segunda-feira, setembro 17, 2007

Samba com ikebana


Ontem em Hamamatsu houve uma festa brasileira em frente ao edifício Forte regada a muito samba e barracas vendendo comidas típicas. Apesar do lugar apertado, os japoneses se esforçavam para conseguir um ângulo melhor para fotograr as passistas. A música invadia a praça e chegava a quadras de distância, era difícil não deixar se contagiar pela animação das dançarinas e pela bateria legitimamente made in Japan! Sim, os músicos eram quase todos na maioria japoneses apaixonados pelo Brasil!


As barraquinhas vendiam churrasquinho e outros salgados. Não poderiam ficar de fora os típicos "takoyakis" e "okonomiyakis", sempre presentes em qualquer evento de rua. Pude perceber muitos japoneses experimentando churrasco e guaraná, mas dançar isso ninguém se atrevia. Todos olhavam num misto de curiosidade e espanto para as meninas pouco vestidas e que requebravam incessantemente no palco.

O calor estava demais ontem novamente e ficamos pouco tempo assistindo ao show. Preferimos entrar numa das lojas de departamento em volta da estação de Hamamatsu e nos refrescar um pouco. Zanzando por lá, descobrimos por um acaso que estava acontecendo uma exposição de ikebana num dos andares e fomos lá conferir.

Que contraste a animação lá fora com a contemplação dos arranjos ali! A expansividade do brasileiro com a introversão do japonês. A exuberância das passistas com a suave beleza dos arranjos florais. O samba que contagia a mente e os pés e as plantas que trazem calmaria no coração e na alma...

Brasil e Japão, quantas diferenças! Quantas coisas boas a compartilhar um com o outro! Isto me faz lembrar que ano que vem será comemorado o centenário da Imigração Japonesa ao Brasil. Estou ansiosa para conferir todos os eventos referentes a esta data, seja aqui, seja no Brasil! ;-)





















7 comentários:

Marcia disse...

Lindíssimas idéias para ikebanas.
Agradecendo....bj

Cris disse...

Que post lindo Akemi, senti que saiu do seu coração a descrição das diferenças, ficou poético. Bjs!

laila radice disse...

que lindo os ikebamas e a gentileza dos japoneses em aceitar tao bem nossa cultura! e vc clarice, deu uma palhinha lá no meio? bjos!

Akemi disse...

Márcia, obrigada!

Cris, admiro vc pela sua sensibilidade, amiga!

Laila, bem que tentei mas sou muito ruim de samba! rsss

Marizé disse...

Que fotos lindas, cheias de sentimentos.

Heidi disse...

Lindas estas Ikebanas Akemi, e que legal, Hamamatsu têm bastante brasileiros, e com certeza não podia faltar uma festa dessas para animá-los... "Takoyakis adoro"

Valentina disse...

Clarice, também adorei o teu post. bem colocado. lindos arranjos!! Ah, quero me manter atualizada quanto aos eventos do ano do centenário amiga.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails