segunda-feira, março 24, 2008

Mais uma dica


Os primeiros botões de sakura atrás da fábrica onde trabalho já estão se abrindo. Creio que mais uma semana e estarão no auge de sua florada. Tempo de pensar no pic nic anual, no que preparar para beliscar junto com os indispensáveis oniguiris (bolinhos de arroz)... Todos os anos vamos no Flower Park de Hamamatsu mas este ano gostaria de ir num lugar diferente, preciso pesquisar e logo. Se alguém que mora nas redondezas tiver uma sugestão, estou aceitando! ;-)

Ontem foi Páscoa e confesso que há anos não comemoramos aqui. No Brasil não podia faltar a tradicional bacalhoada na sexta-feira e no domingo as crianças ganhavam ovos de chocolate. Sei que aqui só nos damos conta da data quando vamos nas lojas de produtos brasileiros e vemos montes de ovos pendurados no teto! Somos católicos fajutos! ;-p
Fomos almoçar num restaurante francês em Iwata chamado Andantei. Sempre passávamos em frente para ir no italiano que costumamos frequentar mas tinha na cabeça que comida francesa era cara, chique, talheres e copos sem fim...
Foi uma grata surpresa entrar no restaurante e ver que o ambiente é super simples e aconchegante, na verdade um bistrô. As mesas com toalhas xadrez, cadeiras de madeira clara com almofadas, utensílios de cozinha pendurados e um cheirinho de casa do Brasil que só quem mora aqui poderia entender.
Respeitando a Páscoa, pedi um prato de peixe à base de molho de açafrão simplesmente maravilhoso! Arrependi-me de ter pedido arroz ao invés dos pãezinhos lindos e frescos expostos no balcão das bebidas. Adoraria ter "limpado" o molho do prato com pedaços de pão!
O maridão-pagão foi de bife com molho de gengibre que estava uma delícia (ok, sou pagã também porque provei um tequinho, he he he).
A salada também estava corretíssima com tempero à base de shoyu e um molho tártaro ótimo, nada desses molhos prontos que vemos na maioria dos restaurantes.
Para fechar, de sobremesa vieram mousse de caramelo com nozes em base de bolo de chocolate, frutas sobre uma base de gelatina de kiwi e limão e um bolinho ótimo de massa branca e de chocolate intercalado com chantilly e mousse de framboesas de chorar por mais como diriam minhas amigas portuguesas!
O único porém fica para a pequena porção do prato. Para quem está acostumado a um pratão de pasta em restaurante italiano ou um steak enorme em family restaurant, pode ficar com a impressão de que não se saciou totalmente. Acho que talvez seja uma boa pedir umas entradas à parte.Por outro lado, não será proposital justamente para que a pessoa coma devagar, degustando cada pedaço do prato? Divagações, não liguem.
Pouco ou não, só sei que quero voltar lá sim, pois o cardápio não é fixo, depende dos ingredientes que o chef consegue no dia. Última observação é que quem não souber ler um pouco de japonês pode se atrapalhar um pouco porque não tem fotos nem letras romanas no menu.







9 comentários:

Anônimo disse...

amiga, vc anda bem chique hein?!
Bjs
Mari T.

Anônimo disse...

olá!!! é... comida francesa n/ é comigo mesmo... os pratos podem ser deliciosos, mas ficar so naquele pouquinho... nao nao... gosto de um belo prato de macarronada... de nao se aguentar mais... *r meu namorado plantou varios sakuras no sitio... vao demorar bastante... vc pode mandar algumas fotos pra gente ver??? bjs

Anônimo disse...

Restaurante frances eh chic heim??Eu e meu marido somos expert em restaurantes,adoramos comer e tudo que sai novo a gente vai experimentar,somos muculmanos e nao comemos nada d derivados de porco mas sempre encontramos coisas gostosas em varios lugares,agora frances eu nao fui ainda com ele,tem um que parece chiquerrimo em Hamamatsu,pertinho do centro,esqueci o nome,eu ainda vou la e te conto como foi.Humm adoro seu blog,da uma fome!!!!!!

Anônimo disse...

Os pratos tinham um aspecto delicioso que rica refeição!!!
Fico curiosa como é que será a vossa vida no Japão uma cultura tão diferente do povo brasileiro, adoro o Brasil já o visitei várias x os brasileiros são de facto muito simpáticos os japoneses já não tem o mesmo calor humano!!

Bjs
Maria

Lulu disse...

Que cantinho mais aconchegante!
Por aqui na sexta-feira santa acabamos comendo frango frito,tudo pq esqueci completamente da data ^__^' ,no domingo fiz um almoço pois minha cunhada viria nos visitar e as crianças ganharam muitos ovinhos!
Meu marido se entrasse em um restaurante assim sairia com essa impressão de insaciado kkkk,mas pelas fotos tudo estava uma delícia!
Uma ótima semana p/vc querida!

Lulu disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Akemi disse...

Imagina, Mari-chan! Apenas estou querendo provar coisas diferentes!

Marcia, vamos ver se conseguimos ir para algum lugar no final de semana! Aguarde! ;-)

Melissa, adoraria saber o que vc achou deste restaurante em Hamamatsu! Depois nos conte, por favor!

Maria, é verdade! Apesar de ter sangue japonês nas veias sinto-me por vezes deslocada aqui. Apesar da cara, meu coração é brasileiro!

Ai Lu, já morri de rir com seu franguinho! rsss Mas é assim mesmo aqui ne, amiga? Com a correria daqui acabamos até deixando passar batido algumas datas. Boa semana para vcs tbm! Bjss

Cris disse...

Tudo tão delicadinho e charmoso. Adorei as duas fotos, da janela por fora e dela por dentro, lindas, de revista Akemi!

Goreti disse...

Que lugar aconchegante, dá pra sentir pelas fotos...e os pratos muito bem apresentados...e a quantidade é pra que seja realmente justificada a origem do restaurante, ou seja paga-se muito(não sei os valores aí)e come-se pouco!!

Beijos!!!

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails