segunda-feira, agosto 30, 2010

Pão integral de nozes


Este tempo seco e quente está insuportável mas como dizem, de limões, faça uma limonada! Então fui para cozinha fazer pão! A casa é praticamente uma estufa de tarde, quando o sol mais quente bate nas janelas. Num ambiente desses, a massa fermentou uma beleza! Só foi preciso tomar cuidado para não ressecar a massa mas uma paninho molhado e bem torcido resolveu o problema.
A receita veio do blog Come-se e este pão entrou na lista dos meus favoritos. É um pão rústico mas com miolo macio. Recém assado tem a casca bem crocante, uma delícia! Comemos quase um filão inteiro quentinho com manteiga e requeijão!
Como disse a Neide, esta é uma receita básica. Você pode substituir o óleo por manteiga, acrescentar tubérculos cozidos e amassados corrigindo a quantidade de líquido e farinha, trocar água por leite, substituir parte da farinha branca por integral, cereais ou grãos, incluir ou não nozes e frutas secas variadas.

A Neide faz a massa na máquina de pão. Eu já fiz na batedeira com o gancho para massas pesadas. A quantidade de farinha é aproximada. Usei umas 300g a mais de farinha de trigo e acrescentei ainda o melhorador de pães.

Abaixo vai a minha versão. A original você encontra aqui.

* xícara medida de 240ml

1 envelope de fermento seco para pão (10g)
1 envelope de melhorador de pão (opcional)
3 colheres (sopa) de açúcar
1 colher (sopa) de sal
1 ovo jumbo
3 xícaras de água morna
350g de farinha de trigo integral
1/2 xícara de óleo
cerca de 1 kg de farinha de trigo branca
300g de nozes levemente tostadas no forno e picadas grosseiramente (coloquei no forno frio, acendi e deixei por 6 minutos)

Numa vasilha grande, coloque a farinha integral, metade da farinha branca e junte o fermento e o melhorador. Misture. Acrescente o açúcar, sal, ovo e água. Mexa muito bem. Incorpore o óleo e vá adicionando mais farinha até ficar uma massa que dê para trabalhar na mesa. Sove a massa em superfície enfarinhada até que solte das mãos. Tome cuidado para não colocar farinha demais pois deixará a massa dura e seca.
Abra a massa com as mãos num quadrado. Espalhe as nozes e enrole como rocambole. Depois enrole novamente o tubo que se formou de uma extremidade a outra. Comece a esfregar com delicadeza a massa sobre a mesa. Esfregue e recolha a massa com espátula. Esfregue e recolha até que as nozes estejam bem espalhadas na massa. Só tome cuidado para não amassar as nozes para não deixar a massa mais gordurosa.
Faça uma bola com a massa e devolva na vasilha. Cubra com pano ou filme plástico e deixe descansar po 1 hora ou até que dobre de volume.
Dê alguns soquinhos na superfície da massa para tirar o gás acumulado. Tire a massa da vasilha e divida conforme a quantidade que quiser. Eu dividi em 4 que renderam filões de bom tamanho.
Modele em bolas novamente e deixe descansar mais 10 minutos cobertos com uma toalhinha de mão molhada e muito bem torcida.
Passado esse tempo de descanso, modele os pães conforme o formato que quiser. Coloque sobre uma assadeira untada e enfarinhada e deixe descansar mais 30 minutos cobertos com pano.
Se quiser uma casquinha mais crocante, pulverize a superfície do pão com água (use aquelas garrafinhas com borrifador usadas para aguar as folhas das plantas) e peneire um pouco de farinha de trigo branca ou integral. Faça alguns cortes com faca bem afiada ou estilete, mas não muito profundo senão a aparência não fica bonita.
Asse em forno pré-aquecido a 220˚C nos primeiros 10 minutos. Depois baixe para 180˚C e deixe por mais 30 a 40 minutos ou até que a superfície esteja bem corada.
Tire do forno e deixe esfriarem sobre grade. Depois de frios, embale em sacos plásticos para que não ressequem. Mantenha em temperatura ambiente por 3 dias ou guarde na geladeira ou congele.

16 comentários:

www.culinariasaborecor.com disse...

Que maravilha de pão, isso quentinho é uma tentação, acredite que a essas horas da madruga, eu aqui acordada sem sono, um paozinho desse ia bem agora. beijinhos

Valentina disse...

Nossa, que lindo este pão. Antes de leer sobre ele já estava admirando o aspecto. Cortei pão por uns tempos mas vou ter que voltar aqui para pear a receita mais pra frente.

Beatriz - Jubiart disse...

Oi Akemi!

Aqui tenho aproveitado também a temperatura p/ fazer os meus pães integrais. Na minha cidade pronta entrega só de pizza, que não é aquelaaaaa pizza!Mas a pequena quantidade de restaurante que tem fica muito a desejar...A solução é se reunir com os amigos e compartilhar as minhas receitas, que faço com maior prazer. Gostei da idéia do Edu, super prática, bom p/ o fim de semana.
Um dia iluminado p/ vc.
bjs,

Bia.

Lu disse...

Hum hum hummm, nossa essas receitas que vc posta me da agua na boca, adoroooo, boa semana...bjaooo
http://lucianisss.blogspot.com

Anônimo disse...

olá!!maravilhos..da para sentir o cheirinho ,,aqui,,
carol
gostaria de receber suas atualizações,
advogada_-juridico@yahoo.com.br

Unknown disse...

Sou fã de pão...e este parece ser uma maravilha. Beijinhos

Letrícia disse...

Nossa, tenho sonhado com um pãozinho de castanhas há um tempão. Vou fazer essa semana mesmo!

Beijos!

Anônimo disse...

Terezinha disse: Oi...Akemi...Como é gostoso assar pão em nossa casa, o cheiro vai longe. Adoro pão caseiro. O pão que voçe fez mostra o que se pode fazer com uma boa massa que recheio usar para dar ainda mais sabor ao pão. Um grande abraço.

Akemi disse...

Suely, essas fominhas fora de hora são uma tortura mesmo!

Valentina, amiga, não conseguiria ficar sem pão! Depois me conte o que achou dessa versão!

Beatriz, mas está mais do que certíssima! Quer coisa melhor do que comer bem e perto de pessoas queridas!!! Bravo!

Luciani, obrigada!

Carol, obrigada!

Sonia, também estou nesse fã-clube!

Le, depois me conta como ficou sua versão com castanhas!

Terezinha, querida, cheirinho de pão assando é lembrar da infância e dos pães da minha mãe! Confort food total!

Fla disse...

Nossa, nem experimentei mas já entrou pra minha lista de pães também...risos. Deve ser muito bom!
Adorei.
Bjs

ameixa seca disse...

Vindo do Come-se é de certeza um pão excelente. Ele ficou lindão :)

Quitutes da Juju disse...

Oi Akemi! Parabéns! O pão está lindo e certamente muito gostoso! Abs, Juju

Anônimo disse...

Eu sempre adoro as suas receitas de pão. Adoro nozes e acho que esse pode ser uma boa pedida.

Aqui na Cozinha - Patty Martins disse...

Gostaria de te pedir que linkasse meu blog novamente. Fiz mudanças estruturais e com isto ocorreram algumas alterações.
Se você perceber o meu link não está se atualizando automaticamente (a última atualização mostrada foi de 3 semanas atrás).
Queria te pedir que descadastre o meu blog e depois link novamente. Vc linkando de novo acredito que resolva.
Desculpe pelo transtorno, mas conto com você.
Me avise que linkou para eu linkar o seu também.
Beijos
Patty Martins

Yaeko disse...

Havia comprado todos os ingredientes desse lindo pão, mas pelas suas fotos me convenci a testar o Melhorador . Não foi fácil achar,mas o resultado é excepcional. Nunca um pão feito em casa cresceu assim e ficou tão macio. Na verdade fiz muitos pães na adolescência e deixei de prepará-los em casa por causa da péssima textura e odor de fermento biológico. Agradeço muitíssimo sua dica e receitas maravilhosas.

Zuleica disse...

oi Akemi,
esta é a primeira vez que escrevo, mas acompanho sempre o seu blog e já fiz váriassssssss receitas que deram muito certo.
Fico feliz que vc esteja no Paraná, tbem fiquei longe e retornei recentemente. Muito boa sorte pra vc.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails