quinta-feira, abril 12, 2007

Fim da jornada



- Sr. Maquinista, por favor, pare o trem que é aqui que vou descer!

Se eu estivesse numa viagem em busca do melhor bolo de fubá, esta seria a frase que eu diria depois de provar esta maravilha.
Sem exageros, é simplesmente PER-FEI-TA!!!
Outra noite estava conversando com a querida Nela e comentei que aqui o pão-de-ló é conhecido como Castela, sendo um bolo bastante famoso na província de Nagazaki. Num programa que assisti há muitos anos atrás, a repórter foi para Portugal conhecer o original bolo Castela e qual a sua surpresa ao descobrir que lá não existe bolo chamado assim!
Fiquei curiosa em saber por que, então, Castela? Porque as claras são batidas em castelo (picos duros que lembram torres de castelo), disse Nela! Péra aí, pensando bem e não é que é mesmo!
Depois da conversa, então, bateu-me uma vontade de fazer um pão-de-ló à moda portuguesa e pus-me a "googlar" em busca de uma boa receita. Eis que dou de cara com este bolo de fubá (mas ainda vou encontrar uma boa receita de bolo Castela!). Os ingredientes são os mesmos da primeira receita de bolo de fubá que postei aqui, mas o modo de preparo e o leite quente são fundamentais para a transformação de um simples bolo de fubá para O BOLO DE FUBÁ! Sim, senhoras, com letras maiúsculas, enormes! Amigas, estou encantada, maravilhada!
Só posso dizer que, se você gosta de bolo de fubá, faça este aqui correndo e me diga se estou exagerando!
A receita original pede para bater os ovos no liquidificador mas eu usei batedeira, talvez isto tenha contribuído para que a massa ficasse mais fofinha ainda. Abaixo passo a forma como eu fiz aqui em casa.

Bolo de fubá tipo pão-de-ló

* xícara de 200ml

4 ovos médios
1 1/2 xícara de açúcar
3/4 xícara de óleo
1 xícara de farinha de trigo
1 xícara de fubá
1 xicara de leite fervendo
1 colher de sopa de fermento em pó cheia

Pré-aqueça o forno a 180oC.
Unte e enfarinhe uma forma (usei uma retangular de 24x18cm).
Peneire a farinha, o fubá e o fermento.
Coloque o leite para esquentar.

Numa tigela grande, coloque os ovos e bata com batedeira rapidamente. Junte o açúcar e bata até formar um creme fofo e esbranquiçado. Vá adicionando o óleo aos poucos, sempre batendo. Desligue a batedeira e peneire os ingredientes secos mais uma vez sobre a gemada. Misture delicadamente. Coloque o leite quente e termine de misturar. Vai ficar uma massa bem líquida. Despeje na forma e dê tapinhas no fundo da forma para tirar bolhas de ar na massa. Leve ao forno e espere a superfície corar (cerca de 20 minutos). Abaixe a temperatura do forno para 160oC e deixe por mais 20 ou 30 minutos. Faça o teste do palito. Tire do forno e espere 5 minutos antes de desenformar. Coloque sobre uma grade para amornar. Este bolo fica bom quente, morno, frio, na hora, no dia seguinte (se sobrar!)...


E para acompanhar, nada melhor do que um cafézinho passado na hora nesta linda xícara, presenteada por uma querida amiga.

38 comentários:

Eli disse...

Akemi me apaixonei, pelo lindo, lindo bolo! Pela xícara, e pelas fotos! :) E já estou preocupada com tamanho da lista. :) Olha tenho uma história engraçada com uma receita sua que fiz pra te contar, vou mandar no seu email. hehehe

Ana disse...

Seu bolo parece fofissimo demais amiga!
Eh engracado, bolo de fuba nao eh meu preferido, mas sempre q vejo uma receita sua me da uma vontadezinha de bolo de fuba! hehe!
Beijos!
Ana

Akemi disse...

Eliana, estarei aguardando sua estória!

Ana, é uma nuvem, amiga!

Beijos e bom final de semana a todas! ;-)

Anônimo disse...

puxa... qta coisa gostosa vc tem feito ultimamente... estou dando um tempo... uma dieta de vez enquando precisa, né??? *r mas logo, logo volto a fazer as suas gostosuras... li no spost anterior sobre natô... isso é uma coisa que não desce... mas deve ser bom, né??? até a cachorrinha do meu tia comia... *r beijos

mtereza disse...

Akemi,
vc é uma querida.
Sempre fazendo algo gostoso e deixando a gente com água na boca!
Beijos,
Maria Tereza

Anônimo disse...

Akemi,

O bolo de fuba assim como a Ana tb não é meu preferido , mas vc fala com tanta empolgação que eu fiquei com vontade de experimentar!
Bjs
Mari T.

Mirian disse...

Oi Akemi..assim não vale...rs
fico com água na boca!
bjos e bom fim de semana!

Cláudia A. disse...

Akemi, este bolo é uma per-di-ção!! A xícara maravilhosa. E você continua caprichosa. Um beijo querida.

Valentina disse...

Clarice amiga, amei este post. Amei o twist. Eu aqui esperando a receita de bolo de fuba. vou te mandar uma receita tipica daqui com os ingredientes pelo correio.Nao, nao e de fuba. outro twist.rss rss ei, xicara linda,nao?! Bom gosto da tua amiga.rss rss

Silvia Arruda disse...

Akemi, dá para notar que este bolo tá tão fofinho só pela foto. Concordo com a Eliana. A xícara é linda!!!!
:-**

Anônimo disse...

Oi Akemi, que bolo fofinho e parece uma delicia. Vou fazer p experimentar. Ja fiz o bolo de fuba da sua outra receita e adorei. Obrigada pelas receitas. Bom final de semana. Bjs Luiza

Akemi disse...

Márcia, cachorro comendo natô é uma coisa que queria ver! Morri de rir aqui! Tomara que a dieta acabe logo, amiga! Estou sentindo falta dos seus comentários!

M. Tereza, e você é uma flor! Sempre gentil, amiga!

Mari, jura que vc não gosta muito de bolo de fubá? Estava crente que você era do meu time! rsss

Mirian, mas as suas lindas prendas também são de encher os olhos!

Cláudia, bota perdição nisso! Foi-se tudo já!

Valentina, já fiquei curiosa, amiga!

Silvia, você é um amor, amiga!

Luiza, se você gostou do outro, este aqui você vai amar!

Patricia Scarpin disse...

Clarice, assim não vou dar conta, amiga. risos

Você já sabe pra quem vou fazer este bolo maravilhoso, não sabe? ;)

A xícara é linda, amiga.

Denise disse...

Mas que bolo lindo, preciso fazer. O único de fubá que eu gosto e sei fazer é um cozido... tentarei o seu hoje. Me apaixonei pelo seu blog e suas receitas. Parabéns.

Anônimo disse...

Akemi, que delícia de bolo de fubá!! Adoro este bolo tão fofinho e saboroso.
Bjs,
Vivianne

Cinara disse...

Amiga, você sabe que eu não gosto de fubá, mas este bolo parece mesmo uma nuvem de tão fofo!! Vou passar a receita para a minha mãe, que adora bolo de fubá. E esa xícara maravilhosa? Sua amiga tem muito bom gosto... ;o) Beijão!

Anônimo disse...

Olá!

Li seu comentário a respeito do Bolo Castela e achei algo que parece ser o que procura...

Bolo Kasutera (castela)

1 xícara + 1 colher de sopa de açúcar
1/4 xicara de mel
1 colher de cha de extrato de baunilha
1 colher de chá de extrato de limão
1/4 colher de chá de sal
7 ovos grandes separados
1 xícara de farinha de trigo peneirada
1/8 colher de sopa de cremor de tartaro
1 colher de sopa de po de chá verde ou leite de coco em pó sem açúcar (opcional se usar o extrato de limão)

Modo de Preparo

Pre-aqueca o forno. Dê preferencia a formas com base removivel. Coloque papel manteiga na base da forma e unte. Numa vasilha misture 1 xicara de acucar, o mel, a baunilha, o extrato de limao, o sal e as gemas. Disponha essa vasilha em uma panela grande com água quente (como banho-maria, mas sem deixar no fogo). Bata por 5 minutos em velocidade media-alta até ficar esbranquicado e ter dobrado de volume. Delicadamente agregue a farinha. Reserve.

Lave os batedores.

Em outra vasilha, bata as claras em neve em velocidade baixa por 1 minutos. Aumente para media alta. Quando estiver espumoso, junte 1 colher de açúcar e o cremor de tartaro. Bata até fimar, mas sem deixar muito duro. Agregue as claras na mistura anterior.

Coloque na forma e dê batidinhas para remover as bolhas de ar.

Asse na grelha do meio do forno, por 35 a 45 minutos ou até ficar bem dourado. Quando pronto as laterais do bolo se desprenderão da forma levemente, o topo estará plano e terá consistencia esponjosa quando pressionado. Deixe esfriar por 20 minutos. Desenforme cuidadosamente. Retire o papel manteiga e deixe esfriar completamente. Sirva ou embale-o hermeticamente.
Extraido do site

http://www.dianasdesserts.com/index.cfm/fuseaction/recipes.recipeListing/filter/dianas/recipeID/2470/Recipe.cfm

Copiei do site

http://cybercook4.uol.com.br/ver_forum.php?codigo=13227

alguém que também estava a procura desta receita.
Espero ter-lhe sido útil.[:o)
Beijos!

De uma leitora de seu maravilhoso e delicioso blog!
Lúcia

Anônimo disse...

Adorei este bolo. Fiz hoje e ele ficou uma beleza. Como não como açúcar (por opção), apenas o troquei por quatro colheres de adoçante em pó para forno e fogão. Ficou uma maravilha. Para acompanhar, uma xícara de café pretinho passado na hora. Foi tudo de bom! Adooooooro seu blog. Sempre passo por aqui para ver se tem post novo. Parabéns! Abs, Priscila :)

Anônimo disse...

Akemi, este bolo é perfeita! E mais facíl para preparar. Agora eu estou aprendendo portuguesa e todo sobre cultura de brasil, porque meu namorado e o brasileiro. Espero que viajar para brasil com ele no futuro proximo! Pode dizer, o que é tipo oleo vocé usou? Eu usei oleo de azeite, mas o sabor fui um pouco estranha?

Akemi disse...

g.k.s.t.r. eu sempre uso óleo de canola. O azeite, se for extra-virgem tem um gosto mais forte mesmo. Fico muito feliz que tenha gostado deste bolo e espero que faça outras delícias para seu namorado brasileiro! Abraços!

Elvira disse...

Querida Akemi: a receita original do bolo vinha da região espanhola de Castela. É só por isso.

Letrícia disse...

Hummm, tenho um fubá na despensa pedindo para virar este bolo! Adorei o fato de ele ser bem simples de preparar (depois de ter desgraçado dois bolos com a minha inabilidade de lidar com claras em neve, fiquei medrosa com receitas que pedem para separar gemas das claras).

Vou fazer neste fim de semana, mesmo!

Anônimo disse...

este bolo eh uma delicia, fiz a receita e recomendo , o bolo fica fofissimo e molhadinho uma delicia,meus 3 filhos comeram o bolo todo rapidinho.

Rafaela Tavares disse...

hammmm. Estava com uma vontade de comer bolo de fubá e corri pro blog, porque sabia que tinha váarias receitas.
Saiu super fofinho , já foi a metade do tabuleiro em 5 min!

Anônimo disse...

Akemi, fiz esse bolo hoje e adoreeeei! Ficou fantástico! Vou postar no blog em breve e darei os créditos, ok? Beijos!

Tânia disse...

Oi, Akemi.
Lí o post sobre o bolo CASTELA e não consegui me segurar.
Sua amiga Nela está certíssima. Uma das versões do nome CASTELA é que os picos das claras em neve se assemelham a um castelo.
Outra versão diz que é o nome em português do reino de Castilla, da Espanha(Castela, em português).

Unknown disse...

O bolo de fubá mais rápido, fácil e gostoso de todos!
Amo e faço sempre....

Obrigada por compartilhá-lo conosco

Anônimo disse...

Olá, akemi! Parabéns, pelas maravilhosas receitas, este bolo, lembra muito o madurara que eu comprava nos super do Japão, vou fazer esta receita para matar a saudade... Deve ser uma delicia........cristina

Anônimo disse...

Akemi, e kasutera e não madurara kkkkkk abraços cristina

Nica disse...

Fiz! Amamos rsrsrsrs e já estou compartilhado com minhas amigas. Obrigada

Unknown disse...

Akemi, fiz o pão de ló de fubá, só coloquei 1 xicara de açúcar e foi o suficiente e ficou doce e perfeito, obrigada pela receita. Beijos, ana, marina e fernanda

Anônimo disse...

Maravilhosa receita, muito obrigada por compartilhar esta maravilha. Um abraço Junia.....

clau marques disse...

Já está no forno.ia dormir mais fiquei com muita vontade tive que fazer

clau marques disse...

Já está no forno.ia dormir mais fiquei com muita vontade tive que fazer

Yone Leila disse...

Amei a receita e resolvi fazer com uma pequena modificação com leite de coco e fubá de canjica. Deu super certo e ficou delícia!

Antonia disse...

O seu tá lindo, quero ver o meu como vai ficar.

Unknown disse...

Maravilhosa está receita

Unknown disse...

Essa receita é simplesmente maravilhosa!! Já é o preferido da família há muito tempo! Perfeito! É uma nuvem!! 😋👌

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails