segunda-feira, fevereiro 12, 2007

Nhoque de batata da Lica



Mais uma receita da deliciosa e reformadíssima cozinha da Eliana. Confesso que já testei algumas receitas de nhoque e estacionei numa que encontrei a alguns anos atrás numa revista que acho que nem existe mais, a Cozinha de Ouro, mas esta da Eliana é disparado muito mais gostosa! A massa é leve e macia, você realmente sente o gosto da batata!
A Karen também testou e aprovou! Cheque aqui a variação do molho que ela fez. Já eu fiz o tradicional molho à bolonhesa. Escolha o molho que você mais gosta e delicie-se!
Eliana, mais uma vez obrigada por esta delícia! Será a minha receita oficial de nhoque daqui para frente!

600g de batatas (usei da variedade bareishô)
1 gema
1 colher (sobremesa) de manteiga
3/4 xícara (chá) de farinha de trigo (e mais um pouco para enfarinhar a mesa)
sal a gosto

Cozinhe as batatas e passe pelo espremedor ainda quentes. Deixe esfriar e junte o sal, a manteiga, a gema e a farinha e misture bem. Jogue bastante farinha na bancada e enrole a massa formando cordões (tipo uma cobrinha). Corte os nhoques e vá colocando numa superfície bem enfarinhada. Depois de pronto, cozinhe aos poucos numa panela funda (espagueteira) com bastante água e um fio de azeite, quando eles subirem já estarão cozidos. Escorra num escorredor ou peneira ou vá colocando direto no molho de tomate que deverá estar prontinho e quentinho esperando.

39 comentários:

Eli disse...

Que lindo seu prato de nhoque! Fico tão feliz que tenha gostado Akemi e também emocionada pela minha receita se tornar sua receita oficial.

Etelvina disse...

passei os olhos pelas receitas e ainda nao parei de salivar!
Parabéns!

Regina disse...

Isso eu já testei, se é receita da Lica, é gostosura na certa!

Akemi disse...

Eliana, para todas nós é uma honra você abrir sua cozinha e nos mostrar todos os seus quitutes! Muito obrigada não só por esta, mas por TODAS as suas receitas maravilhosas! Neste nhoque só está faltando aquelas lascas de queijo ralado! rsss

Pipas, obrigada e volte sempre! Já fui lá conhecer seu cantinho também! Parabéns!

Regina, é isso aí, amiga! Receita da Lica podemos fazer e esperar os elogios! Só coisa boa!

Silvia Arruda disse...

Akemi, seus nhoques ficaram lindos!! Qdo vi a receita no blog da Eliana, já fiquei morremdo de vontade de fazer. Agora que vi os seus... nhammmmm... estou com mais vontade ainda!! Vou esperar minhas férias chegarem e vou colocar literalmente a mão na massa!!
Bjos

Cris disse...

Que delícia, as receitas da Lica são demais!!!

ana disse...

Uia, olha que coincidência: fiz o nhoque da Eliana no fim de semana também!!! E ficou divino! Aqui em casa já é a receia oficial!!! A Eli é hors-concours, né? Todas as receitas dela são deliciosas!

Seu nhoque ficou lindão, Akemi!!

beijo,

Lua Limaverde disse...

Akemi, desculpa o parênteses, mas você se importaria de enviar seu e-mail pra mim? Se você puder, é claro.
lunalestrie @ gmail.com

Patricia Scarpin disse...

Que delícia, amiga!!

Está indo já pra lista do Carnaval, o João vai adorar!

Anônimo disse...

OI..acabei de descovrir o seu blog e achei maravilhoso...
voce tem receitas de bolos com baixa caloria e pouquinho acucar?
brigada,
Catia

Ana disse...

Vou fazer esse nhoque tambem! Eu ja tinha visto no blog da Eliana e da Karen, agora com sua recomendacao preciso testar logo! O mais engracado eh q estava comentando com meu marido em fazer nhoque no fim de semana q eu tava com vontade, acho q ja sei o q fazer proximo domingo! hummm!!
Esta lindo seu prato, de dar agua na boca!
Ana

Akemi disse...

Silvia, esta receita vale ouro! Faça, sim, depois nos fale o que achou!

Cris e Ana, a Lica é uma cozinheira danada! Só sai comida gostosa daquela cozinha!

Patricia, pelo visto o baile vai ser na sua cozinha! rsss

Catia, comida light é o que menos tem aqui! rsss
Vou ver se posto alguma receita do jeito que vc quer!

Ana, esse almoço de domingo promete, hein!

Anônimo disse...

faz anos que nao faço nhoque, a primeira vez que fiz na deu certo, agora olhando esta receita esta me dando vontade de tentar !!! bjs

Honda L.N disse...

Muito bom o seu nhoque. Mas esse negócio de espalhar farinha faz uma sujeira danada, ainda mais nessa minuscula cozinha que temos no JP.
SOLUÇÃO - Coloque toda a massa ou parte em um saco plastico faça um furo no tamanho desejado e vá espremendo e cortando diretamente na panela com agua quente. Serviço rápido e limpo.

Anônimo disse...

Akemi, receita super prática e facil de fazer...derretem na boca, com gostinho de quero mais! Nada mais gratificante ver o maridao comer tudo e pedir bis...essa satisfação tem sido proporcionado pelas maravilhosas receitas do seu blog. Agradeço de coração. Obrigada! O pão de tomate, o sucesso foi tanto que meu marido já encomendou mais para os proximos dias, rss. Falar verdade, houve uma falha tecnica, deixei demasiado no forno e ficou com casca meio dura...mas mesmo assim fez sucesso! rs. Na proxima capricho.
bjs.

Anônimo disse...

Fiz o nhoque hoje, ficou uma delícia, meu marido amou!!!!!!!!!!!
Parabéns!!

Anônimo disse...

nossa, amei esse blog...obrigada por nos ensinar a fazer coisas tão "deliciosas", não sou muito boa na cozinha, vou tentar fazer coisinhas gostosinhas daqui, tá?
Mil bjoks!
Adri

Fernanda Gomide disse...

Oi!Estava procurando uma receita boa e encontrei a sua.Fiz hoje e ficou tão bom!Super leve.Obrigada por passar receitas gostosas.
Bjos.
Fernanda.

Gustavo Bandeira disse...

Oi, eu fiz uma receita de nhoque aqui (Não com as mesmas medidas da que você apresentou) e ficou com um gosto muito forte de farinha de trigo, estou usando farinha Boa Sorte com fermento. Onde estou errando?

Unknown disse...

vou fazer esse nhoque para o jantar, tenho certeza que e muito bom so tenho uma duvida,posso passar a massa em uma nhoquera, porque na receita pede para enrrolar tipo cobrinha.

elianedepoli disse...

oi meu nome é eliane e adoro culinaria vou fazer o seu nhoque hoje pro almoço espero que fique tao bonito quanto o seu

Rodolfo Teixeira disse...

Akemi,

Parabéns a você e a Eliana...

... ontem fiz a receita de nhoque, NUNCA em minha vida eu tinha cozinhado um nhoque...

... ficou maravilhoso....

Parabéns e obrigado por compartilhar esta maravilha...

Akemi disse...

Rodolfo, fico feliz com o resultado! As receitas da Eliana são sempre ótimas! Muito obrigada pelo depoimento! Abraços!

Chocolate com pimenta disse...

Nossa, que imagem belíssima do prato. Gostaira de tirar uma dúvida. Com a quantidade de batatas, qual o rendimento da receita em porções por exemplo?
Um abraço.

Akemi disse...

Chocolate com pimenta, a receita rende bem, umas 4 ou 6 porções dependendo da fome e se tiver outros acompanhamentos. Abraços.

Elizabeth disse...

Eliana, será que posso congelar? e a partir de que ponto? Costumo congelar aos sábados e vou consumindo durante a semana. Obrigadinha.

Akemi disse...

Elizabeth, nunca congelei estes nhoques mas pelo que sei pode-se congelar depois de cozidos, sem molho. A Lica é quem primeiro postou a receita no blog dela mas eu sou a Akemi! rsss
Bjsss e boa sorte!

Anônimo disse...

Boa tarde!
Gostei muito da receita e vou tentar fazer...
Gostaria de saber +/- qntas batatas da 600 grs.

Akemi disse...

Acho que umas 5 ou 6 batatas médias!

wagner disse...

sou chefe de cozinha a 4 anos, e sempre uso essa mesma receita, que aprendi com minha avó, mais com uma diferença, eu depois de cozinhar os nhoques eu dou um choke termico, jogando em um balde com agua com gelo, assim os nhoques ficam mais macios. ta ai a dica

Fernanda disse...

Adorei a sua receita! O meu filho tem alergia ao leite de vaca, então substitui a manteiga por creme Becel e fixouuiro bom também, já fiz três vezes a receita e toda semana minha família pede pra fazer novamente. Obrigado por dividir suas receitas aqui.

Akemi disse...

Oi Fernanda! Muito obrigada por deixar seu comentário! Essa massa é realmente maravihosa, desde que aprendi só uso ela desde então, não tem erro nunca! Bjss e continue a prestigiar o blog! Já se inscreveu para o sorteio da Mococa???

Anônimo disse...

Ola meu nome é Glaucia ,nossa vc esta mais que de parabéns uma verdadeira cozinha aberta na net o seu blog sera meu refugio e com creditos seus bjs e sucesso sempre

paula disse...

hum!!! vou fazer depois conto como ficou e o marido e filha acharam bjos. ana paula

Akemi disse...

Ana Paula, por favor, volte sim para contar o resultado! Bjss e bom apetite para todos!

Anônimo disse...

Nossa menina!!Que delicia ficou, melhor masa de nhoque que provei.Parabens!!!

Book Culinário disse...

Olá vim fazer uma visitinha ao seu blog e adorei...ele é uma delícia, espero que vc faça uma visitinha ao blog também!!BJSS!!!

JULIANA FREITAS FISIOTERAPIA disse...

Vou fazer esta receita hojeeeeeeeeeeeee!!!!!!!
Parece ser ótima!!!!!!!!!!!!!!!

DANIELE NASCIMENTO disse...

ACABEI DE FAZER ESTA RECEITA A MASSA FICA SUPER LEVE E O SABOR É DIVINO
E COM CERTEZA SEGUE OS ELOGIOS

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails