domingo, janeiro 08, 2006

CINNAMON ROLLS



Já havia testado várias receitas de cinnamon rolls mas esta ganhou disparado. Achei essa receita num livro que comprei faz pouco tempo sobre pães populares ao estilo de Nova York. Já aconteceu de vc comprar um CD só por causa de uma ou duas músicas? Pois é, eu comprei esse livro somente por causa desses cinnamon rolls e de outro pão caramelado de pecan...rs Mas só com o resultado desse pão, já me animei a fazer os outros pães desse livro. Adorei a massa, super macia e fofa. A forma de enrolar deixa o rolinho bem alto e a disposição do recheio também fica diferente desse jeito. Somente a cobertura achei a quantidade pouca e se colocar mais cream cheese deve ficar mais saborosa. Coma os cinnamon rolls quentinhos acompanhado de café ou chá!

CINNAMON ROLLS

Massa:
200g de farinha de trigo para pães
16g de açúcar
3g de sal
30g de margarina
90g de leite
32g de ovo
4g de fermento seco para pão
20g de água morna

Recheio:
25g de açúcar mascavo
4g de canela em pó
uma pitada de noz moscada
margarina amolecida para espalhar na massa (cerca de 1 colher de sopa)

Deixe misturado o açúcar com a canela e a noz moscada.

Cobertura:
35g de margarina
15g de cream cheese
20g de açúcar
algumas gotas de essência de baunilha

Misture tudo e deixe reservado.

Coloque a farinha numa tigela, junte o açúcar, o sal, a margarina e o ovo batido com o leite. Dissolva o fermento na água morna e coloque na tigela também. Misture com colher de pau até absorver toda a farinha. Jogue a massa na mesa e vá sovando e batendo a massa na mesa até ficar uma massa lisa e homogênea. No começo não estranhe se ficar tudo grudado na mesa e nas mãos. Não coloque mais farinha do que o pedido. Conforme vai sovando, a água vai se evaporando e a massa começa a desgrudar das mãos.
Faça uma bola com a massa e feche bem as pontas formando um umbiguinho. Coloque a massa com o umbigo para baixo na tigela novamente. Cubra com filme plástico e deixe fermentar em lugar abafado por cerca de uma hora ou até que dobre de volume.
Depois de fermentada, coloque a massa na mesa enfarinhada e amasse gentilmente formando uma tira comprida. Use o rolo de massa para esticar até o tamanho de 9x40cm. Espalhe margarina amolecida na superfície da massa, deixando 5cm sem untar no final da massa. Espalhe o recheio em cima da margarina.



Enrole a massa gentilmente, sem puxar ou forçar a massa. No final, aperte a massa. Corte o rocambole ao meio e coloque os rolinhos com a parte que cortou para cima numa forma untada com margarina (21x11cm). Deixe os rolinhos bem no canto da forma e com a parte que fechou voltada para a parede da forma. Cubra com filme plástico e deixe fermentar até dobrar de volume novamente.



Pincele a superfície com ovo batido e leve para assar em forno pré-aquecido a 180oC por 20 minutos ou até ficar dourado. Desenforme e enquanto está quente espalhe a cobertura. Bom apetite!



24 comentários:

Karen disse...

Apesar da vontade, nunca comi cinnamon rolls, tem até uma cadeia de lojas que vende só isso em um shopping de sp. Só em pensar no aroma da canela..ai, ai... Quantos rolls a receita rende?

Karen disse...

Oops! Acho que agora eu achei, são dois mesmo? Grandes?

Akemi disse...

Oi Karen, dá dois pães razoavelmente grandes, um cubo de 10 cm mais ou menos...o problema é que acho que não tem essa farinha especial para pães aí no Brasil, não sei se o resultado vai ser o mesmo usando a farinha comum. Quando estive no Brasil há 2 anos atrás, toda vez que íamos ao shopping, comíamos esses cinnamon rolls e pretzels...rs

Valentina disse...

oi querida, os teus ficaram lindos mas nao dei sorte.parabens por teres sucedido.bjs

Anônimo disse...

Wahou!!!!
Magnifico !

Estou Frances do Portugal (de minho avô)e naõ saves se tu fale frances....
Desculpa minhas futuros commentares dentro meu portugues...
Isabelle

Akemi disse...

Zaza, infelizmente não entendo francês mas adorei sua visita! Apareça sempre que puder! Bjs!

Anônimo disse...

Eu adoro cinnamon, mas será que com a farinha de trigo comum dá certo. Não achei nenhuma especifica para pães. Pena que a rede que vendia aqui no Brasil fechou...

Anônimo disse...

Olá akemi esse cinnamon ficou show,também moro no japao,mas não consigo fazer pães aqui por causa do fermento,qual fermento você usa?ficarei grata pela informação,parabéns pelas receitas!sandra..

Akemi disse...

Anônimo do dia 21 de dezembro, a Patricia do Technicolor Kitchen fez esta receita com farinha de trigo comum e deu certo. Dê uma visitada no blog dela, está linkado aí na lateral direita.
Mas o pessoal do Brasil tem comentado que saiu uma farinha de trigo para pães da marca Renata e Fleishmann com resultados muito bons, tente encontrar no seu mercado!
Qualquer coisa, volte a perguntar!

Sandra, seja bem vinda ao blog! Eu tenho um outro blog, a Cozinha da Dekassegui que está linkado na barra lateral da direita. Vou ver se posto uma foto do fermento para pão que costumo usar ainda esta semana. Já adianto que é da marca Camélia, fica perto do fermento em pó para bolos, das farinhas de trigo nas prateleiras do mercado. É uma caixinha laranja com foto de pães, vem embalagem de 50g e de sticks de 5g cada.
Espero ter ajudado, mas fique de olho no outro blog!
Beijos e volte sempre! ;-)

Anônimo disse...

Oi...a receita deve ficar uma delícia... mas quanto é que vai d ovos???32g? isso é 1 2 ou 3 ovos?

Akemi disse...

Anônimo, 32g de ovo equivaleria a 1/2 ovo grande. Quebre ele, bata ligeiramente e meça. O restante vc pode utilizar para pincelar o pão! bjs

Anônimo disse...

Olá Akemi, tudo bem? Estava procurando receitas de cinamons e vi a sua, a minha pergunta é: o fermento que usa é o de fazer pão mesmo? Aquele que vem enbaladinho parecendo polenghinho?
Sou apaixonada por cinamons, se você tiver outras receitas como a de chocolate e a de nozes por favor passe para mim. Meu e-mail é: clarynhapaes@hotmail.com, ficarei muiiiiiiito agradecida.
Comia muito desses pães numa loja chamada Cinnabom, que tinha no Shopping Ibirapuera aqui no Brasil em São Paulo, mas a mesma fechou, e os donos tem previsão de abrir outras só em maio de 2008. E até lá vou me virando em casa mesmo né.
Agradeço desde já.
Beijos
Ana Clara

UE na UA disse...

que saudades!!!... cá em Portugal não há cinnamon rolls.
Vou já experimentar!

Akemi disse...

Daniela, 32g de ovo seria 1/2 ovo grande mas uma balança digital ajuda bastante em receitas que usam essas quantidades "estranhas"! rss
Ou senão dobre a receita e use um ovo inteiro!
Boa sorte e obrigada pela visita! Bjs

Unknown disse...

Akemi, amei achar essa receita.

Me tira só uma dúvida... os líquidos medidos em gramas???...como posso ter certeza de que a medida vai estar correta?

Akemi disse...

Raquel, eu usei uma balanca digital para pesar tudo, liquidos e solidos. Porem, dependendo da farinha de trigo que usar, pode ser que tenha que adicionar ou diminuir o leite da massa. Hoje em dia se encontra esta balanca em muitos mercados e, apesar de ser um pouco cara, vale o investimento! Espero ter ajudado! Abracos e que saiam lindos e deliciosos cinnamon rolls do seu forno! ;-))

Unknown disse...

Akemi, adorei conhecer seu blog e fiquei encantada com a receita. EU ADORO CINNAMONS, me faz lembrar do embarque para o Brasil lá em Miami, tem uma loja que é demais....uma delícia, quero muito postar essa receita no meu blog posso levar pra lá com os seus devidos créditos?
Aguardo sua resposta.

Nesssa disse...

Descobri que fica fácil fazer esta receita colocando 1/3 de xícara de purê de batata e utilizando mistura para pães Dona Benta
http://www.donabenta.com.br/pt-br/produtos_detalhe.asp?idCategoria=7

Leili disse...

Oi Akemi. Fiz essa receita e coloquei no meu blog. Me apaixonei. O resultado ficou maravilhoso. Beijos e obrigada por compartilhar.

luciana disse...

Cresci vendo minha tia fazendo um delicioso pãozinho enrolado tipo rocambole e recheado com uma mistura de manteiga, açúcar e canela . Depois de assados ainda levava uma deliciosa cobertura , que no caso era uma especie de leite condensado que consistia em deixar ferver uma mistura de leite e açúcar ate reduzir e engrossar . Anos mais tarde é que descobri, em um programa destes de culinária na TV que os pãezinhos que minha tia fazia era o famoso cinnamon rolls , bem para mim sempre sera o pão da tia penha com um maravilhoso cheiro de infancia.

maria luiza jove neto disse...

OI aKEMI, minha cunhada sempre fazia esse pão doce, mas nunca me deu a receita, outro dia vi nocanal Bem Simples, mas, hoje, achei a sua. Vou fazer, parece ser
muito boa, bjs,
maria luiza

Anônimo disse...

Oi, adorei a sua receita, Mas poderia dizer o nome do livro, onde vc encontrou a receita. A muito tempo estou querendo um livro com receitas assim e com gostinho de New York .
Afinal saudade Tbm se mata assim.
Bj
Christy

Akemi disse...

Oi, Christy! O livro se chama New York Style Breads e é em japonês mas procurando na Amazon japonesa não encontrei mais a versão que eu tenho.

Rafa disse...

Na margem Sul existe uma casa que se chama CinnaRoll ( American Taste )

https://www.facebook.com/CinnaRollPortugal

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails