domingo, setembro 10, 2006

Pão integral



Depois de tantos elogios a este pão, não tive dúvidas de que era uma receita que eu precisava testar sem falta. A Karen do Kafka na Praia fez, a Ana do Kitchen Space também. Agora eu também entro na rodinha para confirmar que é uma DE-LÍ-CIAAAA! A massa é super fofinha e enquanto está assando, seu cheiro de grãos integrais invade toda a cozinha. Cheirinho de comida saudável! E o melhor de tudo, muito saborosa! Ótimo para o café da manhã! Sanduíches deste pão feito em forma de loaf devem ficar igualmente gostosos, com certeza. Receita aprovadíssima!


Pão integral

* copo medida de 200ml

3 xícaras de água morna
1 xícara de óleo
3 ovos
1 colher (sopa) de sal
1 xícara de açúcar mascavo
1 xícara de farelo de trigo (usei centeio)
1 xícara de gérmen de trigo
2 xícaras de farinha de trigo integral (fino)
2 xícaras de aveia em flocos ou farinha de aveia
2 colheres (chá) de fermento para pão seco
cerca de 1 kg de farinha de trigo comum

Misture o óleo, os ovos, o sal e o açúcar mascavo. Mexa e coloque o farelo de trigo, o gérmen de trigo e a água morna. Misture e acrescente o fermento, o trigo integral e a aveia. Misture novamente e vá colocando farinha de trigo até ficar uma massa dura, difícil de misturar com a colher. Despeje a massa numa superfície polvilhada com farinha, limpe bem a vasilha utilizada com uma espátula de pão e sove bem, por cerca de 10 minutos, sempre polvilhando mais farinha até que fique uma massa homogênea. Coloque a massa na vasilha levemente untada com óleo e cubra com filme plástico. Leve para crescer por aproximadamente 1 ou 2 horas ou até que dobre de volume. Divida a massa em três partes. Enrole o pão e coloque em assadeiras de bolo inglês untada com óleo. Cubra com filme novamente e deixe crescer por mais 1 ou 2 horas, até que a massa quase alcance a borda da forma, quase tocando o filme. Leve para assar em forno médio pré-aquecido por cerca de 40 min.

Observação: fiz meia receita e rendeu 14 pãezinhos de 100g cada um (mais ou menos o tamanho de um pão de hamburguer). O tempo de forno foi menor, cerca de 30 minutos, mas fique de olho pois fica dourado e você quase não percebe porque a massa crua já é escurinha.

41 comentários:

marcia disse...

akemi, adorei o seu blog!!foi minha primeira visita... adoro comer e fazer bolos... suas receitas me deram agua na boca... nem sei por onde comecar... o melhor de tudo sao as fotos e os comentarios ajudam bastante... parabens!!! vou vir sempre!!!!

Ana disse...

Eh uma delicia mesmo ne Akemi!
Eu amei esses paezinhos, e realmente, o cheiro que fica enquanto eles estao assando eh o melhor, demais de bom!
Ana

Akemi disse...

Marcia, seja bem-vinda! Fico feliz em saber que gostou do meu blog. Espero novas visitas suas e comentários das receitas que você testar! Beijos!

Ana, este pãozinho é realmente uma delícia! Adorava os pães da Wickbold e esta receita lembra bem. Ótimo achado de nossa amiga Karen!

renata disse...

Depois vou correr lá na Ana para ver a foto dela também. Esses pães me conquistaram a valer.E essa cesta com forro em tecido piquet, hein Amiga ? Você sempre surpreendendo a gente.

Patricia Scarpin disse...

Akemi, querida, eu já queria provar este pão, faz tempo que estou querendo uma receita confiável de pão integral. Já tinha me rendido a esta receita por causa da Karen, vc agora só reforçou a minha vontade de fazê-la. Estão lindos!!

Janete disse...

Q pães lindos! Vc definitivamente me convenceu, vou ver se ainda faço essa semana. Abraço.

márcia disse...

vou voltar sim... sabe... adoro fazer pão, mas eu acho que coloco muita farinha... eles ficam duros depois de frios... quentinho é uma delicia, mas depois... o que sera que faço de errado: muita farinha ou tenho que descansar mais??? obrigada

Akemi disse...

Márcia, talvez vc esteja mesmo colocando muita farinha na massa. É difícil explicar só assim, escrevendo, mas procure colocar um tanto suficiente para trabalhar a massa. Enquanto vc vai sovando, a água vai evaporando e a massa vai dando ponto sem necessidade de colocar mais farinha. Espero ter ajudado, mas qualquer dúvida, venha me perguntar, por favor! Sucesso na receita!

Eliana Scaramal disse...

Só de olhar a foto dá pra sentir a fofura dos pães, que parecem deliciosos e lindos também. Me animei.rs

Akemi disse...

Eliana, você estava meio sumida, amiga! Que bom que vieste visitar! Pois é, este pães me surpreenderam. Leva tantos grãos que normalmente deixaria a massa pesada. No entanto, o resultado é esta fofura. Estou comendo todas as manhãs. Embrulho no papel alumínio e deixo esquentando no forninho. Parecem que acabaram de assar! Recomendo, amiga! ;)

Eliana Scaramal disse...

Clarice eu andei sumida mesmo, não estive muito bem esses dias, mas estou voltando aos poucos a ativa. Ai que delícia um paozinho quentinho pela manha.rs

Karen disse...

Que bom que gostou! Este pão é tão bom, tinha feito outra fornada antes de viajar.

Eliane disse...

Oi Akemi,parabéns pelo blog,ja havia visitado seu blog algumas vezes,em busca de inspiração rsrs
Hoje vim aqui para ver a foto desse pão integral que ta famoso la no fórum do cyber cook.Nunca fiz pão integral nem aqui no Japão nem no Brasil mas agora fiquei com vontade,adoro pães de tds os tipos rsrs
Queria saber como se fala centeio em nihongo.Eu ja encontrei a farinha de trigo integral e açucar mascavo tbem ,mas agora quero fazer essa receita que leva centeio.
Se puder me ajudar desde já agradeço....um abraço e um bom domingo.

Akemi disse...

Eliane, o centeio se chama "rye mugi" (lê-se raimugui, ライ麦, ライむぎ). Espero que goste dos pãezinhos, ficam ótimos! Volte sempre ao PG!

Eliane disse...

Akemi eu de novo,será que já estou abusando??Depois que perguntei sobre o centeio fiz uma pesquisa na net e descobri como se fala centeio em ingles e nihongo.Mas não havia prestado muita atenção aos ingredientes e vi que vai germem de trigo,esse eu não encontrei como se fala,será que vc pode me ajudar outra vez???
Obrigada de novo...

Akemi disse...

Eliane, o gérmen de trigo se chama haiga (胚芽), parece o trigo para quibe. Qualquer dúvida, volte a perguntar!
Vc é a amiga da Jacke?

Eliane disse...

Akemi não consegui esperar e ja fiz o pão(gulosa neh?), acabei de tirar do forno e ja provei um pedaço,ficou lindo,muito macio e muito gostoso.Vou procurar o germem de trigo para acrescentar da próxima vez que eu fizer.
Ah ,vi a foto do seu bolo chiffon e ele fica bem alto,acho que no meu forno não assaria direito,faz tempo que eu quero fazer esse bolo mas fico com receio que não dê certo.Você tem fogão do Brasil?
Eu tenho uma amiga chamada Jacke ,mas ela nunca esteve aqui no Nihon.
Um abraço...

Akemi disse...

Eliane, não pude deixar de rir! rss
É assim mesmo, quando a vontade é maior a gente não espera mesmo! Mas as receitas são bem flexíveis amiga, não precisa usar todos os ingredientes. Você também pode substituir por outras farinhas integrais, só respeitando a quantidade total de ingredientes secos. Um abraço e apareça sempre no PG!

Anônimo disse...

Akemi, gostaria de saber de posso substituir a farinha de trigo comum pela integral, ou seja, usar apenas integral.

Akemi disse...

Anônimo, pelo que eu aprendi num curso de pães, a farinha integral tem pouco gluten e talvez fique um pouco mais pesado. Na embalagem de farinha integral que compro também vem escrito esta advertência para sempre usar meio a meio com farinha branca. Espero ter ajudado.

mar disse...

ola!!Q ideia maravilhosa a sua!!Eu gostaria de saber se tem e como se diz em japones farinha integral,farinha de centeio,farinha de linha no japao.
Desde ja agraceco p atencao

Anônimo disse...

Meu nome é Cecilia , gostaria de saber como é chamado o arroz integral em nihongo.
E como devo preparar, afinal não sei se é como do brasil.
obrigado

Akemi disse...

Cecília, aqui o arroz integral é chamado genmai (lê-se guên mai) mas o mais comum que se encontra nos mercados se chama hatsugagenmai (発芽玄米). O grão desde arroz é levemente germinado mantendo as mesmas propriedades do arroz integral mas mais fácil de cozinhar e ser mastigado. Na panela elétrica daqui tem como programar para cozinhar o arroz integral, lembrando que depois de lavar o arroz é bom deixar de molho na água por pelo menos 1 hora antes de cozinhar. Espero ter ajudado!

Marluce disse...

Olá já tentei várias receitas de pão integral e não consegui acertar. Para fazer a sua gostaria de confirmar apenas o fermento é só isso mesmo? Uma colher de chá?
Mesmo se for o fermento biológico "granulado"??
Eu gosto muito de pão integral mas já tentei várias receitas e não dá certo espero acertar com a sua.
Abraço;

Akemi disse...

Marluce, sao 2 colheres de cha' de fermento seco, aqui no Japao ele eh bem fininho mas como a Karen fez com fermento do Brasil acho que deve ser o granulado que vc se refere. Espero que seja bem sucedida na receita, ela vale a pena ser feita pois eh muito boa!

magrela disse...

Acabei de copiar esta receita. Depois de tantos comentários maravilhosos é impossível não querer experimantar. Obrigada por dividir estas delicias.
Rosângela.

Anônimo disse...

Óla Akemi, gostaria muito de fazer sua receita, pis eu estava procurando aqui no japao pao integral mas não achei sei que pão integral se chama mugi pan, mas não achei em nenhum lugar aqui achei um que se chama komugi pan, não sei se é a mesma coisa então já que não acho o pao estava pensando em fazer sua receita que parece ser uma delicia, mas entro em um problema não sei como se fala trigo integral :(
se voce puder me ajudar eu agreço.
abraços obrigada
ass: tatiane

Akemi disse...

Tatiane, mugi significa trigo e komugi eh a farinha de trigo. Ja a farinha de trigo integral no Japao se chama zenryufun 全粒粉. Tem em todos os grandes supermercados junto com a farinha de trigo comum ou em lojas de produtos naturais. Espero ter ajudado!
Abracos e uma boa fornada de paes!

Anônimo disse...

Akemi.
muito obrigada amanha vou no jusco ve se acho a farinha...
ai assim que achar eu vou fazer a receita... muito obrigada pela informação assim que eu fizer posto aqui para falar como que ficou... obrigada
ass: tatiane

nae disse...

olá akemi! fiquei com muita vontade de fazer estes pãezinhos depois de ver a foto e os seus comentários, mas procurei nos comentarios anteriores e não achei como se fala aveia em nihongo, será q pode me ajudar?
desde já agradeço e parabéns pelo blog!

Glaci disse...

Olá.
Experimentei ontem essa receita e ficou simplesmente maravilhosa!
Obrigada .
Acrescentei 1/2 xicara de gergelim e 1/2 xícara de linhaça escura,

Glaci Frick

Eliane disse...

Olá Akemi!

Que site maravilhoso! Gostaria de saber como faço para transformar essa receita em pão australiano, é possível? Grande abraço.

Yumiko disse...

Akemi, Gostaria de saber se pode colocar pelo menos um pouco de farinha integral. Será que ficaria bom?

Akemi disse...

Yumiko, não entendi sua pergunta. Na receita vai 2 xícaras de farinha de trigo integral.

Anônimo disse...

Oi akemi,vc podia postar fotos das farinhas p facilitar um pouco mais???rs...vou tentar fazer essa maravilha essa smana.depois volto plfalar.bjs

Akemi disse...

Anônimo, não sei onde vc está mas se for do Japão, no meu outro blog tem fotos de alguns produtos japoneses, inclusive das farinhas (no final da página):

http://nacozinhadadekassegui.blogspot.com.br/2006_11_01_archive.html#116270254784278110

Anônimo disse...

Sou de nagano,nao consegui abrir o outro blogspot,mas valeu...eu acho q devo ter comprado certo sim...menina to amando esse blog.nunk gostei de acompanhar ninguem,mas esse faco questao...amo paes...obrigada!!!as criancas vao amar rs

Anônimo disse...

Sou de nagano,nao consegui abrir o outro blogspot,mas valeu...eu acho q devo ter comprado certo sim...menina to amando esse blog.nunk gostei de acompanhar ninguem,mas esse faco questao...amo paes...obrigada!!!as criancas vao amar rs

Anônimo disse...

Oi akemi.falei q voltaria p dizer como saiu o pao...m.a.r.a.v.i.l.h.a!!!!Amei!!!!mto fofinho...obrigada!!,experimentarei outros ta.bjs

Tininha disse...

Olá, querida! Estou louca para experimentar a receita mas tenho uma duvida: para eu fazer meia receita,bquantos ovos devo utilizar? 2 ou 1?

Akemi disse...

Tininha, se vc colocar 1 ovo, talvez precise adicionar um pouco mais de água. Se colocar 2 ovos, diminua a água. Boa fornada e depois me conte como ficaram seus pães! Bjss

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails