domingo, novembro 13, 2005

BOLO CHIFFON DE LARANJA



Esse bolo fica muuuuuuuuito fofinho, pegando a base você pode jogar com outros sabores...pode ser chocolate, frutas, geléias, etc... Ótimo para um chá da tarde acompanhado de chantilly bem molinho ou no café da manhã, pois é bem levinho!

BASE DO BOLO CHIFFON

50g. açúcar
4 gemas
80ml de água
80ml de óleo de boa qualidade
120g. farinha de trigo
1 colherinha de fermento em pó

Bater o açúcar com as gemas até esbranquiçar. Junte o óleo e bata mais um pouco. Adicione a água em duas vezes, misturando com um batedor de claras sem fazer muita força para não criar bolhas. Peneire a farinha e o fermento sobre as gemas batidas e misture levemente com o batedor de claras. Deixe essa massa reservada.

70g. açúcar
5 claras

Bata as claras com o açúcar até ficar um merengue bem firme. Coloque 1/3 do merengue na massa e misture com o batedor. Quando sumir o merengue, junte o restante do merengue e misture até sumir na massa. Despeje em forma própria de bolo chiffon e leve para assar em forno brando por cerca de uma hora. Faça o teste do palito e logo que tirar do forno deixe de ponta cabeça para não murchar o bolo. Desvire somente depois de morno e desenforme.

Para variar, use no lugar da água, sucos diversos ou misture com geléia ou frutas naturais como banana ou limão.

19 comentários:

Valentina disse...

Este bolo está lindo.Vou copiar.

Karen disse...

Gosto tanto do bolos feitos nessas formas do Japao! Ficam enormes!

Anônimo disse...

Um afago palatal,simplesmente. Será que encontro esse tipo de forma por aqui ?

Akemi disse...

Renata, enquanto estava no Brasil não encontrei nenhuma forma parecida...essa forma para bolo chiffon tem buraco no meio mas o fundo é removível. É a mesma forma usada para fazer angel food cake, veja aqui. Quem sabe você já não viu alguma parecida. Mas como disse pode ser feito também em formas de papel, o importante é que não deve ser untada e deve ser posto de ponta cabeça depois de sair do forno, pois senão o bolo murcha. Se fizeres, espero que goste! Bjos!

Anônimo disse...

Uma sugestão: a minha receita é bem mais fácil de fazer e o resultado é o mesmo:
bata os ingredientes líquidos no liquidificador e transfira para uma tigela grande.
junte a farinha de trigo bem aerado (peneirado várias vezes), com movimentos de corte.
junte as claras em neve batidas beeem firme, tb em movimento de corte. Minha receita não vai fermento mas fica super fofo!
red_pansy@hotmail.com

Akemi disse...

Anônimo, obrigada pela sugestão! Vou experimentar da próxima vez!

Mari disse...

Akemi! Tudo bem? Sou nova por aqui!Babei quando vi esse Chiffon lindo maravilhoso! Eu amo, adoro! E como posso tirar duvidas com voce, se vc me permite!Quero saber se mesmo com a farinha comum aqui do Japao fica essa coisa maravilhosa? E forno, pode ser esses que todas compram, as quadradas? Ou seria melhor no Forno micro? Ea temperatura e com 180 mesmo? Ai, desculpa tanta pergunta, e muita empolgacao? rsrsrs

Anônimo disse...

Oi Akemi!!!
Eu fiz o bolo, mas ele murchou!!!!
Não sei o que deu errado.....assim que ele cresceu e tudo eu deliguei o forno e imediatamente tirei ele do forno. Coloquei ele virado mais mesmo assim ele murchou o que deu errado

Ana kubota disse...

Ola Akemi!!
Aprendi a fazer esse bolo porem estou com uma dificuldade na hora de desenformar ou seja qdo eu passo a faquinha .....o bolo sai machucado , rompendo o formato bonito dele....sera que vc pode me orientar onde estou errando?

Ana

Akemi disse...

Ana Kubota, no japao existe uma faquinha propria para desenformar bolo chiffon.
De uma olhada aqui:http://www.cuoca.com/item/40310.html

Mas vc pode usar qualquer faquinha sem ponta e comprida! Abracos

Blog do Kubas disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Ana Kubota disse...

Entao Akemi, eu comprei essa faquinha ai no japao, mesmo assim qdo eu passo a faquinha , acabo machucando o bolo.....sera´que eu estou desenformando muito frio o bolo......sera que tem que desenformar ele ainda morno?
Uma outra coisa que gostasria de saber se vc tem alguma receita de cobertura p elsse bolo...pq estao me pedindo ele c cobertura.....mas ele é muito fofo e murcha.
Um grandwe abraço e obrigada.

Akemi disse...

Ana, ele deve ser desenformado frio mesmo. Vc precisa passar a espatula bem rente a forma. A cobertura vc pode usar chantilly, ganache ou calda de chocolate ou calda feita com acucar de confeiteiro com agua, leite ou suco de frutas (de acordo com o sabor do bolo). Qqr coisa volte a perguntar! Esse bolo eh tudo de bom ne? Eh um dos meus favoritos!!! Bjs

Anônimo disse...

Ola, Akemi, meu nome é Aline, gostaria de saber para quantas pessoas essa sua receita de chiffon cake é?

Akemi disse...

Aline, vai depender do apetite das pessoas, do que será servido junto... mas sozinho acredite que dê para umas 6 a 8 pessoas.

Anônimo disse...

Akemi queria saber qual outra forma que posso usar pois nao tenho esta e queria saber como faco para nao ficar com cheiro de ovo bjusss Debbie

Akemi disse...

Debbie, vc pode usar uma forma de buraco central forrada com papel manteiga apenas no fundo. Dependendo do tamanho da forma vc tem que colocar menos massa (2/3 da capacidade) pq cresce bem. Boa sorte e boas fornadas! :)

.:☆ Neide..:☆ disse...

sim, mas nao vi na receita a laranja, e ai?

Akemi disse...

Neide, a receita passada é a BASE do bolo chiffon, no final da receita está escrito que a água pode ser substituída por suco. Caso queira de laranja, troque a água por suco de laranja e acrescente as raspas da casca da laranja para ficar mais saboroso. Boas fornadas!

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails