quarta-feira, junho 28, 2006

Bolo de banana e Nutella



Esta é uma adaptação de uma receita de muffins que encontrei no Delicious Days. Já tinha feito uma vez e não deu certo, primeiro porque errei na quantidade de Nutella (pus de menos, pura distração mesmo) e segundo porque a massa fica muito líquida, deixou o muffin parecendo um pudim. Para quem gosta de massas assim, siga a receita original. Abaixo coloco a receita como eu fiz aqui em casa. Preparando dessa forma, consegui um bolo super macio e perfumado.O segredo é usar sempre bananas madurinhas e não misturar demais depois de acrescentar farinha à massa. Experimentei colocar leite de coco em pó, mas para ser sincera não senti seu sabor no bolo. Este ítem deixo como opcional, mesmo porque não é em qualquer mercado que você o encontra. De qualquer forma, a combinação de chocolate e bananas é uma das mais felizes!

Bolo de bananas e Nutella

2 ovos levemente batidos
100g de manteiga sem sal em temperatura ambiente
100g de açúcar
2 bananas grandes e bem maduras
100g de Nutella
100ml de leite
1 colher (chá) de bicarbonato de sódio
250g de farinha de trigo
2 colheres (chá) de fermento em pó
2 colheres (sopa) bem cheias de leite de coco em pó

cobertura:
120g de chocolate ao leite
120g de creme de leite fresco
1 colher (sopa) de rum

Pré-aqueça o forno à 180oC. Peneire a farinha de trigo com o fermento e o leite de coco em pó. Dilua o bicarbonato no leite. Bata o açúcar com a manteiga amolecida até ficar um creme esbranquiçado. Junte a Nutella e as bananas amassadas. Misture bem. Junte os ovos em duas ou três vezes, mexendo bem a cada adição. Despeje a farinha de trigo alternando com um pouco de leite. Vá misturando e adicionando mais leite até obter uma massa que caia da colher em pelotas pesadas (sobrou cerca de 40ml de leite para mim). Despeje a massa em forma untada e enfarinhada (usei duas formas de papel de 18cm). Leve para assar por cerca de 30 a 35 minutos. Faça o teste do palito. Tire do forno e deixe esfriando na grelha. Depois de frio, despeje a cobertura. Essa cobertura fica cremosa mesmo depois de fria, mas se quiser um pouco mais durinha, deixe algumas horinhas na geladeira.

Cobertura: coloque todos os ingredientes numa panelinha e leve ao fogo médio. Deixe o chocolate derreter e misture bem. Aplique sobre o bolo.


7 comentários:

Anônimo disse...

Nutella....hummm...nham,nham...
Fiz o bolo de milho e foi um sucesso,fiz o de laranja e adorei,chego aki hoje e mais dois bolinhos...ai ,ai ...a dieta...jokas da katty.

Karen disse...

Nutella, ainda não tive coragem de comprar um potinho... Sou tão covarde! É que sei como sou fraca! Mas o bolo é tentador, banana, chocolate, avelãs (da Nutela).

Akemi disse...

Katty, que bom que está gostando dos bolos! Esses dois tbm são ótimos, experimente que não vai se arrepender! Agora a dieta...hummm, deixa para segunda-feira! rs Bjos

Karen, Nutella é uma tentação mesmo! Impossível não lamber a colher depois de medir a quantidade a ser usada na receita! rsrs

Anônimo disse...

Zapear pelos teus bolos só é ruim porque não se pode provar deles de imediato. No mais, está tudo perfeito.

Anônimo disse...

>b>Esse bolo deve ser ótimo msm meu filho ta aki pedindo para eu fazer.....só de ver da água na boca,realmente parece ser bom vou fazer!

Akemi disse...

Mariza, me diga como ficou depois!

Anônimo disse...

Ola Akemi!

Acompanho o seu blog ha uma semana (gostaria de ter descoberto antes!), e esta receita me chamou a atencao. Fiquei com uma duvida, a receita rendeu dois bolos? (Porque vc disse ter usado duas formas de 18cm).O meu forno eh eletrico e pequeno, e sempre que asso algum bolo, ele fica queimado nas laterais e fundo.Vc que sempre esta fazendo bolos, tem algum conselho para esta iniciante?

Adoro o seu blog, eh lindo e encantador. Estou ha quase 2 anos aqui no Japao , em Aichi-ken e me sinto super bem em ler os seus comentarios.

Muito obrigada!!!!

Rose

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails