. A consistência dele é idêntica ao um Glace antigo de Açúcar ou Glace Real de bolo de casamento. Isso quer dizer, que tem que fazer força na manga de confeitar para ele sair. Muitos bolos, 4 bolos confeitados com ele no dia, meu braço direito até doi, igualzinho doía quando fazíamos Bolo de Casamento antigos nos glaces de açúcar. O Bettercream é Chantilly denso, se enconstar marca/estraga. O Glace antigo de açúcar seca, petrifica, que podia encostar e passar o dedo sem problema. Se vc não usar a densidade máxima, o seu investimento foi bobeira. Vc pagou por consistência Buttercream e se não bateu no limite total dele, usou numa consistência America Topping (comum), se for para não usar ele na textura perfeita, então compre o America Topping mesmo (que é + em conta).

America Topping (é a 2.a linha inferior do Rick´s, + baratinho de comprar) – Esse eu uso só como Recheio, ele não é denso como o Bettercream, ele é + comum, para bolos que vou entregar pertinho, a maioria uso como recheio de bolo de escolinha. Aquele que a gente confeita de manha, entrega na escola no horário da entrada das crianças e no recheio come-se o bolo. Mesmo assim é Bet tercream por fora.

American Topping já é o Chantilly que algumas Padarias de BH (nobres), que já vendem bolos + caros estão usando. Ele aparece naquele bolo que está coberto de coco, granulado, raspinha de chocolate e geleia de brilho padaria colorida saborizada (baldão). E o bolo deles já tem o mesmo preço do meu (super bem confeitado). É uma Padaria BH nobre ainda não perde tempo com Confeitado fino... Então para meia-receita vitrine, nada de confeitado, e nem tem a preocupação com transporte de carro (que a maioria da irresponsabilidade proprietário Padaria pensa, o cliente que se lasque ao levar no carro, chegou chegou será), ele já aparece. Pelo menos o sabor salvou, subiu o nível, até que enfim...

Qualquer outra duvida, telefone para mim

Priscila Beneducci
MG

trabalho - http://bolospriscila.blogspot.com/

receitas - http://deliciasbypriscila.blogspot.com/

Priscila Beneducci disse...

Oi Akemi

Bettercream Baunilha ou Nata (chantilly branquinho) - O + gostoso é o Baunilha da Rick´s

A linha Bettercream já bati e comi todos os sabores - Não aprovei só 1 sabor: "Nao recomendo o sabor Bettercream Coco, eles não acertaram o sabor dele, ficou um coco artificial estranho". Quanto ao Bettercream Chocolate com Menta, é bom, só que é um sabor que aqui em BH não tenho saida, até hoje pelo menos com meus clientes não pegou...

Informação Importante - Chantilly profissional branco (baunilha) são todos brancos? Nos já batemos marcas diferentes no mesmo dia, voce descobrira que não são brancos, são beges. Os + caros como os Bettercream são branquinhos como a neve, a linha Hulala (+ baratinho de comprar) nasce um Branco Sujo (eu chamo ele de Branco Bege). Por incrivel que parece, chegou a destoar a cor do brancos olhando, quando colocamos os bolos na geladeira. É facil olhando, identicar qual foi confeitado com o + caro e qual bolo foi confeitado com o barato de medio preço...

Priscila Beneducci

Dani Moraes disse...

Oi...fiz esse antepasto ontem e comi ontem mesmo...ficou maravilhoso, mas hoje está DIVINO....amanhã vai estar tão bom que não vai sobrar pra terça feira..rsss
AMEI a receita e já tá na parede da minha cozinha..obrigada
bjokas,
Dani

Marlete disse...

muito bom mesmo,eu não era fã de berinjela
adorei e recomendo a todos . obrigada simplesmente maravilhosa está receita.

Dieta disse...

Adorei a receita de berinjela

Unknown disse...

muito bom mesmo,fiz e todo mundo adorou,vou fazer pra vender,ja tenho encomendas,obrigado,

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails