quinta-feira, junho 15, 2006

Salada oriental de acelga



Se você acha salada de acelga sem graça e insossa, esta é a Salada que vai fazer você mudar de opinião! Ela é simplesmente DE-LI-CI-O-SA!!! Depois que aprendi a fazer, viciei! Quem me passou a dica? Oras, Lucinha! Além de amigas, colegas de trabalho, somos apaixonadas por cozinha e quando estamos a trabalhar perto uma da outra, é fatal trocarmos dicas, receitas, etc etc...que nossos chefes não leiam este post! kkkkk
Recomendo e tenho certeza de que vai ficar viciada nessa salada como eu! Ah, se você estiver aqui no Japão, aproveite agora para experimentar esta salada, pois os legumes estão super tenros e saborosos!

Obs: hoje fui comentar com a Lucinha que publiquei a salada aqui no blog e ela fez uma recapitulada nos ingredientes e...surpresa, descobri que estava faltando uma coisinha: alho! Abaixo já está a receita ajustada. Com certeza, o alho deve deixar a salada bem mais temperada e saborosa! Da próxima vez também vou inclui-lo!

Salada oriental de acelga

1/4 acelga pequena
1/2 cenoura
1 pimentão verde
1/2 cebola
sal e pimenta do reino branca à gosto
suco de um limão
4 colheres (sopa) de óleo de canola ou outro de boa qualidade
1 dente de alho
1 colher (sopa) de gergelim branco

Lave as folhas de acelga, seque bem e corte em tirinhas de mais ou menos 1/2 cm. Rale a cenoura no ralo grosso. Corte a cebola e o pimentão em fatias finas. Coloque tudo numa tigela grande e dê uma misturada nos legumes. Tempere com sal e pimenta e esprema o limão.
Corte o dente de alho ao meio, no sentido do comprimento, e tire a raiz central (é essa raiz que dá azia). Pique bem miudinho.
Numa pequena frigideira, coloque o óleo e o alho e leve ao fogo baixo para refogar. Quando estiver querendo amorenar, junte o gergelim. Deixe fritar um pouco (cuidado para não deixar queimar, pois o gergelim não faz aquele barulho típico de fritura, um descuido e ele queima, por isso não desgrude os olhos e vá mexendo a frigideira em movimentos circulares). Em seguida, despeje esse óleo quente sobre a salada e misture muito bem. Está pronta a melhor salada de acelga para o dia-a-dia ou para levar às churrascadas de final de semana!

18 comentários:

Valentina disse...

Clarice, adoro acelga. minha mae sempre preparava umas saladas tao boas. gostei muito da tua salada e com certeza vou preparar.

Ana disse...

Humm, parece boa mesmo! Vou copiar e fazer quando voltar do Brasil!
Ana

Karen disse...

Vou preparar! É tão difícil comer acelga aqui em casa!

Akemi disse...

Amigas, façam, sim! Esta salada é muito gostosa!

lia disse...

adorei a receita e gostaria de mais receitas, vi na pagina de culinária oriental/ mostrar todas as postagens/ uma foto de um pudim e achei ele lindo, já procurei a receita e nada, será que tem ou é só a foto? bjs lia

lia disse...

obrigada pela receita já peguei no outro comentario que fiz . Valeu mesmo!!!!

lia disse...

akemi sabe adora a quela salada que chama tsukemono também de acelga e cenoura eu já tentei fazer aqui mais não deu certo sabia será que você poderia me contar o segredo dessa maravilha oriental?

Akemi disse...

Lia, diga-me o que saiu errado para poder lhe ajudar! Bjs

lia disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
lia disse...

eu fiz assim coloquei acelga,cenoura, pepino e sal prensei durante uma semana na geladeira, depois tirei e coloquei aquela pimenta vermelha que não sei o nome,não ficou crocante e nem saborosa como a dos restaurantes japoneses. é assim?

Anônimo disse...

preparei e ficou realmente muito gostosa.
Agora vou preparar amulda e asulda... rs
Obrigado.
Valeu.
Abreijos bons.
Jocimar

Anônimo disse...

Oi Akemi, conheci seu blog faz pouco tempo,e quero dizer que amei tudo, as receitas e principalmente o jeito como escreve, contanto um pouco de vc, do trabalho aqui no Nihon, que nós sabemos que nao é fácil, mas, vc conseguiu falar de um maneira simples e carinhosa. Parabéns.
A salada de acelga é muito gostosa, fiz hj, o próximo será o nikuman, só falta eu comprar a panela, que nao acho em lugar nenhum..rsrs..
Desculpe escrever tanto. bjs..
Sueli.

luciana disse...

Tinha uma acelga na geladeira e encontrei seua receita. Confesso que não levei fé, mas depois de pronta ficou ótima. Eu não tinha gergelim e troquei o pimentão verde pelo vermelha, mas continuou gostosa. Parabéns, agora vou procurar outras receitas do seu blog.
Luciana

Raimundinha- Ceará disse...

Adorei colega a salada de acelga, geralmente faço assim e fica gostosa, corto-a em tirinha pico pimentão, tomate e cebola, espremo 3 dentes de alho,coloca duas colheres de azeite extra virgem e dou aquela mexida, se quizer coloque frutas, uma só claro. sugestão: abacaxi, pessego, manga. ha!!!!!!!!!!!!, nem cachorro come, porque não sobra. beijos a todas que gostam da cozinha, porque simplismente adoro! Raimundinha Fortaleza - Ceará

Anônimo disse...

boa tarde
gostaria de fzer esta receita mas não sei o que é "guerguelim"

Akemi disse...

Anônimo, gergelim é uma sementinha bem saborosa e aromática. Tem da branca e da preta e pode ser encontrada em supermercados ou lojas de produtos naturais. Se não quiser pode omitir da receita.

Cintia disse...

Olá! Fiz a salada e ficou deliciosa! Parabéns pela receita!!!

Akemi disse...

Oi, Cintia! Obrigada por retornar e comentar sua opinião sobre esta salada! Há muito tempo não faço esta salada e seu post me deu vontade de fazer novamente! :) Abraços!!!1

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails